Fórum Erro ao alterar SQL do IBQuery via código #44436

21/05/2004

0

Como sou iniciante no Interbase, até então trabalhava com Access, me deparei com meu primeiro problema, talves alguem possa me ajudar.

Utilizo Delphi 6, tenho em meu Data Module (DM):

IBDataBase,
IBTransaction e
IBQuery,

todos componentes de acesso me parecem estar devidamente configurado, pleo menos nenhum erro é indicado, porém, ao chamar a função abaixo ocorre o seguinte erro logo na 1ª linha:

[Project Cliente.exe raised exception class EAccessViolation with message´Access violation at address 004939B4 in module ´Cliente.exe´ Read of address 00000060´. Process stoped... ]

function TFLogin.ValidaLogin(Login: string; Senha: string): boolean;
begin
with DM.IBQLogi do
begin
Active := False;
SQL.Clear;
SQL.Add(´SELECT TBUSUARIO.LOGIUSUA, TBUSUARIO.SENHUSUA´);
SQL.Add(´FROM TBUSUARIO´);
SQL.Add(´WHERE (TBUSUARIO.LOGIUSUA = ´´+ Login +´´) and (TBUSUARIO.SENHUSUA = ´´+ Senha +´´);´);
Active := True;
if DM.IBQLogi.RecordCount > 0 then
Result := True else
Result := False;
Active := False;
end;
end;

Talvez alguma propriedade de um dos componentes de acesso, ou a falta de algum comando, só sei que assim funciona no acesso a uma base Access, qual a diferença? o q está errado?

Agradeço a quem possa colaborar.

Carvajal

Carvajal

Responder

21/05/2004

Carvajal

Analizando melhor o problema, percebi que ao xcutar o programa, o IBDataBase se desconecta, e qdo alguma chamada ao banco ocorre, gera erro, mesmo q seja uma tentativa de reconetar.

espero q alguem possa me ajudar

Valeu

Responder

Gostei + 0

22/05/2004

Afarias

Interessante... admitindo q o Interbase esteja instalado corretamente na máquina, poderia dizer q vc está tentando acessar um bojeto não instanciado.

Em que linha do código o erro ocorre exatamente??

T+

Responder

Gostei + 0

23/05/2004

Carvajal

Como vc imaginava, o Data Mosule não estava sendo instanciado quando eram executados as chamadas ao banco.

Muito obrigado pela ajuda e atenção

Carlinhos

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar