Falta de espaço em disco

28/12/2005

0

Tenho uma aplicação rodando numa máquina Windows XP que usa BDE + Paradox. A base está com cerca de 12MB, sendo que só a tabela principal tem 10MB. Essa semana começou a dar um erro: ao executar uma consulta, principalmente quando não retorna nenhum registro, acusa falta de espaço em disco, sendo que o HD tem mais de 30GB de espaço livre. Removi alguns MB de arquivos desnecessários e voltou a funcionar. Hoje voltou a ocorrer o problema e novamente tive que remover uns arquivos.
Outra coisa, quando fui passar o reparador na base, acusou a falta de espaço tb na hora de tentar compactar justamente a tabela maior de 10MB. Alguém tem idéia do que pode ser isso? É bug do BDE, do Paradox ou o que?


Gandalf.nho

Gandalf.nho

Responder

Posts

28/12/2005

Edilcimar

Quall o espaço alocado para o arquivo temporário do windows? Qual o tempo (dias) para liberar a pasta de arquivos temporários? Quanto de HD o windows está usando como memória? Já passou um scandisk /r para verificar o HD?


Responder

29/12/2005

Thomaz_prg

Não sei se tem algo haver, mas como está a configuração do BDE:

Configuration->Drivers->Native->Paradox -> Block Size ??

Configuration->System -> Init -> MaxBufSize ?

Configuration->System -> Init -> MaxFileHandles ?

Configuration->System -> Init -> MemSize ?

Configuration->System -> Init -> SharedMemSize ?

Tente aumentar esses valores, e recrie os índices.


Responder

29/12/2005

Eixox

Estimado amigo,

Já vi casos em que na verdade a melhor das configurações não funciona de jeito nenhum. Porém perguntaria se na verdade o seu problema também não pode estar relacionado ao sistema operacional.

Dependendo da versão, podem ocorrer limitações ao número de registros que uma tabela pode armazenar. Se a sua tabela chegou a esse tamanho com Piradox, está na hora de repensar em outro sistema de gerenciamento de banco de dados ou então de verificar os recursos da máquina e do sistema operacional utilizado.


Responder

29/12/2005

Joaoshi

Colega,

Recentemente tive o mesmo problema utilizando query na tabela PARADOX.
A pesquisa sobre o problema apontou para varias causas possiveis, passando por erro do BDE, até o path do arquivo temporario.
Após observar que o BDE cria um arquivo temporario por nome INMEM000.REM na pasta temporaria, mudei a pasta temporaria para um nome curto (C:\TMP).

Parece meio confuso, mas espero ter ajudado.


Responder

29/12/2005

Gandalf.nho

A única coisa é que o tamanho da base não pode ser, já trabalhei com bases maiores em Paradox e nunca tive esse problema, inclusive removendo alguns arquivos, volta a funcionar. O diretório de temporários está limpo. As configurações da BDE são as padrões, que sempre uso em todos os sistemas e que nunca me deram problema. Até pensei que poderia ser alguma limitação do usuário, mas o problema tb ocorre com um usuário com permissões de administrador. Por enquanto, o sistema voltou a funcinar, depois que removi alguns arquivos, mas não sei pq quanto tempo vai ficar assim.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar