erro do banco de dados

Delphi

28/11/2005

:shock:
E ai galera beleza!
bom galera minhas duvidas são as seguintes
1º gostaria de saber se tem como mudar as mensagens dos campos de erro do banco de dados.
por exemplo tenho o campo nome como chave primaria e se eu digitar o mesmo nome da erro Key violation tem como eu tirar esta mensagem e colocar ´nome já cadastrado´
2º tenho campos not null que quando for gravar da erro se estiver vazio gostaria de saber se tem como tarduzir este erro e colocar por exemplo uma mensagem ´campo rua não preenchido´
3º como eu faço para abrir uma foto e colocala num campo grafic

estou usando o banco de dados firebird 2.0

Valeu e tudo de Bom a Todos do melhor Fórum da Internet!!!!!


Alecsandro Moura

Alecsandro Moura

Curtidas 0

Respostas

Osocram

Osocram

28/11/2005

[quote:35286ffa84=´Alecsandro Moura´]:shock:
E ai galera beleza!
bom galera minhas duvidas são as seguintes
1º gostaria de saber se tem como mudar as mensagens dos campos de erro do banco de dados.
por exemplo tenho o campo nome como chave primaria e se eu digitar o mesmo nome da erro Key violation tem como eu tirar esta mensagem e colocar ´nome já cadastrado´
2º tenho campos not null que quando for gravar da erro se estiver vazio gostaria de saber se tem como tarduzir este erro e colocar por exemplo uma mensagem ´campo rua não preenchido´
3º como eu faço para abrir uma foto e colocala num campo grafic

estou usando o banco de dados firebird 2.0

Valeu e tudo de Bom a Todos do melhor Fórum da Internet!!!!![/quote:35286ffa84]
os 2 primeiros erros vc trata do mesmo jeito... mas depende mto do componente q esta usando...

Se for o ClientDataSet vc vai ter q fazer o tratamento no evento OnReconcileError
lah vc coloca por exemplo
if pos(´PRIMARY KEY VIOLATION´,E.Message) > 0 then
showmessage(´nome já cadastrado´);

e faca o mesmo p o outro campo... estou sem o delphi aqui p testar.. mas deve ser so isso mesmo.

sobre a terceira duvida.. poderia explicar exatamente oq vc quer fazer?
vc quer abrir a foto num componente DBImage?
se for isso enton eh o seguinte
DBImage1.Picture.LoadFromFile(CAMINHO_FOTO);

flw..


GOSTEI 0
POSTAR