Fórum Entrevistas absurdas para desenvolvedor junior #429516

23/11/2012

0

Pessoal, bom dia!

Estou em precosse de entrevistas para desenvolvedor .net junior. Escrevo aqui para saber se é normal com vocês cobrarem tantos requisitos para uma vaga de nível junior.

Em muitos dos processos que já participei, encarei os conteúdos abaixo:

-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Conhecimentos na linguagem c#
-Conhecimentos na linguagem ASP.NET, quase sempre com base em Framework Webforms
-Modelagem de dados
-SQL (Consulta, manipulação e definição de dados)
-JavaScript
-HTML e CSS
-RUP, SCRUM ou XP, dependendo da metodologia utilizada pela empresa;

Na maioria dos testes que fiz, caiu quase tudo isso acima. Em dois dos testes que realizei, foram cobrados todos os conteúdos listados.

Minha pergunta é: Por que tanta exigência para um desenvolvedor nível junior? Quem estiver bons conhecimentos em tudo isso acima é, no mínimo, nível Pleno ou Senior, se já tiver capacidade de coordenar equipe.

Compartilhem aqui suas experiências.

Abraços!

Glauco
Glauco Albuquerque

Glauco Albuquerque

Responder

23/11/2012

Glauco Albuquerque

Corrigindo, "processo" de entrevistas. [risos]
Responder

Gostei + 0

23/11/2012

Claudia Nogueira

Sou Sênior e não passaria numa prova que caísse tudo isso aí não. Hehehehe.
Responder

Gostei + 0

24/11/2012

Roniere Almeida

tb não entendo, muitas empresas querem um "estagiario" com nivel de conhecimento elevado para pagar uma miseria...
essa é a verdade
Responder

Gostei + 0

24/11/2012

Marcio Araujo

é triste isso, seria legal se as empresas fizessem um treinamento bem especifico...
Responder

Gostei + 0

26/11/2012

Robson Alves

Pessoal, bom dia!

Estou em precosse de entrevistas para desenvolvedor .net junior. Escrevo aqui para saber se é normal com vocês cobrarem tantos requisitos para uma vaga de nível junior.

-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Conhecimentos na linguagem ASP.NET, quase sempre com base em Framework Webforms
-Modelagem de dados
-JavaScript
-HTML e CSS

Na maioria dos testes que fiz, caiu quase tudo isso acima. Em dois dos testes que realizei, foram cobrados todos os conteúdos listados.

Minha pergunta é: Por que tanta exigência para um desenvolvedor nível junior? Quem estiver bons conhecimentos em tudo isso acima é, no mínimo, nível Pleno ou Senior, se já tiver capacidade de coordenar equipe.

Abraços!

Glauco

Amigo, vou ser sincero, achei simples...

vale ressaltar que a utilização das três metodologias, foi um pouco forçado, uma empresa que trabalha assim me passa uma certa bagunça... ou adotamos um tipo de metodologia ou viramos a varzea..

agora em relação as linguagens entenda o seguinte:

Quando uma empresa contrata o Jr, ela espera que ele tenha noção dos assuntos e não que ele domine, então não fique preso ao medo por isso, ela sabe que você tem conhecimento limitado até então..
Busque aperfeiçoar seu raciocínio lógico, isso vai te garantir melhor destaque na prova prática.

Obs: Quando fui ESTAGIAR, a grade exigências para o cargo era maior que a sua... sendo que ia programa em .NET e eles pediam VB6, ASP ... e eu passei na entrevista.. fui bem sincero com o entrevistador e tudo deu certo.
Responder

Gostei + 0

26/11/2012

Glauco Albuquerque

Pessoal, obrigado pelas respostas!

Robson, concordo contigo. No entanto, em partes.

Procuro ser completamente sincero com o entrevistador.

Concordo que um profissional nível junior não tenha que saber tudo. No entanto, com excesso de assuntos há perda de foco. E isso não é nada interessante para avaliar se um profissional realmente tem o que a empresa precisa.

Sinceramente, as empresas estão tratando desenvolvedor como técnico de help desk que, na entrevista faz teste sobre 'n' assuntos. Sendo que a empresa precisa que ele simplesmente tenha capacidade seguir scripts e/ou realizar análise e resolução de incidentes.

Glauco
Responder

Gostei + 0

26/11/2012

Deivison Melo

Rapaz aqui em recife ainda cobram mais que isso, se bem que em alguns casos o analista/desenvolvedor não chega nem a usar... Eles cobram assim para colocar os estágiários ou júniors para fazerem o papel deles e ficarem só validando...
Bom vejo muito disso...

Responder

Gostei + 0

26/11/2012

Claudia Nogueira

As vezes uma pessoa que sabe muito da teoria, e tem muito estudo, muitas certificações, mestrado e doutorado, não é tão bom profissional quanto um outro que não tem nada disso.
Tem aqui na empresa um Doutor, que tem um currículo impecável, e passa em qualquer prova que exista sobre desenvolvimento e etc, porém na equipe ele só atrapalha.
Já eu que nunca fiz curso nenhum, comecei sozinha, e só fiz faculdade de Sistemas de Informação pra ter nível superior, pois não me acrescentou em nada em conhecimento, sou responsável pelo principal projeto da empresa há 8 anos.
Não digo que estudar não é importante, muito pelo contrário, o que estou falando é que não adianta estudar, estudar e estudar e não ser um bom profissional.
Sorte que nunca precisei fazer dessas provas, pois sempre fui chamada pra trabalhar, pois eu não passaria.
Responder

Gostei + 0

26/11/2012

Robson Alves

Glauco,
Entendo que assuntos diversos complicam. Mas hoje uma aplicação Web ela é mult-linguagens. Isso no decorrer do Web 2.0, tudo cresceu, para desenvolver com ASP.Net você é obrigado a conhecer JavaScript (o qual recomendo aprender Jquery) e saber CSS e entender as novidades do HTML 5, conhecer bem o framework para usar melhor o C#. Se for CRUD, conhecer um banco de Dados.

Com a interligação de sistema, você tem que saber escrever um código limpo e escalonável para isso você tem que ser bom na "Teoria" O.O (e lógica de programação) então tudo isso acaba no seu Dia-a-dia.

Entendo que empresas que utilizam diversas linguagens não correlacionadas entre-si, essas sim são bagunçadas e sem foco.

Responder

Gostei + 0

28/12/2012

Nícolas Braz

Pessoal, bom dia!

-Português
-Lógica de raciocínio
-Lógica de programação
-Modelagem de dados
-JavaScript
-HTML e CSS

Abraços!

Glauco

Qual era o salário? Qual é a cidade e estado?
Responder

Gostei + 0

28/12/2012

Eduardo Pessoa

cada vez mais é exigido conhecimento e experiencia de quem está "começando", as vezes não da pra entender.
Responder

Gostei + 0

28/12/2012

Roniere Almeida

Claudiadnh, gostei do que vc escreveu!!!
Responder

Gostei + 0

09/01/2013

Anderson Lopes

Pessoal, obrigado pelas respostas!

Robson, concordo contigo. No entanto, em partes.

Procuro ser completamente sincero com o entrevistador.

Concordo que um profissional nível junior não tenha que saber tudo. No entanto, com excesso de assuntos há perda de foco. E isso não é nada interessante para avaliar se um profissional realmente tem o que a empresa precisa.

Sinceramente, as empresas estão tratando desenvolvedor como técnico de help desk que, na entrevista faz teste sobre 'n' assuntos. Sendo que a empresa precisa que ele simplesmente tenha capacidade seguir scripts e/ou realizar análise e resolução de incidentes.

Glauco

Boa tarde amigo Glauco!
concordo com oque você disse.
Muitas empresas fazem isto mesmo.
Pedem muitos assuntos na hora da prova ou nos requisitos para contratação, mas só utiliza uma coisa ou outra na pratica do dia dia.
É OSSO.

Responder

Gostei + 0

14/01/2013

Thiago Jesus

Para mim o mais importante é mostrar vontade de aprender e crescer.
Já vi muita gente com um currículo cheio de Graduações e cursos, mas nenhuma paixão nas palavras, quando o assunto é informática.
Estudar é importante, mas se você não for apaixonado pela área, vai ser só mais um recém saído da faculdade que sabe fazer "Hello World".
Responder

Gostei + 0

14/01/2013

Roniere Almeida

Para mim o mais importante é mostrar vontade de aprender e crescer.
Já vi muita gente com um currículo cheio de Graduações e cursos, mas nenhuma paixão nas palavras, quando o assunto é informática.
Estudar é importante, mas se você não for apaixonado pela área, vai ser só mais um recém saído da faculdade que sabe fazer "Hello World".

é isso mesmo!!!
mas a realidade é bem diferente...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar