Entrevistas absurdas para desenvolvedor junior
Estou em precosse de entrevistas para desenvolvedor .net junior. Escrevo aqui para saber se é normal com vocês cobrarem tantos requisitos para uma vaga de nível junior.
Em muitos dos processos que já participei, encarei os conteúdos abaixo:
-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Conhecimentos na linguagem c#
-Conhecimentos na linguagem ASP.NET, quase sempre com base em Framework Webforms
-Modelagem de dados
-SQL (Consulta, manipulação e definição de dados)
-JavaScript
-HTML e CSS
-RUP, SCRUM ou XP, dependendo da metodologia utilizada pela empresa;
Na maioria dos testes que fiz, caiu quase tudo isso acima. Em dois dos testes que realizei, foram cobrados todos os conteúdos listados.
Minha pergunta é: Por que tanta exigência para um desenvolvedor nível junior? Quem estiver bons conhecimentos em tudo isso acima é, no mínimo, nível Pleno ou Senior, se já tiver capacidade de coordenar equipe.
Compartilhem aqui suas experiências.
Abraços!
Glauco
Glauco Albuquerque
Respostas
Glauco Albuquerque
23/11/2012
Claudia Nogueira
23/11/2012
Roniere Almeida
23/11/2012
essa é a verdade
Marcio Araujo
23/11/2012
Robson Alves
23/11/2012
Estou em precosse de entrevistas para desenvolvedor .net junior. Escrevo aqui para saber se é normal com vocês cobrarem tantos requisitos para uma vaga de nível junior.
-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Conhecimentos na linguagem ASP.NET, quase sempre com base em Framework Webforms
-Modelagem de dados
-JavaScript
-HTML e CSS
Na maioria dos testes que fiz, caiu quase tudo isso acima. Em dois dos testes que realizei, foram cobrados todos os conteúdos listados.
Minha pergunta é: Por que tanta exigência para um desenvolvedor nível junior? Quem estiver bons conhecimentos em tudo isso acima é, no mínimo, nível Pleno ou Senior, se já tiver capacidade de coordenar equipe.
Abraços!
Glauco
Amigo, vou ser sincero, achei simples...
vale ressaltar que a utilização das três metodologias, foi um pouco forçado, uma empresa que trabalha assim me passa uma certa bagunça... ou adotamos um tipo de metodologia ou viramos a varzea..
agora em relação as linguagens entenda o seguinte:
Quando uma empresa contrata o Jr, ela espera que ele tenha noção dos assuntos e não que ele domine, então não fique preso ao medo por isso, ela sabe que você tem conhecimento limitado até então..
Busque aperfeiçoar seu raciocínio lógico, isso vai te garantir melhor destaque na prova prática.
Obs: Quando fui ESTAGIAR, a grade exigências para o cargo era maior que a sua... sendo que ia programa em .NET e eles pediam VB6, ASP ... e eu passei na entrevista.. fui bem sincero com o entrevistador e tudo deu certo.
Glauco Albuquerque
23/11/2012
Robson, concordo contigo. No entanto, em partes.
Procuro ser completamente sincero com o entrevistador.
Concordo que um profissional nível junior não tenha que saber tudo. No entanto, com excesso de assuntos há perda de foco. E isso não é nada interessante para avaliar se um profissional realmente tem o que a empresa precisa.
Sinceramente, as empresas estão tratando desenvolvedor como técnico de help desk que, na entrevista faz teste sobre 'n' assuntos. Sendo que a empresa precisa que ele simplesmente tenha capacidade seguir scripts e/ou realizar análise e resolução de incidentes.
Glauco
Deivison Melo
23/11/2012
Bom vejo muito disso...
Claudia Nogueira
23/11/2012
Tem aqui na empresa um Doutor, que tem um currículo impecável, e passa em qualquer prova que exista sobre desenvolvimento e etc, porém na equipe ele só atrapalha.
Já eu que nunca fiz curso nenhum, comecei sozinha, e só fiz faculdade de Sistemas de Informação pra ter nível superior, pois não me acrescentou em nada em conhecimento, sou responsável pelo principal projeto da empresa há 8 anos.
Não digo que estudar não é importante, muito pelo contrário, o que estou falando é que não adianta estudar, estudar e estudar e não ser um bom profissional.
Sorte que nunca precisei fazer dessas provas, pois sempre fui chamada pra trabalhar, pois eu não passaria.
Robson Alves
23/11/2012
Entendo que assuntos diversos complicam. Mas hoje uma aplicação Web ela é mult-linguagens. Isso no decorrer do Web 2.0, tudo cresceu, para desenvolver com ASP.Net você é obrigado a conhecer JavaScript (o qual recomendo aprender Jquery) e saber CSS e entender as novidades do HTML 5, conhecer bem o framework para usar melhor o C#. Se for CRUD, conhecer um banco de Dados.
Com a interligação de sistema, você tem que saber escrever um código limpo e escalonável para isso você tem que ser bom na "Teoria" O.O (e lógica de programação) então tudo isso acaba no seu Dia-a-dia.
Entendo que empresas que utilizam diversas linguagens não correlacionadas entre-si, essas sim são bagunçadas e sem foco.
Nícolas Braz
23/11/2012
-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Modelagem de dados
-JavaScript
-HTML e CSS
Abraços!
Glauco
Qual era o salário? Qual é a cidade e estado?
Eduardo Pessoa
23/11/2012
Roniere Almeida
23/11/2012
Anderson Lopes
23/11/2012
Robson, concordo contigo. No entanto, em partes.
Procuro ser completamente sincero com o entrevistador.
Concordo que um profissional nível junior não tenha que saber tudo. No entanto, com excesso de assuntos há perda de foco. E isso não é nada interessante para avaliar se um profissional realmente tem o que a empresa precisa.
Sinceramente, as empresas estão tratando desenvolvedor como técnico de help desk que, na entrevista faz teste sobre 'n' assuntos. Sendo que a empresa precisa que ele simplesmente tenha capacidade seguir scripts e/ou realizar análise e resolução de incidentes.
Glauco
Boa tarde amigo Glauco!
concordo com oque você disse.
Muitas empresas fazem isto mesmo.
Pedem muitos assuntos na hora da prova ou nos requisitos para contratação, mas só utiliza uma coisa ou outra na pratica do dia dia.
É OSSO.
Thiago Jesus
23/11/2012
Já vi muita gente com um currículo cheio de Graduações e cursos, mas nenhuma paixão nas palavras, quando o assunto é informática.
Estudar é importante, mas se você não for apaixonado pela área, vai ser só mais um recém saído da faculdade que sabe fazer "Hello World".
Roniere Almeida
23/11/2012
Já vi muita gente com um currículo cheio de Graduações e cursos, mas nenhuma paixão nas palavras, quando o assunto é informática.
Estudar é importante, mas se você não for apaixonado pela área, vai ser só mais um recém saído da faculdade que sabe fazer "Hello World".
é isso mesmo!!!
mas a realidade é bem diferente...
Joel Rodrigues
23/11/2012
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
Isso é o BÁSICO, qualquer um que queira pensar em atuar profissionalmente, precisará. Até para um estagiário/trainee que não assuma grandes projetos.
-JavaScript
-HTML e CSS
Se você pretente trabalhar com ASP.NET e consequentemente desenvolvimento web, ora, isso é necessário, ainda que em nível básico.
*Apenas corrigindo que ASP.NET não é uma linguagem.
SQL é algo primordial, se você quer usar um BD (convenhamos que raramente não é necessário), vai precisar do mínimo de SQL (DML e DDL pelo menos).
Com relação à Modelagem, isso vai se aprendendo na prática, mas para qualquer situação é preciso ter o mínimo de ideia de como fazer. Afinal, não adianta saber executar comandos CREATE/ALTER sem saber o que exatamente deve-se criar.
Esse é o único ponto que eu acredito muitos iniciantes tem o direito de não estarem "por dentro". Essas metodologias, na teoria são muito bonitas, interessantes, mas é preciso aplicar, usar no dia-a-dia. Então, acredito que nesse ponto as empresas precisam ser mais flexíveis, esperando do candidato aprender com a prática.
No mais, achei muito interessante esse tópico. Temos realmente que discutir os processos de avaliação, exigências e tudo mais que diz respeito às nossas profissões.
Um abraço a todos.
Rodrigo Odasaki
23/11/2012
Eu não espero que ele seja Senior em todos os itens, mas para um desenvolvedor é esperado pelo menos os fundamentos e conceitos.
-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Modelagem de dados
-JavaScript
-HTML e CSS
Alex Lekao
23/11/2012
concordo na vdd com todo mundo, pq todas os pontos de vista apresentado tem um fundo de razão.
acho que um dos pontos fundamentais da confusão toda eh que provavelmente a empresa que precisa de um profissional a nível de "gol" pede para o cara do RH um cara que esteja perto do Jetta para se garantir com relação a entregarem para ele um "gol" ai o cara do RH para tentar se garantir procura alguém a nível de Bugatti. rsrsr
em outras palavras alguns não sabem o que querem qdo pedem, outros não saber o que procuram para entregar e outros não sabem o que tem para oferecer(quase filosófico... rsrsr)... rsrsr
Acho que ta bem por ai. rsrsr
Desculpem a descontraída... rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Alex Lekao
23/11/2012
http://www.linkedin.com/groupItem?view=&gid=3495836&type=member&item=204800134&commentID=114275502&report%2Esuccess=6_qqZww9BgRpLEAcA4ibK8xU7-FmkBJAfr76ACUxcZZQM6GVpnkg6-CRS2FmIGJd588tk-teScmI1aNKNu#commentID_114275502
deem uma olhada... quem quiser eh claro... rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Danilo Gomes
23/11/2012
Nem sempre o entrevistado espera que você saiba tudo o que ele te pergunta.
Às vezes uma prova, por exemplo, é a mesma para todos os candidatos. Mas ela é aplicada para nivelamento.
Se o cara veio pra júnior e sabe como sênior, rs problema dele, melhor pra empresa!
Eu costumo dizer que, na maioria das entrevistas, a diferença entre Sênior e Pleno, por exemplo, é saber negociar bem..rs
Alex Lekao
23/11/2012
concordo contigo tbm, "teoricamente" o cara tem que fingir de morto rsrsrsr, ou que não sabe e tentar galgar la dentro... rsrs
aqui onde trabalho foi contratado um cara para nível de gerencia, contrataram o cara próximo no fim do ano, na época do feriado prolongado ele tirou férias e ficou fora o período de natal e ano novo inteiro, e vieram falar comigo poxa o cara mal entrou e já vai sair de férias? eu respondi bem isto, bom para ele que soube negociar ao contrario de nos.. rsrsr
acho que este ponto que vc levantou tbm conta muuuito... srrs
Abraco.
Alex - Lekao
Danilo Gomes
23/11/2012
Na empresa onde estou hoje, sou Sênior, mas tem Pleno aqui que tem conhecimento técnico compatível ao meu.
Eu soube expôr outras habilidades minhas, de negociar, de aprender rápido e ter experiência com regras de negócio complexas.
Não adianta o cara apenas saber frameworks. Tem as habilidades que o qualificam no meio pessoal e profissional.
Acho mais imples correr atrás de técnica que de experiência.
Muitos gestores costumam usar a seguinte frase: "Não adianta ser, tem que parecer".
Alex Lekao
23/11/2012
eu costumo brinca com a galera aqui da empresa que não vc não precisa trabalhar tem que parecer trabalhar... rsrsr
isso eh serio... tinha uma cara aqui que andava o dia todo com uma folha na não ou uma prancheta com papeis e caneta... mas o cara não fazia nada... nada mesmo... ate que um gerente percebeu e demitiu... mas isso levou acho que um ano ou mais... rsrsr
e esse ponto da negociação eh fundamental, algumas habilidades são imprescindíveis para o profissional, tenho certeza que tem muita gente mais técnica que eu... com mais qualificação que eu.. mas poucos teem o que eu tenho, o conhecimento do negocio, entendimento do ambiente e as capacidades de negociação, no caso a persuasão, saber convencer os outros no caso, que ajuda muito...
Abraco.
Alex - Lekao
Danilo Gomes
23/11/2012
O que eu quero dizer é que, mesmo que você seja um excelente profissional, você DEVE parecer um excelente profissional.
Você tem que deixar transparecer aquilo que você é.
Vi muito o Roberto Justus dizendo isso no Aprendiz...rs
"Legal, você é muito preparado, centrado, inteligente, astuto, mas na hora da prova... não basta ser isso tudo, tem que parecer isso tudo."
Essa é uma verdade.
Alex Lekao
23/11/2012
eu entendi... o problema eh que tenho visto muito isso por ai...
inclusive com caso aqui na empresa que comentei... rsrs
Glauco Albuquerque
23/11/2012
Esse esquema de entrevistas atual é muito ultrapassado. Não dá para dizer quem é o profissional com uma avaliação de questões optativas, mesmo com todo esse conteúdo que citei no tópico. E é claro que o profissional, mesmo que iniciante, deve ter conhecimentos básicos em quase tudo o que está citado na abertura deste tópico.
Já estou trabalhando. E na empresa em que fui aprovado no processo seletivo, não fui avaliado dessa forma retrógrada. Avaliaram a minha capacidade de aplicar o que sei de técnicas e tecnologia às regras de negócio, como capacidade de compreender o que o realmente é preciso fazer para automatizar (sistematizar) o fluxo de negócio, ter empatia com o cliente e documentar bem os requisitos funcionais.
Meus conhecimentos técnicos podem ser menos do que muito junior que já conheci. Mas graças ao bom Deus, o que realmente foi avaliado é a minha capacidade de entender o negócio do cliente e fazer o que for necessário para entregar o produto final de acordo com os reuisitos funcionais e de negócio.
Conhecimentos técnicos podemos adquirir no dia-a-dia.
Infelizmente, já conheci muito desenvolvedor e analista de infra-estrutura que tem 'n' certificações, falam de um milhão de novidades e funções das tecnologias e linguagens que utilizam. Tecnicamente são muito feras. No entanto não são capazes de compreender e atender o cliente como o negócio dele precisa. Ou seja, perde-se o equilíbrio do que é ser um profissional com bom senso, nivelar sua técnica com a capacidade de entender o que o outro (quase sempre o cliente) realmente precisa.
Vamos colocar mais opniões aqui. Está cada vez mais interessante conversarmos sobre este assunto.
Glauco
Alex Lekao
23/11/2012
Excelnte comentário Glauco!!!
Eu hoje trabalho coordenando o departamento de tecnologia de uma empresa, e eu não tenho formação, não tenho certificações, não tenho praticamente nada do que se cita por ai.
Mas tenho um bom raciocínio logico, uma boa capacidade de aprendizado aliada ao tempo de trabalho na área, e a um bom tempo acompanhando implantações de sistemas de ERP para a gestão de empresas.
Esse tempo de meu bastante conhecimento técnico no que se refere ao que vc comentou e isto foi muito bom para mim, so que infelizmente alguns profissionais como eu vivem em uma espécie de "limo" ou "limbo"(não sei o nome correto) profissional, onde não servimos para os cargos melhores e também não servimos para os cargos "piores", ficamos no meio do caminho ai entra o que eh ruim na historia.
Mas acho também que o dialogo esta bom e que mais pessoas poderiam colocar aqui seus pontos de vistas e opnioes.
e parabéns para quem iniciou o topico.
Abraco.
Alex - Lekao
Alex Lekao
23/11/2012
Glauco Albuquerque
23/11/2012
Hahaha!!! Obrigado!!!
Por que você não procura uma formação de dois anos e depois faz uma pós no que você realmente gostaria de se especializar?
No mercado de hoje esse é um caminho super interessante para quem já tem experiência na área!
Glauco
Alex Lekao
23/11/2012
fiz um curso preparatório para certificação sql server mas não tirei a certificação pq achei o curso muito ruim, era praticamente uma demonstração da ferramenta.
estou com planos de fazer uma pos em gestão de projetos e os cursos básicos para gestão de ti.. rsrsr
mas obrigado pela dica.
o meu problema maior acho que foi q onde morava e o salario que ganhava não me propiciavam faculdade nem cursos de apercoamento, hoje consigo dispor um pouco mais destas coisas. rsrsr
mais uma vez obrigado.
Abraco.
Alex - Lekao