Estender TMainMenu e MenuItem
Pessoal, bom dia...
Estou criando meu próprio controle de permissão e no meu sistema estou usando o MainMenu padrão do Delphi... Nele, quando crio um novo MenuItem, a unica opção que tenho para digitar um texto é o Caption que será exibido ao usuário... porem, para salvar as permissões eu gostaria de salvar o nome no formulario em questão e não o Caption...
Não vejo outra forma a não ser estender as propriedades do MainMenu e criar minha propria propriedade onde eu possa informar o nome do formulario... Só que não estou conseguindo fazer isso... tentei criar um novo componente herdando o MenuItem e o MainMenu e da "pau" pra todo lado...
Alguem tem alguma dica ou sugestão de como posso estender este componente ou de como poderia fazer o que estou querendo?
Estou criando meu próprio controle de permissão e no meu sistema estou usando o MainMenu padrão do Delphi... Nele, quando crio um novo MenuItem, a unica opção que tenho para digitar um texto é o Caption que será exibido ao usuário... porem, para salvar as permissões eu gostaria de salvar o nome no formulario em questão e não o Caption...
Não vejo outra forma a não ser estender as propriedades do MainMenu e criar minha propria propriedade onde eu possa informar o nome do formulario... Só que não estou conseguindo fazer isso... tentei criar um novo componente herdando o MenuItem e o MainMenu e da "pau" pra todo lado...
Alguem tem alguma dica ou sugestão de como posso estender este componente ou de como poderia fazer o que estou querendo?
Emerson
Curtidas 0
Melhor post
Emerson
04/05/2015
Entendi que você queria pegar o Formulário onde foi criado o menuitem. Você quer armazenar o formulário que o menuitem irá chamar.
Uma sugestão (útil desta vez rsrsrs) é dar o nome do menuitem concatenado com o nome do Form de destino ao invés de criar um componente só para isso.
Ex: Para o Form frmCadastro, o nome do menuitem seria mi_frmCadastro.
Uma sugestão (útil desta vez rsrsrs) é dar o nome do menuitem concatenado com o nome do Form de destino ao invés de criar um componente só para isso.
Sim, isso seria bem interessante mesmo... Simples e não tinha pensado.. apesar de que criando o componente eu pretendia tambem criar uma sobre carga do metodo clic, e com isso eu poderia já chamar o formulario sem escrever codigo algum...
Mais obrigado pela ajuda... o Nome do Formulario no Name do Item já vai me ajudar bem...
GOSTEI 1
Mais Respostas
Renato Rubinho
04/05/2015
Tente regredir nos parents até chegar no form. Ex:
var
oObjeto: TOBject;
begin
oObjeto := Seumenuitem;
while True do
begin
if oObjeto.Parent is TForm then
begin
ShowMessage(TForm(oObjeto.Parent).Name);
break;
end
else
begin
oObjeto := oObjeto.Parent;
end;
end;
GOSTEI 0
Emerson
04/05/2015
Tente regredir nos parents até chegar no form. Ex:
var
oObjeto: TOBject;
begin
oObjeto := Seumenuitem;
while True do
begin
if oObjeto.Parent is TForm then
begin
ShowMessage(TForm(oObjeto.Parent).Name);
break;
end
else
begin
oObjeto := oObjeto.Parent;
end;
end;
rrbuinho, bom dia e obrigado pela ajuda... mais não atende o que preciso visto que quando criamos um MenuItem, ele não tem parentesco com o formulario que vai ser chamado no evento OnClique no menuitem... Sendo assim, não consigo obter qual form estou chamando e consequentemente não consigo gravar nas minhas tabelas de acesso a não ser o Caption do MenuItem;
GOSTEI 0
Renato Rubinho
04/05/2015
Faz um teste com o exemplo que passei, pois acho que atende ao que precisa de forma recursiva, alimentando o oObjeto com o Parent, verificando o Parent do Parent.
Ele ficará num loop até chegar ao Form.
GOSTEI 0
Emerson
04/05/2015
Faz um teste com o exemplo que passei, pois acho que atende ao que precisa de forma recursiva, alimentando o oObjeto com o Parent, verificando o Parent do Parent.
Mais como vou chegar no formulario se em nenhum momento informo ele? o Unico fomrulario que vai chegar é o frmMenu.. rs.. não to certo?
GOSTEI 0
Renato Rubinho
04/05/2015
Entendi que você queria pegar o Formulário onde foi criado o menuitem. Você quer armazenar o formulário que o menuitem irá chamar.
GOSTEI 0