Esclarecimento sobre datas (tdatetime)

12/02/2003

0

seguinte, com estou vendo muitas dúvidas sobre data resolvi colocar aqui uma breve descrição sobre o tipo de dados tdatetime
um tópico em especial chamou minha atenção:
o usuário disse q o datetimepicker estava retornando um inteiro, e numa das respostas outro disse que o componente endoidou.

não é bem assim, o componente está ok e realmente ele retorna um inteiro

pq disso???

simples
o tipo tdatetime nada mais é que um float (isso mesmo um float), onde a parte inteira é a data e a parte decimal a hora.
sempre que vc estiver depurando no delphi, e posicionar o cursor sobre uma variável desse tipo, aparecera ou um número inteiro, ou somente o decimal ou os dois, dependendo do valor.

qdo vc converte data para string, o delphi nada mais faz do que converter o número para data. essa conversão é baseada nas informações cadastradas no micro, em configurações regionais (no caso do windows), onde diz ´intrepretar uma data entre o seguinte intervalo de anos 1930 e 2029).

existe uma explicação mais lógica para isso, mas levaria 3 textos iguais a esse para explicar.

deixo aqui minha colaboração
aqueles que tiverem mais informações ou correções a ser feitas, por favor as façam.

até


Navoid

Navoid

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar