Firebird - Como começar?
Olá.
Estou tentando migrar do paradox para o firebird. Já baixei o firebird 1.0, mas não sei nem como começar a usa-lo [i:3b7c50bea5](desculpa aí a ´guinorância´).[/i:3b7c50bea5]
No paradox eu criava as minhas tabelas pelo DatabaseDesktop. E agora como devo fazer?
Valeu por qualquer ajuda.
Estou tentando migrar do paradox para o firebird. Já baixei o firebird 1.0, mas não sei nem como começar a usa-lo [i:3b7c50bea5](desculpa aí a ´guinorância´).[/i:3b7c50bea5]
No paradox eu criava as minhas tabelas pelo DatabaseDesktop. E agora como devo fazer?
Valeu por qualquer ajuda.
Capristo
Curtidas 0
Respostas
Rodolpho123
15/02/2004
Olá Capristo!
Bem, primeiramente vc tem que logar-se FB. Como? Iniciando o prompt do isql (deve estar na pasta bin do dirétório do FB). Exemplo: C:\´seu diretório´\bin\isql.exe -user SYSDBA -password masterkey
Feito isso, vc tem que criar o seu banco de dados. Ex: ´Seubanco.gdb´
Caso vc não especifique o caminho, o BD é criado na mesma pasta onde se encontra o seu isql.
Feito isso, ele vai lhe fazer uma pergunta de confirmação de criação do banco. Comfirme e pronto! O seu banco já foi criado.
Como vc, eu também criei muitas tablelas Paradox no DataBase Desktop. Criar tabelas no FB é parecido como o Desktop, porém, com uma visão diferente. Há um algumas limitações de tipos de campos, em relação ao Paradox, mas o desempenho destes BD são excelentes.
Para criar uma tabela, use o comando:
CREATE TABLE [nome_da_tabela] ([nome_do_campo] [tipo_de_campo]
([tamanho_do_campo]); Digite enter
Caso apareça na tela:
>CON
Significa que vc esqueceu de colocar um ponto-e-vírgula (;) para terminar o comando.
Aconselho a vc procurar algumas apostilas sobre FB pela web, pois são muitos os comando disponíveis.
Espero tê-lo ajudado!
Abraços.........!
Bem, primeiramente vc tem que logar-se FB. Como? Iniciando o prompt do isql (deve estar na pasta bin do dirétório do FB). Exemplo: C:\´seu diretório´\bin\isql.exe -user SYSDBA -password masterkey
Feito isso, vc tem que criar o seu banco de dados. Ex: ´Seubanco.gdb´
Caso vc não especifique o caminho, o BD é criado na mesma pasta onde se encontra o seu isql.
Feito isso, ele vai lhe fazer uma pergunta de confirmação de criação do banco. Comfirme e pronto! O seu banco já foi criado.
Como vc, eu também criei muitas tablelas Paradox no DataBase Desktop. Criar tabelas no FB é parecido como o Desktop, porém, com uma visão diferente. Há um algumas limitações de tipos de campos, em relação ao Paradox, mas o desempenho destes BD são excelentes.
Para criar uma tabela, use o comando:
CREATE TABLE [nome_da_tabela] ([nome_do_campo] [tipo_de_campo]
([tamanho_do_campo]); Digite enter
Caso apareça na tela:
>CON
Significa que vc esqueceu de colocar um ponto-e-vírgula (;) para terminar o comando.
Aconselho a vc procurar algumas apostilas sobre FB pela web, pois são muitos os comando disponíveis.
Espero tê-lo ajudado!
Abraços.........!
GOSTEI 0
Vieira_alex
15/02/2004
Amigo,
Tenho uma apostila que dá as nocões bem básicas, porém pode te ajudar muito, se quiser mando pra vc. por email.
Tenho uma apostila que dá as nocões bem básicas, porém pode te ajudar muito, se quiser mando pra vc. por email.
GOSTEI 0
Capristo
15/02/2004
Quero sim, amigo
Meu e-mail é [i:f101c5c758]capristo@estadao.com.br[/i:f101c5c758]
Valeu.
Meu e-mail é [i:f101c5c758]capristo@estadao.com.br[/i:f101c5c758]
Valeu.
GOSTEI 0
Cláudiogyn
15/02/2004
Caro colega, poderia me enviar também? csoinformatica@cultura.com.br Desde já agradeço
GOSTEI 0
Sid
15/02/2004
Caro colega, poderia me enviar também? csoinformatica@cultura.com.br Desde já agradeço
:D Se for possível, poderia enviar para mim tb ? sidney2002@ig.com.br
Muito obrigado !
GOSTEI 0
Capristo
15/02/2004
Caros colegas,
As dicas me ajudaram muito. Estou usando o [b:e7721d33ea]FB 1.5[/b:e7721d33ea]. Criei algumas tabelas pelo prompt. Não encontrei dificuldade com as linhas de comando.
Meu problema agora é criar um executável que ´converse´ com o FB.
Uso o D6 e não sei nem quais componentes usar e em qual palheta estão.
Se alguém puder ajudar eu agradeço! :roll:
As dicas me ajudaram muito. Estou usando o [b:e7721d33ea]FB 1.5[/b:e7721d33ea]. Criei algumas tabelas pelo prompt. Não encontrei dificuldade com as linhas de comando.
Meu problema agora é criar um executável que ´converse´ com o FB.
Uso o D6 e não sei nem quais componentes usar e em qual palheta estão.
Se alguém puder ajudar eu agradeço! :roll:
GOSTEI 0
Vieira_alex
15/02/2004
No inicio do Fórum Interbase/Firebird tem um tópico como fixo que ensina sobre como conectar sua aplicação ao Banco Firebird.
Blz.
Blz.
GOSTEI 0
Capristo
15/02/2004
Ok, do afarias, usando IBX.
Já imprimi e tentei fazer mas esbarrei num probleminha. O que é o [i:90bfc9eab5]character set [/i:90bfc9eab5]? Acho que é o que falta.
Também deixei a condição Start do FB em automático. Isso é correto, ou é melhor deixar em manual?
Já imprimi e tentei fazer mas esbarrei num probleminha. O que é o [i:90bfc9eab5]character set [/i:90bfc9eab5]? Acho que é o que falta.
Também deixei a condição Start do FB em automático. Isso é correto, ou é melhor deixar em manual?
GOSTEI 0
Bibi
15/02/2004
cláudiogyn escreveu:
Se possivel poderia enviar pra mim tb ? altaismouza@ibest.com.br
Obrigado,
Se possivel poderia enviar pra mim tb ? altaismouza@ibest.com.br
Obrigado,
GOSTEI 0