Efetuar calculo no dbedit.text

Delphi

03/08/2006

Boa Tarde Galera

Possui um 3 dbedit no meu form 1º é quantidade o 2º Valor unitario e o terceiro total, gostaria de um exemplo de como efetuar o calculo do campo Quantidade vezes o valor unitario e o resultado seja o valor do campo total

Misael

Misael

Curtidas 0

Respostas

Marco Salles

Marco Salles

03/08/2006

vária maneiras....

Usando um campo calculado , ou mesmo no manipulador de evento OnChange dos tfields voce pode fazer...

procedure TForm1.ClientDataSet1ChangeGeral(Sender: TField);
var
q:integer;
v:currency;
begin
 if tryStrToInt(ClientDataSet1quant.AsString,q) then
  begin
    if TryStrToCurr(clientDataset1Unitario.asstring,v) then
       clientDataset1Total.AsCurrency:=v*q
    else
       clientDataset1Total.AsString:=´´;
  end
else[b]Aqui uso o ClientDataset ,voce deve substituir pelo seu DataSet

Uso os Fileds Campo , Unitario e Total.. Voce deve substituir pelo seus
Tfilds...
Coloque tb DbEdit relacionado com o Total com ReadOnly Em True[/b]
  clientDataset1Total.AsString:=´´;
end;

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

03/08/2006

esqueci de mencionar que o evento ClientDataSet1ChangeGeral(Sender: TField) é o mesmo para os dois Fields < Campos : quant , unitario >

GOSTEI 0
Misael

Misael

03/08/2006

é a seguinte, estou utilizando Tabela Paradox com TTable e Data source
Na minha tabela tenho 3 campos: Quantidade, valor unitário e valor total eu preciso que o sistema faça o seguinte processo:
pegue o valor do campo DBEDITQuantidade vezes o campo DBEDITvalor unitario na opção onEXIT dê o resultado no DBEDITValor Total.

Teria como me passar esse exemplo usando o Paradox sem usar o clientdataset.. agradeço desde já

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

03/08/2006

Teria como me passar esse exemplo usando o Paradox sem usar o clientdataset.. agradeço desde já

é a mesma coisa , a unica diferença é usar ao inves do clientDataset voceira usar o seu DataSet ( Table ou Query)

[b:b760f285d4]Aonde se lê ClienTDataSet1 Troque por Table1 por exemplo[/b:b760f285d4]

pegue o valor do campo DBEDITQuantidade vezes o campo DBEDITvalor unitario na opção onEXIT dê o resultado no DBEDITValor Total.

Talvez voce possa ao Invez de usar o OnChange dos Tfields , colocar o codigo no OnExit doDbEdits.. Desde que esses dois dbedits , tenham o mesmo manipulador de eventos... Isto é [b:b760f285d4]onDbedit1exit = onDbEdit2Exit[/b:b760f285d4]

Troqe ai , e qualquer coisa duvida post.

GOSTEI 0
POSTAR