Eclipse vs Netbeans - 2014

Java

19/05/2014

qual a preferencia de vc´s e por que? qual dos dois é realmente o melhor, atualizações e funcionalidades?
Janaina Mendes

Janaina Mendes

Curtidas 0

Melhor post

Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

19/05/2014

eu gosto dos dois, e os dois são os melhores, estão sempre evoluindo, isso é certeza. mas o eclipse é mais utilizado.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

O Netbeans passou pela sua "era" obscura e agora está muito bom de se utilizar ( A versão 8 é show ), seu editor e bem limpo e agradável mas ainda prefiro o eclipse por sua boa estrutura principalmente quando o assunto é obter e instalar Plugins e Bibliotecas externas, pois configuração e o " carma " de todo programador java rsrsrsrsr. O Eclipse é excelente para o desenvolvimento Web, agora quando assunto é desktop onde o programador não vê a necessidade de programar JPanels, JBottons, Jtextfield e Js e mais Js na unha, o Netbeans é matador.
GOSTEI 1
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

Marcos, tambem tenho essa visão do Eclipse, é muito utilizado mesmo.
Alex, gostei da sua opinião sobre o Netbeans, eu acho ele bem legal, gosto do visual da IDE, tambem gosto do Eclipse, mas em alguns momentos parece ser meio rustico.
GOSTEI 1
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/05/2014

os dois são bons e atendem a maioria das necessidades, acho até injusto dizer qual o melhor, isso vai de gosto mesmo ou a empresa pode trabalhar apenas com uma, que nesse caso seria uma obrigação.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/05/2014

estou me metendo como leigo em java, apenas com conhecimento basicão mesmo, as duas ferramentas são otimas, as vezes aparecia uns probleminhas no eclipse, hehehe
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Estranhei um poco quando resolvi testa-los no ubuntu, o visual dos duas IDE´s é um pouco estranho mas a performance é bem melhor do que no Windows, alias o todo o ambiente linux é excelente para desenvolvimento. Estou dando uma olhada básica em Python e PHP, um pouco de dificuldades para configurar para as duas tecnologias mas o ubuntu é show quando se fala em performance para desenvolvimento.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/05/2014

o Ubuntu é bem legal mesmo.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

19/05/2014

Alex, o ambiente é melhor por quais motivos?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Segurança e estabilidade segundo pessoas que já utilizam, estou experimentado algumas distribuições para tirar à prova, no momento em que respondo este tópico estou testando a distribuição Fedora 20 e cara, não tem comparação em performance com o Windows. Tempo de execução de um aplicativo, resposta pelo navegador web, testei o Fedora escutando musicas do CD, navengado pelo web assistindo youtube e atualizando pacotes da distribuição ( baixando ) ao mesmo tempo e o monitor do sistema indica que estou usando 48% do processador e 38% da memória. Alguma coisa é melhor no windows como mencionei, as dua IDEś tem uma imagem melhor no windows mas adorei o Fedora com Gnome3, muito rápido e agradável.

Exemplo: Fedora com ambiente XFCE ( Parecido com Mac OSX)
[img:descricao=Fedora 20 com Ambiente XFCE ( Parecido com Mac OS)]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/305610-20140520-211922.jpg[/img]
Exemplo: Fedora 20 com Gnome3
[img:descricao=Fedora com Gnome3]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/305610-20140520-212629.jpg[/img]
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

19/05/2014

a distribuição desse Fedora é free? considera ele melhor que o Ubuntu?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/05/2014

ja me falaram diversas vezes sobre o fedora, mas não o conheço. aonde posso baixar?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

É ele free sim mas considerar ele melhor que oUbuntu é uma questão de gosto, eu por exemplo tenho problemas para instalar o Ubuntu na minha máquina por conta da interface Unity que é um pouco pesada, meu sitema se adptou melhor ao Fedora. O Ubuntu é mais amigavel para iniciantes em Linux ( Como eu ) pois possui a uma organização como a Canonical que mantem atualizações e outras séries de facilidades para a distribuição, por isso a pupularidade do Ubuntu.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

ja me falaram diversas vezes sobre o fedora, mas não o conheço. aonde posso baixar?

Nesse link, não ha necessidade de instala-lo, baixe a iso, grave e rode pelo DVD sem instala-lo.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/05/2014

Nesse link, não ha necessidade de instala-lo, baixe a iso, grave e rode pelo DVD sem instala-lo.

vou ver se baixo esse final de semana e testar no virtualbox, ja que não tive bons resultados com o Ubuntu.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

19/05/2014

É ele free sim mas considerar ele melhor que oUbuntu é uma questão de gosto, eu por exemplo tenho problemas para instalar o Ubuntu na minha máquina por conta da interface Unity que é um pouco pesada, meu sitema se adptou melhor ao Fedora. O Ubuntu é mais amigavel para iniciantes em Linux ( Como eu ) pois possui a uma organização como a Canonical que mantem atualizações e outras séries de facilidades para a distribuição, por isso a pupularidade do Ubuntu.

eu tambem irei fazer o mesmo que o Roniere, testar em uma maquina virtual, no ponto de ser mais leve, é melhor então?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Eu acho o virtualbox pesado, prefiro testar um live dvd que assim não será precisa instalar nada. Estou baixando o Debian mas esse cara é para usuários avançados de linux,ele pode ser usado como servidor .
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

19/05/2014

este live dvd só funciona com dvd fisico, não tem como ser por imagem?

ele não interfere em nada no meu s.o do hd? da para instalar algo???
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/05/2014

eu nunca testei dessa forma, mas acho que não influencia em nada seu s.o, sobre os arquivos(instalação) ele deve criar alguma pasta.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Não vai interferir nada em seu O.S, baixe uma distribuição( Fedora, Ubuntu, Linux Mint ), grave em um DVD com imgburn por exemplo e é só inciar o pc com o DVD e selecionar experimentar sem instalar.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

eu nunca testei dessa forma, mas acho que não influencia em nada seu s.o, sobre os arquivos(instalação) ele deve criar alguma pasta.

Dando boot pelo dvd ele efetua a mesma operação do virtuabox por exemplo, nada é instalado na máquina é so para experimentar mesmo. Li um artigo no site da comunidade ubuntu que pode ser efetuado boot pelo pendrive também.

Bem... mas fugimos do assunto Eclipse x Netbeans.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

19/05/2014

mas por uma boa causa.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

19/05/2014

Não vai interferir nada em seu O.S, baixe uma distribuição( Fedora, Ubuntu, Linux Mint ), grave em um DVD com imgburn por exemplo e é só inciar o pc com o DVD e selecionar experimentar sem instalar.

mas da para instalar algo nele?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Não testei, apenas fiz teste de performance e para conhecer a distribuição. Até agora testei e instalei o Ubuntu 14.4 ( com a Interface Unity ), Linux Mint ( com a interface Cinnamom), Fedora ( Com Gnome3) e Debian ( Com Gnome3). Pesquisei sobre o Debian e resultado foi que, a comunidade o via como o mais trabalhoso, eu o instalei e não achei, parece que ele é indicado para quem é avançado em Linux.
O legal é que na instalação, foi questionado quando a sua utilização pois eu poderia transforma-lo em um servidor de dados, email, web, desenvolvimento e outras opções, fantástico... um windows server de graça e sem contar que ele é lindo , já vem instalado com alguns bons programas como conversor de imagen, iso, office, descompactadoresde arquivos e até um navegador de nome "Iceweasel" da Mozilla ( rsrsrsrsr) com todos os plugins de audio e vídeo instaldos ( pra que baixar flashplayer ) muito bom e rápido. Gente acho que é paixao declarada, estou migrando para o mundo Linux.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

19/05/2014

vou ver se consigo testar, mas esse linux está dominando mesmo, aqui está dominando em algumas areas.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/05/2014

Voltando ao questionamento anterior, se vc´s tivessem uma equipe de desenvolvimento, qual IDE utilizariam?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Eu escolheria o Eclipse mas não por que ele é melhor, vai depender do trabalho a exercer. Se por exemplo a equipe tivesse que entregar um projeto desktop a um cliente em curto prazo, muitas equipes optariam pelo Netbeans.
A popularidade do eclipse se dá pelo fato de ser mas leve e customizável, inicialmente foi criado pela IBM em 2001 para mas em 2004 foi criada a Eclipse Foundation que o mantem até hoje, o fato dele não pertencer à " nave mãe " agrada os simpatizantes de Open Source.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/05/2014

vou ser simples no que acho, se for web, eclipse. desktop netbeans.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

pela minha pouca experiencia, ficarei com o Netbeans, por ser mais completo.
GOSTEI 0
Alexandre Tofolê

Alexandre Tofolê

19/05/2014

Estranhei um poco quando resolvi testa-los no ubuntu, o visual dos duas IDE´s é um pouco estranho mas a performance é bem melhor do que no Windows, alias o todo o ambiente linux é excelente para desenvolvimento. Estou dando uma olhada básica em Python e PHP, um pouco de dificuldades para configurar para as duas tecnologias mas o ubuntu é show quando se fala em performance para desenvolvimento.

Alex entrei nesse forum por uma pesquisa no Google que fiz "NetBeans ou Eclipse", mas fiquei muto satisfeito com as postagens do pessoal. Fui ultilizador do Ubuntu por um bom tempo mas recentemete resolvi testar o OpenSuSE 13.2, posso lhe garantir que para desenvolvedores ficou um "SO" muito estável e fácil de configurar. Não estou dizendo que um melhor que outro mas gostei do desempenho do "SO" com ambas IDE's.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

Alexandre, qual IDE usa?
GOSTEI 0
Alexandre Tofolê

Alexandre Tofolê

19/05/2014

Olha Janaina como disse ao Alex tenho as Duas IDE's instalada, porem minha preferência está para o NetBeans.....
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

Olha Janaina como disse ao Alex tenho as Duas IDE's instalada, porem minha preferência está para o NetBeans.....

