Ferramenta de Backup

Delphi

15/11/2004

Olá pessoal, tudo bem? Espero q sim...

Estou tentando criar uma ferramenta simples de backup pra embutir no meu programa. Alguém teria como me ajudar a começar ela? É pra fazer o básico, um form pra fazer o backup de um banco Firebird e outro pra restaurar o banco... Acho q tem q usar os comandos de backup e restore do próprio firebird não?? Não conheço eles.. :cry:

Allan Elias Ramos :cry:

Aersoftware

Aersoftware

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

15/11/2004

Uma boa sugestão é usar os componentes de backup/restore da própria paleta IBX (IBBackupService e IBRestoreService). Depois de feito o backup assim, você pode usar um componente de compactação para enviar o arquivo para disquetes ou até CD-RW. Uma boa sugestão de componente freeware é o ZipMaster [url]http://www.delphizip.net/index.html[/url]

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

15/11/2004

Eu baixei o FireBackup Enhanced, do site Firebase, mas não entendi muito o seu funcionamento, pois ele usa esse componentes IBX.. outros termos q eu não entendi também foi ´verbose´ e ´garbege collecttion´.. pq por esse programinha, existe váras possibilidades de como fazer o backup, mas nao entendi as diferenças.. :wink:

Allan Elias Ramos :roll:

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

15/11/2004

Verbose é quando ele mostra passo a passo o progresso do backup e garbage collection é a limpeza efetuada no banco de dados (informações que ficam de velhas transações)

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

15/11/2004

Se não for muito encomodo, ele me dá essas opções no Backup e Restore, pra q servem? Qual é(sao) a(s) melhor(es) opção(oes) pra deixar marcado??

Backup:

IgnoreCheckSums
IgnoreLimbo
MetaDataOnly
NoGarbageCollection
OldMetaDataDesc
NonTransportable
ConvertExtTables

Restore:

DeactivateIndexes
NoShadow
NoValidityCheck
OneRelationAtaTime
Replace
CreateNewDB
UseAllSpace

Allan Elias Ramos :wink:

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

15/11/2004

Ou melhor, o q seria mais recomendável usar.. o gbak ou os componentes IBX??

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

15/11/2004

Ou melhor, o q seria mais recomendável usar.. o gbak ou os componentes IBX??

Pelo que eu sei, não tem diferença, a única coisa que o Gbak é um utilitário de linha de comando e o IBX faz uso da Services API do IB/FB.

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

15/11/2004

Hmmm.. e onde eu utilizo o gbak? onde executo ele?

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

15/11/2004

Olá pessoal, eu denovo.. tentei fazer um programinha de Backup seguindo o exemplo do artigo FireBackup q tem no Firebase.. cheguei ao seguinte programa, mas ta dando um erro.. vou usar imagens pra demostrar melhor..

Estou usando os componentes IbBackupService e IbRestoreService.. nas configurações dos dois eu botei primeiro o usuário e senha do backup q estou tentando fazer.. depois botei o SYSDBA e masterkey normal.. mas sempre deu o mesmo erro.. vamos a ele..

O código q uso no botão Iniciar Backup é o seguinte:

Backup.DatabaseName := QuotedStr(EdtLocalBackup.Text);
  ShowMessage(Backup.DatabaseName);
  Backup.BackupFile.Clear;
  Backup.BackupFile.Add(quotedstr(EdtDestinoBackup.Text+´\´+´BackupDados.gbak´));
  ShowMessage(Backup.BackupFile.GetText);
  Backup.Active := true;
  Backup.ServiceStart;
  BackUp.Active := false;

Primeiro aparece essa tela..

[url]www.multiversox.com/images/hqmx/01.JPG[/url]

Aí eu escolho o local onde ta o Banco e onde ele vai ser gravado.. e da o seguinte erro:

[url]www.multiversox.com/images/hqmx/05.JPG[/url]

O q pode ser isso?? Ele da esse erro quando entre no ServiceStart..

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

15/11/2004

Qual o nome do servidor (propriedade ServerName)

e qual o protocolo?

GOSTEI 0
Aersoftware

Aersoftware

15/11/2004

Bom, eu até estava com um erro nisso q solucionei.. o protocolo é o TCP e no ServerName eu nao tinha nada, até dava um erro na hora de acessar a Gestão de Usuários pelo IbExpert.. aí mudei o ServerName pra localhost e a Gestão funcionou..

Aí troquei la o ServerName pra receber ´localhost´ e o Protocol pra TCP.. deu o mesmo erro.. até tentei trocar o ServerName pra ´127.0.0.1´ e o erro foi o mesmo.. :cry:

GOSTEI 0
POSTAR