Fazer gravação em CD a partir do Delphi, para backup.
Olá, Pessoal.
Estou precisando de uma ajuda.
Preciso criar um programa em Delphi que grave um diretório selecionado pelo usuario direto em um CD e finalize a seção no CD a partir do delphi.
Gostaria de saber se alguem conhece os componentes que devo usar e como usar. Se alguem tiver algum exemplo para poder me enviar, agradeço desde já.
Sem mais, um abraço a todos.
Fiquem com Deus e que Jesus ilumine os seus passos sempre por onde andares.
Ovidio Jr.
Estou precisando de uma ajuda.
Preciso criar um programa em Delphi que grave um diretório selecionado pelo usuario direto em um CD e finalize a seção no CD a partir do delphi.
Gostaria de saber se alguem conhece os componentes que devo usar e como usar. Se alguem tiver algum exemplo para poder me enviar, agradeço desde já.
Sem mais, um abraço a todos.
Fiquem com Deus e que Jesus ilumine os seus passos sempre por onde andares.
Ovidio Jr.
Ovidio
Curtidas 0
Respostas
Nildo
29/01/2004
Infelizmente não existe solução FREE para isso. Se houver alguem por favr me diga.
Preciso usar um componente assim para o mesmo proposito que você, no programa de backup que desenvolví. Meu chefe vai comprar o ´Magic CD Burner´. http://www.binarymagics.com/
Dentre TODOS os componentes atualizados que gravam CD, esse foi o que eu achei que funciona melhor do que todos. Então se quer um componente pago para isso, eu aconselho esse pois é feito em puro VCL.
T+
Preciso usar um componente assim para o mesmo proposito que você, no programa de backup que desenvolví. Meu chefe vai comprar o ´Magic CD Burner´. http://www.binarymagics.com/
Dentre TODOS os componentes atualizados que gravam CD, esse foi o que eu achei que funciona melhor do que todos. Então se quer um componente pago para isso, eu aconselho esse pois é feito em puro VCL.
T+
GOSTEI 0
Vinicius2k
29/01/2004
tbm me interessou, mas :shock: R$ 1.800 c/ fontes eh bem carinho...
nildo, particularmente nunca uso componentes sem fontes, mas vc recomendaria usar este?... R$ 600 até que é um preço melhorzinho...
nildo, particularmente nunca uso componentes sem fontes, mas vc recomendaria usar este?... R$ 600 até que é um preço melhorzinho...
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
Olha... Eu gostei muito!
Eu escrevi esse texto uma vez para mostrar pro meu chefe:
Vantagens / Desvantagens
------------------------
Magic CD/DVD Burner
- Vantagens
Compila junto com o executável (Não é necessario nenhum arquivo a mais)
Funciona tudo corretamente
- Desvantagens
Não grava CDs de música.
Não é de graça
- Preços
Sem fonte: US$ 199.00
Com fonte: US$ 599.00
NuCDR
- Vantagens
Grava CDs de Músicas/Dados
- Desvantagens
Funções como Capturar os drivers, obter velocidade ou qualquer outras informações sobre o Driver e mídia não funcionam
Está à 4 anos sem sofrer atualizações
Necessita de mais 2 arquivos (Ele + arquivo de licença)
Um dos arquivos contém um texto dizendo que tem direitos autorais e pode causar problemas sérios com penas criminais.
- Preços
Não é mais comercializado
CDWriterPro
- Vantagens
Grava CDs de Música/Dados
Tudo funciona corretamente sem erro nenhum
- Desvantagens
Não é de graça
Muito caro.
- Preços
Licensa simples de desenvolvedor. Atualizaçãoes de graça por 1 ano. Suporte via e-mail por 90 dias: $499.00
Eu escrevi esse texto uma vez para mostrar pro meu chefe:
Vantagens / Desvantagens
------------------------
Magic CD/DVD Burner
- Vantagens
Compila junto com o executável (Não é necessario nenhum arquivo a mais)
Funciona tudo corretamente
- Desvantagens
Não grava CDs de música.
Não é de graça
- Preços
Sem fonte: US$ 199.00
Com fonte: US$ 599.00
NuCDR
- Vantagens
Grava CDs de Músicas/Dados
- Desvantagens
Funções como Capturar os drivers, obter velocidade ou qualquer outras informações sobre o Driver e mídia não funcionam
Está à 4 anos sem sofrer atualizações
Um dos arquivos contém um texto dizendo que tem direitos autorais e pode causar problemas sérios com penas criminais.
- Preços
Não é mais comercializado
CDWriterPro
- Vantagens
Grava CDs de Música/Dados
Tudo funciona corretamente sem erro nenhum
- Desvantagens
Não é de graça
Muito caro.
- Preços
Licensa simples de desenvolvedor. Atualizaçãoes de graça por 1 ano. Suporte via e-mail por 90 dias: $499.00
GOSTEI 0
Cebikyn
29/01/2004
Existem componentes freeware pra gravação de CDs em Delphi (exclusivamente para Windows XP). E no site da MSDN (http://msdn.microsoft.com) ensina-se como usar IMAPI para gravar CDs (para WinXP ou Windows 2003 Server). Como não tenho nem WinXP nem o Server, nunca testei nenhuma das opções.
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
Sim, esse esquema de gravar em Windows XP é muito facil de se utilizar pois o proprio windows tanto o XP, NT, 2ks já tem um sistema de gravação interno. Só que no meu caso teria que funcionar em todos os SO.
GOSTEI 0
Aflsilva
29/01/2004
Nildo, seu chefe comprou o Magic CD Burner? Se comprou voce poderia me vende-lo tambem, desde que nao tenha limitacoes de instalacao ok. :wink:
Antonino
tunino@piernet.com.br
Antonino
tunino@piernet.com.br
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
Não. Acho que ele desistiu da ideia de gravar CDs
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Infelizmente não existe solução FREE para isso. Se houver alguem por favr me diga.
Gente, agora háuma solução Free e OpenSource para gravação de CDs no Delphi !!! Isso mesmo de graça e com o código-fonte. O nome do projeto é DelphiNeroAPI e os links estão na minha assinatura. O proejto está aberto apra qualquer um enviar códigos, perguntas, correções, sugestões e qualquer tipo de contribuição (código, documentação, até mesmo dinheiro apra poder usar mde serviços mais profissionais para o projeto)
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
´The API needs a licence for redistribution of Nero Burning ROM libraries or the program installed on the machine´
Isso quer dizer que para eu chegar a meu destino, ainda tenho que pagar.... Não pelo componente mas pela biblioteca da Nero.
Isso quer dizer que para eu chegar a meu destino, ainda tenho que pagar.... Não pelo componente mas pela biblioteca da Nero.
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
´The API needs a licence for redistribution of Nero Burning ROM libraries or the program installed on the machine´
Você deve levar em conta que hoje em dia muitos dos gravadores de CD vêm com o CD do Nero junto, os dois ultimos que coprei são um exemplo, e ele funciona perfeitametne com esta versão do Nero.
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
Sim, os gravadores que eu comprei vieram com o Nero. Mas e para quem não tem o Nero? No caso muitos de nossos clientes não tem o Nero.
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Sim, os gravadores que eu comprei vieram com o Nero. Mas e para quem não tem o Nero? No caso muitos de nossos clientes não tem o Nero.
Esses clientes podem até usar a versão demo do nero que funciona, mas o desenvolvedor tem a opção de deixar ao encargo do cliente comprar o nero à partir de US$60,00 ou o desenvolvedor pode entrar em contato com a Ahead e comprar uma lincença para a redistribuição das DLLs necessárias, que deve sair em em torno de US$ 100,00 - 300,00 +- .
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
Assim fica mais acessivel. Só que o Magic CD Burner que funciona perfeitamente sem precisar de nenhuma DLL ou nenhum arquivo externo pois é compilado com o executavel custa U$100. Muito mais acessivel...
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Assim fica mais acessivel. Só que o Magic CD Burner que funciona perfeitamente sem precisar de nenhuma DLL ou nenhum arquivo externo pois é compilado com o executavel custa U$100. Muito mais acessivel...
A vantagem em usar o projeto está em que se o desenvovledor quiser, a licança fica ao encargo do cliente, se ele vai comprar ou piratear ou já recebeu com o gravador dele é uma decisão dele. Para o desenvolvedor fica sem restrições e sem custo algum. Se você quiser os fontes deste componente que vc citou sai bem mais caro ...
GOSTEI 0
Nildo
29/01/2004
É verdade. Até concordo...
- Se você quiser gravar em CD, é necessário que você compre a liçensa de uso das APIs da Nero.
Vamos pensar e qualquer coisa nós testaremos essa API...
- Se você quiser gravar em CD, é necessário que você compre a liçensa de uso das APIs da Nero.
Vamos pensar e qualquer coisa nós testaremos essa API...
GOSTEI 0
Aflsilva
29/01/2004
Alexandre, voce poderia me enviar um pequeno exemplo de como eu utilizo o componente Delphi Nero API e quais os arquivos (do Nero)preciso ter ma maquina para utilizar o componente?
Grato.
Antonino Ferreira
tunino@piernet.com.br
Grato.
Antonino Ferreira
tunino@piernet.com.br
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Alexandre, voce poderia me enviar um pequeno exemplo de como eu utilizo o componente Delphi Nero API e quais os arquivos (do Nero)preciso ter ma maquina para utilizar o componente?
Grato.
Antonino Ferreira
tunino@piernet.com.br
No site do [url=http://sourceforge.net/projects/delphineroapi/]Projeto DelphiNeroAPI[/url] tem o release 0.22a, que tem exemplos em delphi de como usar para gravar diferentes tipos de CD (Audio, VideoCD, Imagem, Cd de dados ISO) e outros recursos como identificação de disposistovs, identificação d emídia, apagar CD-RW, ejetar o CD, detectar velocidades de leitura e gravação, detectar o que tem gravado e se tem espaço disponível, listar trilhas e outros recursos. Há recursos do nero que o projeto tem suporte, mas que ainda não foram desenvolvidos nem testados exemplos. Mas todos exemplos estão lá.
Quanto aos arquivos que precisa, você precisa ter o Nero ou algum desses produtos da Ahead (InCD, e outros) instalado na máquina e uma dll (neroAPI.dll) disponível no path comum, no system32 do windows ou no diretório onde está o executável.
Não há nada amis que fazer para usar o projeto, é só seguir os exemplos. No momento são units com funções para serem acessadas, assimq ue tivermos exemplos de tudo testados, vai ser dado início ao desenvolvimento de um conjunto de componentes para facilitar o uso.
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Grato.
Antonino Ferreira
tunino@piernet.com.br
Quanto aos arquivos, eu estava pensando agora, nunca testei, mas quem sabe somente algumas DLLs são necessárias e não todo Nero instalado. ë uma questão de testes, se você quiser fazer isto e me enviar um resultado eu posso colcocar no projeto as instruções com crédito à vc e ao seu trabalho por isso.
GOSTEI 0
Aflsilva
29/01/2004
Alexandre, baixei o componente do Projeto DelphiNeroAPI, mas quando vou compilar o demo ele pede o arquivo JVImage.dcu. Onde eu encontro o mesmo?
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
29/01/2004
Alexandre, baixei o componente do Projeto DelphiNeroAPI, mas quando vou compilar o demo ele pede o arquivo JVImage.dcu. Onde eu encontro o mesmo?
Colega,
jvImage é parte integrante da Jedi VCL. É só baixar e instalar! (SourceForge).
GOSTEI 0
Nerdex
29/01/2004
Crianças, chega de Nero, chega de procura incansável por componentes !!!!!!!! Vcs são ou não são programadores ??
Só digo isto : MCISendString.........
Lista completa do Multimídia Control Interface (strings de programação multimídia - direto do site da Microsoft...
Cliquem aqui, procurem especialmente por Record...é programem um pouco...
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/multimed/htm/_win32_multimedia_command_strings.asp
Lista completa do Multimídia Control Interface (strings de programação multimídia - direto do site da Microsoft...
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/multimed/htm/_win32_multimedia_command_strings.asp
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Crianças, chega de Nero, chega de procura incansável por componentes !!!!!!!! Vcs são ou não são programadores ??
Desculpe-me te desanimar, mas tenho a impressão de que estas funções do windows não têm nada a ver com gravação de CDs e mesmo que tenham, vc teria de criar todos os padroes na mão, o que é uma perda de tempo ...
GOSTEI 0
Okama
29/01/2004
Olá Amigos do Forum!
Estava passando e encontrei este tópico, olhei o site da Microsoft e esses comandos são pra gravar audio do CD para HD ?
Pelo que vi não fala nada sobre gravar dados no CD.
Caso você tenha um exemplo de como utilizar isso ficaria mais claro para a gente, tenho em vista que você já fez isso e está em uso.
Colabore com a comunidade. Grato.
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Olá Amigos do Forum!
Estava passando e encontrei este tópico, olhei o site da Microsoft e esses comandos são pra gravar audio do CD para HD ?
Pelo que vi não fala nada sobre gravar dados no CD.
Caso você tenha um exemplo de como utilizar isso ficaria mais claro para a gente, tenho em vista que você já fez isso e está em uso.
Colabore com a comunidade. Grato.
Gente, é tão mais fácil usar a API do Nero ... Porque se bater com a complexa API do Windows?
GOSTEI 0
Okama
29/01/2004
É exatamente isso que eu quero ver.
Se existe como gravar pelo Windows (somente 2000 e XP) como seria esse código.
Acabei de baixar seus exemplos e vou analisar, a idéia é muito boa e não vejo problemas com a licença do Nero, aqui tenho mais de 20 cds OEM.
Só quero comparar o uso de cada um.
Acabei de baixar seus exemplos e vou analisar, a idéia é muito boa e não vejo problemas com a licença do Nero, aqui tenho mais de 20 cds OEM.
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
É exatamente isso que eu quero ver.
Legal ... quanto à API do Windows, até onde eu sei a API de gravação em CD do Windows não funciona no Windows 2000 só no XP pra frente ...
GOSTEI 0
Okama
29/01/2004
Eu também acho, porém o NerdeX disse que fez e está em uso pela empresa onde trabalha e o link da M$ que enviou diz que o comando está presente deste o Win95
...sim, componentes caros existem...
Meu ponto de vista é que nós programadores, devemos aprender a programar... Desta forma, para operações com dispositivos multimídia (MCI), existem os camandos MCISendString, que tem o papel de ativar diversos mecanismos dos devices do windows.
Neste caso tratamos o device vcr=mcivisca.drv (ver no system.ini) p/ ser tratado;
No comando SendString, existem 4 parâmetros à serem configurados, pegue por exemplo o camando para abrir o drive de CDRom, que é:
MciSendString(´Set cdaudio door open´, nil, 0, handle); e configure com os novos parâmetros como record, no caso.
Só que para isto, acesse o meu site, e veja o link para o site da Microsoft para todos os camandos MCI existentes, explicações de utilização e exemplos de codificação...
Abraço e bom projeto. O meu gravador de backups automáticos que fiz está em uso na empresa que trabalho.
HP pessoal >>>>>>>>>>> www.process.pop.com.br
Requirements
Windows NT/2000/XP: Included in Windows NT 3.1 and later. Not supported in 64-bit versions.
Windows 95/98/Me: Included in Windows 95 and later.
Header: Declared in Mmsystem.h; include Windows.h.
Library: Use Winmm.lib.
Unicode: Implemented as Unicode and ANSI versions on Windows NT/2000/XP.
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
Eu também acho, porém o NerdeX disse que fez e está em uso pela empresa onde trabalha e o link da M$ que enviou diz que o comando está presente deste o Win95
[quote:1c79e26691=´NerdeX´]...sim, componentes caros existem...
Meu ponto de vista é que nós programadores, devemos aprender a programar... Desta forma, para operações com dispositivos multimídia (MCI), existem os camandos MCISendString, que tem o papel de ativar diversos mecanismos dos devices do windows.
Neste caso tratamos o device vcr=mcivisca.drv (ver no system.ini) p/ ser tratado;
No comando SendString, existem 4 parâmetros à serem configurados, pegue por exemplo o camando para abrir o drive de CDRom, que é:
MciSendString(´Set cdaudio door open´, nil, 0, handle); e configure com os novos parâmetros como record, no caso.
Só que para isto, acesse o meu site, e veja o link para o site da Microsoft para todos os camandos MCI existentes, explicações de utilização e exemplos de codificação...
Abraço e bom projeto. O meu gravador de backups automáticos que fiz está em uso na empresa que trabalho.
HP pessoal >>>>>>>>>>> www.process.pop.com.br
Requirements
Windows NT/2000/XP: Included in Windows NT 3.1 and later. Not supported in 64-bit versions.
Windows 95/98/Me: Included in Windows 95 and later.
Header: Declared in Mmsystem.h; include Windows.h.
Library: Use Winmm.lib.
Unicode: Implemented as Unicode and ANSI versions on Windows NT/2000/XP.
[/quote:1c79e26691]Olha só o que dizia no site:
record The record command starts recording data. VCR and waveform-audio devices recognize this command. Although digital-video devices and MIDI sequencers also recognize this command, the MCIAVI and MCISEQ drivers do not implement it.
Isto quer dizer que este comando é da MCI, que é a interface de multimídia do windows para tocar CDs, abrir o drive, e gravar waves (placa de som) e AVIs (Vídeo Cassete - VCR) ligados ao computador.
a interface para gravação de CDs no XP é outra ... o cara pirou ...
GOSTEI 0
Alexandremarcondes
29/01/2004
a interface para gravação de CDs no XP é outra ... o cara pirou ...
dá uma olhada aqui:
[url=http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/shellcc/platform/shell/reference/ifaces/icdburn/icdburn.asp] ICDBurn[/url]
[url=http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/shellcc/platform/shell/reference/ifaces/icdburnext/icdburnext.asp]ICDBurnExt [/url]
[url=http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/devio/base/image_mastering_api.asp]IMAPI (Image Mastering API)[/url]
[url=http://msdn.microsoft.com/msdnmag/issues/04/04/CQA/default.aspx]CD Burning and Device Deiscovery with IMAPI[/url]
GOSTEI 0
Okama
29/01/2004
Interessante estes links, vou pesquisar mais...
Parece que só é possível utilizando o XP.
Parece que só é possível utilizando o XP.
GOSTEI 0