erro do banco de dados

28/11/2005

0

:shock:
E ai galera beleza!
bom galera minhas duvidas são as seguintes
1º gostaria de saber se tem como mudar as mensagens dos campos de erro do banco de dados.
por exemplo tenho o campo nome como chave primaria e se eu digitar o mesmo nome da erro Key violation tem como eu tirar esta mensagem e colocar ´nome já cadastrado´
2º tenho campos not null que quando for gravar da erro se estiver vazio gostaria de saber se tem como tarduzir este erro e colocar por exemplo uma mensagem ´campo rua não preenchido´
3º como eu faço para abrir uma foto e colocala num campo grafic

estou usando o banco de dados firebird 2.0

Valeu e tudo de Bom a Todos do melhor Fórum da Internet!!!!!


Alecsandro Moura

Alecsandro Moura

Responder

Posts

28/11/2005

Osocram

[quote:35286ffa84=´Alecsandro Moura´]:shock:
E ai galera beleza!
bom galera minhas duvidas são as seguintes
1º gostaria de saber se tem como mudar as mensagens dos campos de erro do banco de dados.
por exemplo tenho o campo nome como chave primaria e se eu digitar o mesmo nome da erro Key violation tem como eu tirar esta mensagem e colocar ´nome já cadastrado´
2º tenho campos not null que quando for gravar da erro se estiver vazio gostaria de saber se tem como tarduzir este erro e colocar por exemplo uma mensagem ´campo rua não preenchido´
3º como eu faço para abrir uma foto e colocala num campo grafic

estou usando o banco de dados firebird 2.0

Valeu e tudo de Bom a Todos do melhor Fórum da Internet!!!!![/quote:35286ffa84]
os 2 primeiros erros vc trata do mesmo jeito... mas depende mto do componente q esta usando...

Se for o ClientDataSet vc vai ter q fazer o tratamento no evento OnReconcileError
lah vc coloca por exemplo
if pos(´PRIMARY KEY VIOLATION´,E.Message) > 0 then
showmessage(´nome já cadastrado´);

e faca o mesmo p o outro campo... estou sem o delphi aqui p testar.. mas deve ser so isso mesmo.

sobre a terceira duvida.. poderia explicar exatamente oq vc quer fazer?
vc quer abrir a foto num componente DBImage?
se for isso enton eh o seguinte
DBImage1.Picture.LoadFromFile(CAMINHO_FOTO);

flw..


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar