Enviar mensagem para maquinas clientes através de triguer?
Tenho uma aplicação rodando em rede usando Firebird 2.01 e Ibexpert Full no servidor para gerenciamento e administração do BD.
Rodo um arquivo .bat que dispara um script de loader de um txt a cada meio hora (5.000 reg a cada meia hora - total de 240.000 reg por dia).
Segue minha dúvida:
Gostaria de após rodar uma triguer no servidor (After Insert), poder enviar automaticamente uma mensagem para todas as maquinas clientes, como um Alert com os dados obtidos após a execução da triguer.
Obs - As maquinas clientes rodam o Ibexpert Free, para acessar os dados do servidor utilizando o SQLEdito para rodar as consultas.
Alguém tem alguma idéia de como poderia fazer isso ?
Rodo um arquivo .bat que dispara um script de loader de um txt a cada meio hora (5.000 reg a cada meia hora - total de 240.000 reg por dia).
Segue minha dúvida:
Gostaria de após rodar uma triguer no servidor (After Insert), poder enviar automaticamente uma mensagem para todas as maquinas clientes, como um Alert com os dados obtidos após a execução da triguer.
Obs - As maquinas clientes rodam o Ibexpert Free, para acessar os dados do servidor utilizando o SQLEdito para rodar as consultas.
Alguém tem alguma idéia de como poderia fazer isso ?
Osanvid
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
24/11/2007
Você pode tentar usar o recurso de eventos do banco.
GOSTEI 0
Osanvid
24/11/2007
Como usar recurso de eventos ?
Precisaria saber qual comando dispara mensagens para as maquinas clientes ?
Poderia detalhar mais...obrigado!
Precisaria saber qual comando dispara mensagens para as maquinas clientes ?
Poderia detalhar mais...obrigado!
GOSTEI 0
Gandalf.nho
24/11/2007
Eventos são como se fossem mensagens que o banco envia e que podem ser captadas pelas aplicações clientes. Você deve usar o comando POST_EVENT texto_mensagem e ter uma aplicação que possa receber essas mensagens (existem utilitários que podem captar isso, além de que muitos pacotes de componentes IB/FB possuem um componente para essa finalidade, como o IBEvents, da paleta IBX)
GOSTEI 0
Osanvid
24/11/2007
Seria possível fazer isso com o IbExpert ?
Explicando: Tenho um banco em uma maquina da rede, rodando FB2.0, e nas maquinas clientes, utilizo o IbExpert Personal Free, para acessar e rodar as querys através do SQLEditor (Na maquina servidora utilizo o IBExpert Professional pago).
Seria possível utilizar este recurso de Post_Event entre a maquina servidora e as clientes via IBExpert ?
A idéia seria após um loader de dados na maquina servidora, após um trigger dependendo do resultado enviar mensagem de alerta para as maquinas clientes da rede que estão rodando o IBExpert Free.
Não sei se fui muito claro....
Explicando: Tenho um banco em uma maquina da rede, rodando FB2.0, e nas maquinas clientes, utilizo o IbExpert Personal Free, para acessar e rodar as querys através do SQLEditor (Na maquina servidora utilizo o IBExpert Professional pago).
Seria possível utilizar este recurso de Post_Event entre a maquina servidora e as clientes via IBExpert ?
A idéia seria após um loader de dados na maquina servidora, após um trigger dependendo do resultado enviar mensagem de alerta para as maquinas clientes da rede que estão rodando o IBExpert Free.
Não sei se fui muito claro....
GOSTEI 0
Gandalf.nho
24/11/2007
Acho que não, mas você pode montar um pequeno utilitário cuja única função seja monitorar as mensagens enviadas pelo banco e colocá-lo para iniciar com o Windows. Daí quando ele receber uma mensagem, o usuário ficará sabendo e poderá usar o IBExpert para executar as consultas necessárias.
GOSTEI 0