Esclarecimento sobre datas (tdatetime)

Delphi

12/02/2003

seguinte, com estou vendo muitas dúvidas sobre data resolvi colocar aqui uma breve descrição sobre o tipo de dados tdatetime
um tópico em especial chamou minha atenção:
o usuário disse q o datetimepicker estava retornando um inteiro, e numa das respostas outro disse que o componente endoidou.

não é bem assim, o componente está ok e realmente ele retorna um inteiro

pq disso???

simples
o tipo tdatetime nada mais é que um float (isso mesmo um float), onde a parte inteira é a data e a parte decimal a hora.
sempre que vc estiver depurando no delphi, e posicionar o cursor sobre uma variável desse tipo, aparecera ou um número inteiro, ou somente o decimal ou os dois, dependendo do valor.

qdo vc converte data para string, o delphi nada mais faz do que converter o número para data. essa conversão é baseada nas informações cadastradas no micro, em configurações regionais (no caso do windows), onde diz ´intrepretar uma data entre o seguinte intervalo de anos 1930 e 2029).

existe uma explicação mais lógica para isso, mas levaria 3 textos iguais a esse para explicar.

deixo aqui minha colaboração
aqueles que tiverem mais informações ou correções a ser feitas, por favor as façam.

até


Navoid

Navoid

Curtidas 0
POSTAR