Ferramenta de modelagem de dados

Modelagem

09/08/2005

Bom dia, caros colegas, eu estou usando a ferramenta Visio da Microsoft para modelagem, entretanto, a notação que a mesma utiliza não é a que eu gostaria de utilizar. Eu não sei se ela possui, tampouco não sei se alguma outra ferramenta comercial modela o sistema utilizando aquela notação onde entidades são retângulos, atributos são elipses e relacionamentos são losangos.

Alguém pode tirar essa dúvida :?:


Isandro Azedo

Isandro Azedo

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

09/08/2005

|são retângulos, atributos são elipses e relacionamentos são losangos.

Nunca vi uma ferramenta q desenhase os atributos como elipses (até pq o desenlho ficaria ilegível para entidades com muitos atributos) -- geralmente as entidades são retângulos e os atributos são escritos no interior deste retângulo.

Relacionamento como losango não é muito usado... a notação de linhas com pés-de-galinha é o ´padrão´ ... mas eu lembro de ter visto já uma ferramenta nacional Dr. CASE (www.squadra.com.br) se não me engano q usa a notação q vc busca.


T+


GOSTEI 0
Marcio.theis

Marcio.theis

09/08/2005

Até onde eu conheça não existe ferramentas que façam os ´desenhos´, ou seja, a notação de Peter Chen... No caso depende muito da ferramenta que você ira adotar para usar, eu pelo menos utilizo o Power Designer, que permite fazer a notação da Engenharia de Informações (pés de galinha) e outras... ficando a escolha. E ainda a nova versão do Power Designer integra a UML... o problema é que não é free... se quiser de uma olhadinha em:

http://www.sybase.com/products/developmentintegration/powerdesigner


GOSTEI 0
POSTAR