Para ambiente Linux acha melhor o Netbeans?
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

A grande diferença entre as duas IDEs é que o Netbeans é instalado, roda como um serviço consumindo memória e recursos do OS, por isso o que o Windows que possui uma arquitetura diferente do linux, sofre mais para para executa-lo. Em contra partida o Eclipse não é instalado no sistema, não consome recursos quando esta off, foi desenvolvimento utilizando as próprias tecnologias do Java ( seu executável é um arquivo.jar ) e por isso ele é mais leve.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Ja havia experimentado o SuSe também Alexandre, eu o vi pela primeira vez em um documentário e achei interessante. Outra distro que me amarrei foi Debian, aprendi muito sobre o mundo linux pois não ha moleza com ele.
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

Eclipse melhor em ambos os sistemas operacionais. Muitissimo obrigada Alex.
GOSTEI 0
Darleison

Darleison

19/05/2014

Que tecnologia você menciona?
Python , ecplise , php, netbeans ?

Caso seja python eu recomendo dar uma olhada no Ipython
pra instalar basta um `$ sudo apt-get install ipython` muito interativo e rápido pra iniciar com python pois acredito que o Idle ficou obsoleto.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

19/05/2014

Alexandre dá uma pesquisada sobre a distro freeBSD e o Slackware, mas por enquanto minha distro favorita é o Debian. Mas voltando a falar de IDE, NetBeans e Eclipse estão em uma boa briga, bom para nós pois a qualidade das duas ide´s e muito boa.

O Eclipse é muito produtivo sendo bem utilizado e sua loja de Plugins e ferramentas é muito vasta, graças a comunidade que muito atuante claro. O Netbeans é bem direto ao ponto, quer utilizar JSF ?. Já esta lá, Hibernate ?. Já esta lá, programar em PHP? , configurações sem dor de cabeça.
GOSTEI 0
Thiago Cunha

Thiago Cunha

19/05/2014

Falar sobre gosto pessoal é ate meio complicado. Mas minha história com o netbeans vem da faculdade. Meu professor é super fun da ferramenta por ser bem estável e produtiva.

Mas minha busca não vem só da faculdade. Busca ampliar esses horizontes e descobrir o que há de melhor nas ferramentas explorando um pouco do eclipse tbm.

Eu pessoalmente achei bem mais produtivo trabalhar com o eclipse. Fazer códigos e trabalhar com padrões nele parece mágico.

Agora acho que isso pode iniciar até um novo debate é quando começo a falar sobre interface do usuário.
Eu trabalhei 12 anos como designer e diretor de arte e estou no mundo da programação por amar matemática e suas tecnologias integradas no uso dentro da programação, então por estar um pouco saturado tbm do mercado criativo e suas prostituicoes decorrentes no dia a dia, optei por fazer engenharia da computação e alinhar minha experiencia de longos anos a minha nova carreira profissioanl.

O que eu senti muita falta é de uma interface agradável. As duas ferramentas pecam ao meu ver. Seria bem legal se as duas investissem um pouco no desenvolvimento de uma interface melhor e mais agradável.

Duas interface que gostei um pouco foi a da jetbrain e visualstudio. Mas ainda não acho o bastante no que a comunidade java pode alcançar para desenvolver um novo conceito visual.
GOSTEI 0
Edson Venancio

Edson Venancio

19/05/2014

Eu uso as duas IDE.
Porem minha preferencia é o eclipse , pois o netbeans vem muito carregado de plugin , sem conta que o netbeans voce tem que instala ele , e tipo se der algum problema tem que desinstala e instala-lo novamente..

Com o eclipse não, se der algum problema basta aponta pra outra work-space e ele volta novinho rs.

E outra vantagem do eclipse e que vc compila a classe atual em que esta, sem precisa fechar ..

Eu como sou aquele cara um pouco curioso conheço as duas IDE's.
GOSTEI 1
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

Tem essas vantagens que devem ser consideradas, por isso o Eclipse é o mais utilizado.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

19/05/2014

Eclipse realmente é o melhor, mas é pessoal a escolha.
GOSTEI 0
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

19/05/2014

Isso tambem depende da empresa.
GOSTEI 0
Edson Venancio

Edson Venancio

19/05/2014

E bom fuçar a fundo as ferramentas o gosto do netbeans e que com ele tem um programa que vem com o jdk que da pra medir gargalo de memoria, outra vantagem tambem e o javaDB ja vem instalado pra quem quer brinca com banco nao precisa baixa ferramentas..

E no eclipse tambem da pra fazer isso porem precisa de plug-in, o eclipse vem mais limpo por isso uso mais ele , mas as duas ferranentas sao uteis, por exemplo outra vantagem nas duas IDE e vc cria seu próprio template, tipo uma conexão com banco , ao invex de toda vez digita código voce faz uma classe deixa como template, tipo o System.out.println , vc digita syso ele completa, vc pode fazer isso com seus códigos tambem..
GOSTEI 0
Janaina Mendes

Janaina Mendes

19/05/2014

ao invex de toda vez digita código voce faz uma classe deixa como template, tipo o System.out.println , vc digita syso ele completa, vc pode fazer isso com seus códigos tambem..

Não sabia disso, sabia apenas do sysout.
GOSTEI 0
POSTAR