Erro ao Conectar

Delphi

26/09/2005

Bom dia Amigos, estou com um problema com minha aplicacao, ao instalar meus sistemas em maquinas clientes q contenham o SP2 eles dao o erro que naum acham o servidor, mas qdo rodo na mesma maquina sendo local da tudo certo, utilizo IBX e Interbase 6.0. Olha o erro!!!!

Unablade to Complete network request to host ´´ZEUS´
Falide to locate host machine
Undefined service gds_db/tcp

[b:a8f1c0797d][color=blue:a8f1c0797d]Tílulo do tópico editado pelo moderador Vinicius2K:[/color:a8f1c0797d][/b:a8f1c0797d]
[b:a8f1c0797d][color=red:a8f1c0797d][list:a8f1c0797d][*:a8f1c0797d]Removido: ´Socorro!!!´
[*:a8f1c0797d]O tópico só não foi bloqueado em respeito ao colega que postou respostas.[/list:u:a8f1c0797d][/color:a8f1c0797d][/b:a8f1c0797d]
Peço que leia atentamente as [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=6689]Regras de Conduta[/url] para evitar que este fato se repita.
Se algum esclarecimento sobre o funcionamento do fórum ou sobre as Regras de Conduta for necessário, envie-me uma [url=http://forum.clubedelphi.net/privmsg.php?mode=post&u=2796]Mensagem Particular[/url].

Kenio_c

Kenio_c

Curtidas 0

Respostas

Rjun

Rjun

26/09/2005

Não tenho muita certeza, mas talvez seja algum problema com o firewall do XP com SP2. Desabilite o firewall e veja se funciona.

GOSTEI 0
Kenio_c

Kenio_c

26/09/2005

Naum é algo do SP2

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

26/09/2005

Naum é algo do SP2

:?: :?: :?: :?: :?: :?

GOSTEI 0
Diegus

Diegus

26/09/2005

Amigo, faz o seguinte:

No servidor deve ser XP com SP2 - certo?

Nesta máquina vc irá entrar no Painel de Controle - Firewall do Windows...

Lá vc deverá adicionar algumas exceções.
Adicione a POrta 3050 TCP e
a Porta 3050 UDP !

Seu sistema irá funcionar ! (Espera-se)

-

O único problema possível no SP2 eh esse... (FIREWALL) .

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Olá colegas, estou com o mesmo problema.

Unable to complete network request to host ´192.168.1.2´.
Failed to locate host machine.

O firewall está desativado. Meu servidor é Windows Server 2003.
Está funcionando normalmente para todas as máquinas na rede, formatei meu computador e agora não conecta mais.

Por favor, ajudem.

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Amigo, faz o seguinte: No servidor deve ser XP com SP2 - certo? Nesta máquina vc irá entrar no Painel de Controle - Firewall do Windows... Lá vc deverá adicionar algumas exceções. Adicione a POrta 3050 TCP e a Porta 3050 UDP ! Seu sistema irá funcionar ! (Espera-se) - O único problema possível no SP2 eh esse... (FIREWALL) .

Fiz isso, e ainda assim não funcionou!!!

Ajuda pessoal!

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

26/09/2005

O Windows não sabe o que é ´gds_db/tcp´... isso precisa ser definido em um arquivo chamado services que, no caso do XP, costuma estar no diretório C:\WINDOWS\system32\drivers\etc. Pesquise aqui no fórum por ´gds_db/tcp´ que você deve encontrar informação mais detalhada.

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Ok, eu fiz isso, ainda assim não funcionou.

Li vários posts e nenhum resolveu o meu problema, tow começando a ficar preocupado. :shock:

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

26/09/2005

Nas máquinas com XP/SP2, tem a questão do firewall que o diegus citou. Com relação ao arquivo services, basta você incluir a linha
gds_db 3050/tcp
no arquivo e rebootar a máquina. Mas eu não entendo muito de BD, pode precisar de mais alguma coisa.

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Fiz isso tudo, e nada!

:cry:

O que mais posso fazer? Pular da janela?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

26/09/2005

Uma última coisa que posso sugerir é ver se sua rede está OK. Veja se consegue dar ping no servidor a partir do cliente; na máquina cliente, digite no prompt de comando...
ping 192.168.1.2
...a princípio a rede está OK se conseguir dar o ping. Estou assumindo que a máquina servidor e a cliente estão numa mesma rede local.

GOSTEI 0
Diegus

Diegus

26/09/2005

Tentou reinstalar o Interbase Server?

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Acho que descobri o problema.

É um bug que tem no computador. Chama-se WINDOWS.

Formatei minha máquina semana passada, depois disso não funcionou mais...

Vou formatar de novo.

GOSTEI 0
Daniel_mc

Daniel_mc

26/09/2005

Não diga isso companheiro...

Não sem antes detectar o real problema, como os outros colegas falaram o único impecílio disto estar ocorrendo poderia ser o Firewall, mas como imagino que já seguiu as sujestões acima, insista na possibilidade de ser um problema com a rede da máquina (placa de rede, configuração equivocada, ...)

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Não diga isso companheiro... Não sem antes detectar o real problema, como os outros colegas falaram o único impecílio disto estar ocorrendo poderia ser o Firewall, mas como imagino que já seguiu as sujestões acima, insista na possibilidade de ser um problema com a rede da máquina (placa de rede, configuração equivocada, ...)

