Fórum Exclusao de item em DBGrid #285730

22/06/2005

0

Como faço para excluir um item do DBGrid?

Franck.c

Franck.c

Responder

22/06/2005

Marlon Spiess

Bom, como usuário é CTRL+DEL, mas vc pode criar um botão com tecla de atalho, caption = &Excluir, ai no evento on butonclick exclua o item.
Ex.:
procedure btnExcOnCli..........
begin
table1.delete;
dbgrid.SetFocus;
end;

Boa sorte

Responder

Gostei + 0

22/06/2005

Franck.c

não funcionou kra

Responder

Gostei + 0

22/06/2005

Sandra

Como faço para excluir um item do DBGrid?

Excluir de qual maneira? Clicando num botão, usando DBNavigator, ou outro? Se explicar melhor, ficará mais fácil para ajudar.

Responder

Gostei + 0

22/06/2005

Maxadens

A sua DBGrid esta listando o que? se estiver listando o conteudo de uma tabela é so vc usar o comando Delete no registro da sua tabela, se for uma query então teria que improvisar...

Explica melhor o contexto.

Responder

Gostei + 0

24/06/2005

Franck.c

Qro excluir usando um botão no form. Tem um DGrid que está mostrando o conteudo d uma tabela. Porem ele é mostrado em ordem alfabetica por uma query. A tabela fica em um data module. que está nomeado de dm.

Responder

Gostei + 0

25/06/2005

Tnaires

Olá
O q vc está usando (ADO, BDE, etc)?
Se vc estiver usando ADO, o comando Delete do Query funciona, a não ser q sua query possua junções. Então, vc pode usar um ADOCommand com uma instrução DELETE dentro, e quando excluir vc a executa, passando como parâmetro a chave do registro selecionado no DBGrid.
Se vc estiver usando BDE, vc pode usar o componente UpdateSQL e escrever uma instrução DELETE na propriedade DeleteSQL. Aí vc o associa à Query.
Abraços

Responder

Gostei + 0

25/06/2005

Adriano Santos

Como o [b:fa5dad6f18]tnaires[/b:fa5dad6f18] falou se estiver usando BDE basta usar o componente UpdateSQL, no caso de ADO pode fazer uma instrução simples tipo:

DELETE FROM TABELA WHERE CAMPO_CHAVE = UMA_VARIAVEL

e então executa isso no seu botão.

Responder

Gostei + 0

25/06/2005

Franck.c

uso paradox...ainda....e tenhu as tabelas em uma table e no formulario do grid em uma query

Responder

Gostei + 0

25/06/2005

Adriano Santos

Eu acho que funciona bem como o nosso colega falou.

Ponha o UpdateSQL lincado na Query do Grid.
No evento onClick do botão apenas coloque a instrução para apagar.

Query1.Delete;
if Query1.UpdatesPending then
Query1.Applyupdates;

Não sei se precisa de ApplyUpdates, me corrijam se eu estiver errado.

O objeto UpdateSQL se encarrega de fazer o trabalho ´sujo´... :lol:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar