Exclusao de item em DBGrid
Como faço para excluir um item do DBGrid?
Franck.c
Curtidas 0
Respostas
Marlon Spiess
22/06/2005
Bom, como usuário é CTRL+DEL, mas vc pode criar um botão com tecla de atalho, caption = &Excluir, ai no evento on butonclick exclua o item.
Ex.:
procedure btnExcOnCli..........
begin
table1.delete;
dbgrid.SetFocus;
end;
Boa sorte
Ex.:
procedure btnExcOnCli..........
begin
table1.delete;
dbgrid.SetFocus;
end;
Boa sorte
GOSTEI 0
Franck.c
22/06/2005
não funcionou kra
GOSTEI 0
Sandra
22/06/2005
Como faço para excluir um item do DBGrid?
Excluir de qual maneira? Clicando num botão, usando DBNavigator, ou outro? Se explicar melhor, ficará mais fácil para ajudar.
GOSTEI 0
Maxadens
22/06/2005
A sua DBGrid esta listando o que? se estiver listando o conteudo de uma tabela é so vc usar o comando Delete no registro da sua tabela, se for uma query então teria que improvisar...
Explica melhor o contexto.
Explica melhor o contexto.
GOSTEI 0
Franck.c
22/06/2005
Qro excluir usando um botão no form. Tem um DGrid que está mostrando o conteudo d uma tabela. Porem ele é mostrado em ordem alfabetica por uma query. A tabela fica em um data module. que está nomeado de dm.
GOSTEI 0
Tnaires
22/06/2005
Olá
O q vc está usando (ADO, BDE, etc)?
Se vc estiver usando ADO, o comando Delete do Query funciona, a não ser q sua query possua junções. Então, vc pode usar um ADOCommand com uma instrução DELETE dentro, e quando excluir vc a executa, passando como parâmetro a chave do registro selecionado no DBGrid.
Se vc estiver usando BDE, vc pode usar o componente UpdateSQL e escrever uma instrução DELETE na propriedade DeleteSQL. Aí vc o associa à Query.
Abraços
O q vc está usando (ADO, BDE, etc)?
Se vc estiver usando ADO, o comando Delete do Query funciona, a não ser q sua query possua junções. Então, vc pode usar um ADOCommand com uma instrução DELETE dentro, e quando excluir vc a executa, passando como parâmetro a chave do registro selecionado no DBGrid.
Se vc estiver usando BDE, vc pode usar o componente UpdateSQL e escrever uma instrução DELETE na propriedade DeleteSQL. Aí vc o associa à Query.
Abraços
GOSTEI 0
Adriano Santos
22/06/2005
Como o [b:fa5dad6f18]tnaires[/b:fa5dad6f18] falou se estiver usando BDE basta usar o componente UpdateSQL, no caso de ADO pode fazer uma instrução simples tipo:
DELETE FROM TABELA WHERE CAMPO_CHAVE = UMA_VARIAVEL
e então executa isso no seu botão.
DELETE FROM TABELA WHERE CAMPO_CHAVE = UMA_VARIAVEL
e então executa isso no seu botão.
GOSTEI 0
Franck.c
22/06/2005
uso paradox...ainda....e tenhu as tabelas em uma table e no formulario do grid em uma query
GOSTEI 0
Adriano Santos
22/06/2005
Eu acho que funciona bem como o nosso colega falou.
Ponha o UpdateSQL lincado na Query do Grid.
No evento onClick do botão apenas coloque a instrução para apagar.
Query1.Delete;
if Query1.UpdatesPending then
Query1.Applyupdates;
Não sei se precisa de ApplyUpdates, me corrijam se eu estiver errado.
O objeto UpdateSQL se encarrega de fazer o trabalho ´sujo´... :lol:
Ponha o UpdateSQL lincado na Query do Grid.
No evento onClick do botão apenas coloque a instrução para apagar.
Query1.Delete;
if Query1.UpdatesPending then
Query1.Applyupdates;
Não sei se precisa de ApplyUpdates, me corrijam se eu estiver errado.
O objeto UpdateSQL se encarrega de fazer o trabalho ´sujo´... :lol:
GOSTEI 0