Fórum Estender TMainMenu e MenuItem #518706
04/05/2015
0
Estou criando meu próprio controle de permissão e no meu sistema estou usando o MainMenu padrão do Delphi... Nele, quando crio um novo MenuItem, a unica opção que tenho para digitar um texto é o Caption que será exibido ao usuário... porem, para salvar as permissões eu gostaria de salvar o nome no formulario em questão e não o Caption...
Não vejo outra forma a não ser estender as propriedades do MainMenu e criar minha propria propriedade onde eu possa informar o nome do formulario... Só que não estou conseguindo fazer isso... tentei criar um novo componente herdando o MenuItem e o MainMenu e da "pau" pra todo lado...
Alguem tem alguma dica ou sugestão de como posso estender este componente ou de como poderia fazer o que estou querendo?
Emerson
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
04/05/2015
Uma sugestão (útil desta vez rsrsrs) é dar o nome do menuitem concatenado com o nome do Form de destino ao invés de criar um componente só para isso.
Ex: Para o Form frmCadastro, o nome do menuitem seria mi_frmCadastro.
Sim, isso seria bem interessante mesmo... Simples e não tinha pensado.. apesar de que criando o componente eu pretendia tambem criar uma sobre carga do metodo clic, e com isso eu poderia já chamar o formulario sem escrever codigo algum...
Mais obrigado pela ajuda... o Nome do Formulario no Name do Item já vai me ajudar bem...
Emerson
Gostei + 1
Mais Posts
04/05/2015
Renato Rubinho
var
oObjeto: TOBject;
begin
oObjeto := Seumenuitem;
while True do
begin
if oObjeto.Parent is TForm then
begin
ShowMessage(TForm(oObjeto.Parent).Name);
break;
end
else
begin
oObjeto := oObjeto.Parent;
end;
end;
Gostei + 0
04/05/2015
Emerson
var
oObjeto: TOBject;
begin
oObjeto := Seumenuitem;
while True do
begin
if oObjeto.Parent is TForm then
begin
ShowMessage(TForm(oObjeto.Parent).Name);
break;
end
else
begin
oObjeto := oObjeto.Parent;
end;
end;
rrbuinho, bom dia e obrigado pela ajuda... mais não atende o que preciso visto que quando criamos um MenuItem, ele não tem parentesco com o formulario que vai ser chamado no evento OnClique no menuitem... Sendo assim, não consigo obter qual form estou chamando e consequentemente não consigo gravar nas minhas tabelas de acesso a não ser o Caption do MenuItem;
Gostei + 0
04/05/2015
Renato Rubinho
Ele ficará num loop até chegar ao Form.
Gostei + 0
04/05/2015
Emerson
Ele ficará num loop até chegar ao Form.
Mais como vou chegar no formulario se em nenhum momento informo ele? o Unico fomrulario que vai chegar é o frmMenu.. rs.. não to certo?
Gostei + 0
04/05/2015
Renato Rubinho
Uma sugestão (útil desta vez rsrsrs) é dar o nome do menuitem concatenado com o nome do Form de destino ao invés de criar um componente só para isso.
Ex: Para o Form frmCadastro, o nome do menuitem seria mi_frmCadastro.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)