Erro ao alterar SQL do IBQuery via código

Firebird

21/05/2004

Como sou iniciante no Interbase, até então trabalhava com Access, me deparei com meu primeiro problema, talves alguem possa me ajudar.

Utilizo Delphi 6, tenho em meu Data Module (DM):

IBDataBase,
IBTransaction e
IBQuery,

todos componentes de acesso me parecem estar devidamente configurado, pleo menos nenhum erro é indicado, porém, ao chamar a função abaixo ocorre o seguinte erro logo na 1ª linha:

[Project Cliente.exe raised exception class EAccessViolation with message´Access violation at address 004939B4 in module ´Cliente.exe´ Read of address 00000060´. Process stoped... ]

function TFLogin.ValidaLogin(Login: string; Senha: string): boolean;
begin
with DM.IBQLogi do
begin
Active := False;
SQL.Clear;
SQL.Add(´SELECT TBUSUARIO.LOGIUSUA, TBUSUARIO.SENHUSUA´);
SQL.Add(´FROM TBUSUARIO´);
SQL.Add(´WHERE (TBUSUARIO.LOGIUSUA = ´´+ Login +´´) and (TBUSUARIO.SENHUSUA = ´´+ Senha +´´);´);
Active := True;
if DM.IBQLogi.RecordCount > 0 then
Result := True else
Result := False;
Active := False;
end;
end;

Talvez alguma propriedade de um dos componentes de acesso, ou a falta de algum comando, só sei que assim funciona no acesso a uma base Access, qual a diferença? o q está errado?

Agradeço a quem possa colaborar.

Carvajal

Carvajal

Curtidas 0

Respostas

Carvajal

Carvajal

21/05/2004

Analizando melhor o problema, percebi que ao xcutar o programa, o IBDataBase se desconecta, e qdo alguma chamada ao banco ocorre, gera erro, mesmo q seja uma tentativa de reconetar.

espero q alguem possa me ajudar

Valeu

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

21/05/2004

Interessante... admitindo q o Interbase esteja instalado corretamente na máquina, poderia dizer q vc está tentando acessar um bojeto não instanciado.

Em que linha do código o erro ocorre exatamente??

T+

GOSTEI 0
Carvajal

Carvajal

21/05/2004

Como vc imaginava, o Data Mosule não estava sendo instanciado quando eram executados as chamadas ao banco.

Muito obrigado pela ajuda e atenção

Carlinhos

GOSTEI 0
POSTAR