Falta de espaço em disco

Delphi

28/12/2005

Tenho uma aplicação rodando numa máquina Windows XP que usa BDE + Paradox. A base está com cerca de 12MB, sendo que só a tabela principal tem 10MB. Essa semana começou a dar um erro: ao executar uma consulta, principalmente quando não retorna nenhum registro, acusa falta de espaço em disco, sendo que o HD tem mais de 30GB de espaço livre. Removi alguns MB de arquivos desnecessários e voltou a funcionar. Hoje voltou a ocorrer o problema e novamente tive que remover uns arquivos.
Outra coisa, quando fui passar o reparador na base, acusou a falta de espaço tb na hora de tentar compactar justamente a tabela maior de 10MB. Alguém tem idéia do que pode ser isso? É bug do BDE, do Paradox ou o que?


Gandalf.nho

Gandalf.nho

Curtidas 0

Respostas

Edilcimar

Edilcimar

28/12/2005

Quall o espaço alocado para o arquivo temporário do windows? Qual o tempo (dias) para liberar a pasta de arquivos temporários? Quanto de HD o windows está usando como memória? Já passou um scandisk /r para verificar o HD?


GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

28/12/2005

Não sei se tem algo haver, mas como está a configuração do BDE:

Configuration->Drivers->Native->Paradox -> Block Size ??

Configuration->System -> Init -> MaxBufSize ?

Configuration->System -> Init -> MaxFileHandles ?

Configuration->System -> Init -> MemSize ?

Configuration->System -> Init -> SharedMemSize ?

Tente aumentar esses valores, e recrie os índices.


GOSTEI 0
Eixox

Eixox

28/12/2005

Estimado amigo,

Já vi casos em que na verdade a melhor das configurações não funciona de jeito nenhum. Porém perguntaria se na verdade o seu problema também não pode estar relacionado ao sistema operacional.

Dependendo da versão, podem ocorrer limitações ao número de registros que uma tabela pode armazenar. Se a sua tabela chegou a esse tamanho com Piradox, está na hora de repensar em outro sistema de gerenciamento de banco de dados ou então de verificar os recursos da máquina e do sistema operacional utilizado.


GOSTEI 0
Joaoshi

Joaoshi

28/12/2005

Colega,

Recentemente tive o mesmo problema utilizando query na tabela PARADOX.
A pesquisa sobre o problema apontou para varias causas possiveis, passando por erro do BDE, até o path do arquivo temporario.
Após observar que o BDE cria um arquivo temporario por nome INMEM000.REM na pasta temporaria, mudei a pasta temporaria para um nome curto (C:\TMP).

Parece meio confuso, mas espero ter ajudado.


GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

28/12/2005

A única coisa é que o tamanho da base não pode ser, já trabalhei com bases maiores em Paradox e nunca tive esse problema, inclusive removendo alguns arquivos, volta a funcionar. O diretório de temporários está limpo. As configurações da BDE são as padrões, que sempre uso em todos os sistemas e que nunca me deram problema. Até pensei que poderia ser alguma limitação do usuário, mas o problema tb ocorre com um usuário com permissões de administrador. Por enquanto, o sistema voltou a funcinar, depois que removi alguns arquivos, mas não sei pq quanto tempo vai ficar assim.


GOSTEI 0
POSTAR