É possível criar um mini-Delphi feito em Delphi?
Boa dia, gostaria de por a seguinte questão:
Pretendo criar um form, onde possa colocar botões, grids, etc, com os respectivos eventos. Até aqui nada de novo, é tranquilo.
No entanto, preciso que os botões (por exemplo) tenham uma fronteira cinzenta à volta e os quadradinhos pretos (tudo igual ao Delphi) para que os possa mover e redimensionar dentro do form.
Resumindo: pretendo manipular um form em runtime da mesma forma que o faço em designtime. Alguém conhece a solução?
Grato pela atenção
bacalhau
Pretendo criar um form, onde possa colocar botões, grids, etc, com os respectivos eventos. Até aqui nada de novo, é tranquilo.
No entanto, preciso que os botões (por exemplo) tenham uma fronteira cinzenta à volta e os quadradinhos pretos (tudo igual ao Delphi) para que os possa mover e redimensionar dentro do form.
Resumindo: pretendo manipular um form em runtime da mesma forma que o faço em designtime. Alguém conhece a solução?
Grato pela atenção
bacalhau
Bacalhau
Curtidas 0
Respostas
Marco Salles
26/04/2009
Não sei se entendi direito , pois a pergunta Original foi:
Sem mais delongas Bacalhau , Artigo Da Revista 85 Do Clube Delphi
Oraculo escrito por Guinther ... Nota DEZ
Sem mais delongas Bacalhau , Artigo Da Revista 85 Do Clube Delphi
GOSTEI 0
Bacalhau
26/04/2009
É possível que não tenha explicado bem a questão. Eu preciso de um programa que tenha um form e no qual eu possa colocar botões, grids, caixas de texto, etc, exactamente da mesma forma que faço do Delphi.
Nesse programa irá existir uma palete com os objectos que eu precisar (botões,grids, etc) bem como um separador para manipular as propriedades e métodos disparados por eventos. Repito: igual ao Delphi.
O problema é que não consigo simular o caso de clicar um botão, por exemplo.
No Delphi, quando clico em qualquer objecto, ele fica com uma fronteira à volta e posso arrastá-lo e redimensioná-lo. É isto que não consigo fazer no meu programa. Alguma sugestão?
Nesse programa irá existir uma palete com os objectos que eu precisar (botões,grids, etc) bem como um separador para manipular as propriedades e métodos disparados por eventos. Repito: igual ao Delphi.
O problema é que não consigo simular o caso de clicar um botão, por exemplo.
No Delphi, quando clico em qualquer objecto, ele fica com uma fronteira à volta e posso arrastá-lo e redimensioná-lo. É isto que não consigo fazer no meu programa. Alguma sugestão?
GOSTEI 0
Marco Salles
26/04/2009
É possível que não tenha explicado bem a questão. Eu preciso de um
Ainda tem um Objecto Inspector de lambuja
programa que tenha um form e no qual eu possa colocar botões, grids, caixas de texto, etc, exactamente da mesma forma que faço do Delphi.
Artigo Da Revista 85 Do Clube Delphi
Ainda tem um Objecto Inspector de lambuja
GOSTEI 0
Marco Salles
26/04/2009
Na secção de download da revista acho que vc consegue baixar os arquivos
https://www.devmedia.com.br/resumo/download.asp?site=3&idcanal=36
Edição 85.. Nota DEZ
se não conseguir entre em contato que lhe envio o .pas e o dpr
https://www.devmedia.com.br/resumo/download.asp?site=3&idcanal=36
Edição 85.. Nota DEZ
se não conseguir entre em contato que lhe envio o .pas e o dpr
GOSTEI 0
Bacalhau
26/04/2009
Muito obrigado. De facto, estava dificuldade em encontrar a revista. Vou pesquisar.
Abraço dos Açores
Abraço dos Açores
GOSTEI 0
Barcelos
26/04/2009
Bacalhau,
Existe um projeto (abandonado infelizmente :( )nesses moldes que você quer.
Foi feito em Delphi 3/4, mas estudando os fontes você pode ter boas idéias a respeito da manipulação de componentes em runtime.
O projeto era uma cópia muito boa do delphi na época, usando inclusive o próprio compilador do delphi para gerar os programas.
Dá uma olhada:
Projeto Handel:
http://downloads.delphi32.com/2206/4292/handel.zip
Existe um projeto (abandonado infelizmente :( )nesses moldes que você quer.
Foi feito em Delphi 3/4, mas estudando os fontes você pode ter boas idéias a respeito da manipulação de componentes em runtime.
O projeto era uma cópia muito boa do delphi na época, usando inclusive o próprio compilador do delphi para gerar os programas.
Dá uma olhada:
Projeto Handel:
http://downloads.delphi32.com/2206/4292/handel.zip
GOSTEI 0
Bacalhau
26/04/2009
EX-CE-LEN-TE!!!!
Barcelos, muito obrigado pela dica, era mesmo isto que procurava. Se de alguma forma puder ser útil, fica à vontade
Cumprimentos
bacalhau
Barcelos, muito obrigado pela dica, era mesmo isto que procurava. Se de alguma forma puder ser útil, fica à vontade
Cumprimentos
bacalhau
GOSTEI 0
Woinch
26/04/2009
Segue um material bem interessante: http://delphi.about.com/b/2009/04/03/how-to-move-and-resize-controls-at-run-time.htm
GOSTEI 0