Fazer atualização no Banco de dados sem interferir nos dados

Delphi

28/01/2008

Queria saber como poderia fazer um programa extra de atualização de banco de dados, pois tipo assim:
Tenho o meu programa em um comercio, ai eu faço novas atualizaçoes tanto no banco de dados, mas ai quero atualizar ele, mas o cliente já tem os dados cadastrados nele, e ai queria fazer isso sem pegar o banco de dados e ficar mexendo, queria algo que acrecentasse o que e adcionei a mais no banco olhando pelo o banco original e sem alterar os dados que estão salvos no banco de dados!

Alguém poderia me ajudar!


Robinhocne

Robinhocne

Curtidas 0

Respostas

Ara.es

Ara.es

28/01/2008

ola robinhocne, qual banco vc usa?? Cara usando SQL Server vc consegue fazer isso, por exemplo se for adicionar um nova coluna na tabela vc pode dar add column e pronto, caso seja um coluna que não aceite valores nulos, vc poderá estipular um valor default, que será usado para os registros ja existentes.


GOSTEI 0
Robinhocne

Robinhocne

28/01/2008

Eu utilizo o Firebird.

Tá mas como eu monto esse programa digo, estava pensando em fazer assim:

Colocar uma busca para o banco a ser atualizado
Colocar uma busca para o banco original para comparar ou algo assim!
e colocar um botão para atualizar.

? :roll:


GOSTEI 0
Ara.es

Ara.es

28/01/2008

Você pode criar um tabela que armazene as versões das tabelas do seu banco.

Ou seja vc cria um mecanismo de conseguir sabe a versão de cada tabela. Por exemplo, quando criar o banco pela 1º vez todas as tabelas estarão na versão 1.0, nos eu banco original cada vez que vc alterar uma tabela, vc altera a versão dela na tabela de versões. Ai o que seu programa terá que fazer no cliente, é verificar a versão atual do sistema no cliente, e verificar qual a versão mais nova. ai saberá se terá que atualizar ou não. Flw!! Qualquer coisa escreva.


GOSTEI 0
Robinhocne

Robinhocne

28/01/2008

Fiz assim, coloquei duas buscas, e dois grids se ele for necessarios Ai na primeira buscar eu busco o banco de dados antigo o qual eu vou atualizar, ai nele mostra todas as tabelas no grid acho que isso serveria.
A segunda busca vai busca o segundo banco o qual seria o que iria comparar ou substituir deixando os dados arquivos nele no outro, e mostraria os dados no outro grid, ai teria um botão para atualizar e fazeria a atualização entre os campos e tabelas.


GOSTEI 0
Ara.es

Ara.es

28/01/2008

sempre que atualizar o banco que é o modelo para os outros, guarde os scripts das atualizações assim vc nao precisa substituir o banco velho, apenas rodar os scripts necesários. Tornando essa atualização mais simples.


GOSTEI 0
Robinhocne

Robinhocne

28/01/2008

ok, amigo mas como posso fazer para acontecer isso:

se possivel poder me auxiliar no msn me adciona ai:

robinhocne@hotmail.com


GOSTEI 0
POSTAR