Já tentei de tudo. E acho que é a versão do Windows que tenho instalada. Ela foi feita de uma compilação de um cd da Dell com outros esquemas aki. Aí, instalamos esse Windows em outra máquina e deu o mesmo problema. Todos os outros 50 computadores da rede estão funcionando normalmente.

Se tem um comando que resolve tudo é [b:a08935bacd]format c:[/b:a08935bacd]. eheheh

Já instalei o IB 7.1, o 6.5 e o 6.1. Não tem jeito...

Vou formatar agora de manhã e mais tarde posto o resultado.

Obrigado a todos.

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Colegas, tenho boas notícias.

Funcionou.

Botei uma versão de outro CD do Windows e deu tudo certo.

Obrigado a todos.

GOSTEI 0
Kenio_c

Kenio_c

26/09/2005

Pessoal, ja tentei tudo isso mencionado acima, nda funciona e esse problema so acontece com maquinas q tem o sp2.
No arquivo service ja tem a linha de comando, o firewall ja ta desligado, ja naum sei mais o q fazer!!!!

GOSTEI 0
Ramorim

Ramorim

26/09/2005

Pessoal

Tbem estou com o mesmo problema mais fico indignado de nao achar a solução faz uns 04 dias q estou tentando de td e nada, a maquina q esta esta com XP SP2 e Interbase6...ja fiz de tudo desabilitei o firewal, criei as portas 3050 tcp e udp, verifiquei o arquivo services, peguei a firebird.dll renomei para gds32.dll coloquei no system, e varias outras coisas q vi a respeito, so q ao meu lado tem uma maquina q programo tbem q funciona normal nao da o maldito erro ´[b:5fa2098914]Undefined service gds_db/tcp[/b:5fa2098914]´ peguei o gds32.dll dela e coloquei na q esta dando erro e nada tbem, a rede esta normal, so tem uma explicação foi a atualização do XP q bloqueou o serviço TCP só do InterBase sei lá pq antes da atualização esta normal, agora me recuso a formatar Tem q ter uma solução e pelo q vi aqui e em outros foruns eu nao sou o único com este problema.
Pessoal estou na luta aqui vou ate o fim espero achar a solução agora se alguém ja passou por isso e resolveu sem formatar espero q nos de uma mão.
Abraços

GOSTEI 0
Tenil

Tenil

26/09/2005

Galera, se alguém achar a solução é importante postar aki!!!

Como eu estava ´com a corda no pescoço´, preferi formatar logo e começar do zero.

A boa notícia é que funcionou, a má, é que não descobri o problema.

Se isso começar a acontecer em todas as máquinas... vixe, não quero nem pensar.

GOSTEI 0
Diegus

Diegus

26/09/2005

Só pra fixar: Os sistemas operacionais oferecem um recurso de interligação em rede, crucial para o modelo de computação cliente/servidor. O recurso permite a execução de um aplicativo em um computador enquanto possibilita o acesso a informações ou serviços em outro computador. O computador cliente estabelece um diálogo (envia um pacote) com o servidor e informa o serviço a que deseja ter acesso, além de um número de porta que servirá de ponte entre os dois. Depois de processar o pacote, o servidor roteia a solicitação para o processo que trata a porta. Naturalmente o processo pressume que cliente e servidor utilizem o mesmo número de porta. Os números padrões de porta identificados num arquivo conhecido como [b:0feb2e7eb1]services[/b:0feb2e7eb1]. É um arquivo de texto comum, que inclui vários nomes de processos e as portas e protocolos a eles associados. Os números de porta para serviços conhecidos são estabelecidos em padrões da Internet. Dessa forma nunca altere o número da porta de um serviço existente no arquivo. São raras as vezes em que você precisa acrescentar um novo serviço ao conteúdo do arquivo. Quando você completa a instalação do InterBase, a linha abaixo é inserida no arquivo services gds_db 3050/tcp Serviço = gds_db Porta = 3050 tcp = protocolo de rede utilizado. [b:0feb2e7eb1]O arquivo services deve estar presente no cliente e no servidor[/b:0feb2e7eb1]

Perguntas: -Instalou o interbase nas máquinas (clientes) ?? -O serviço gds_db 3050/tcp está no cliente e no servidor? (winnt\system32\drivers\etc\services

Uma dica... quando for instalar o IB verifique se contém o [b:0feb2e7eb1]gds32.dll[/b:0feb2e7eb1] e remova caso contenha este arquivo...

Verirfique e me falem...

Diego Nunes Meira

GOSTEI 0
Kenio_c

Kenio_c

26/09/2005

Ola pessoal,
Todos esses procedimentos q vc menciona Diegus ja foi testado, e nehuma resposta foi encontrada, so sei q o problema é em maquinas q contem o SP2, naum é nada de Firewall e naum a nada no service.
A soluçao encontrada foi mudar para o FireBird, hj utilizo a versao 1.5.2.4237 e meus problemas acabaram

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

26/09/2005

Postei [url=http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=68995]isto[/url] hoje. Talvez ajude.

GOSTEI 0
POSTAR