Fórum Firebird - Como começar? #42374

15/02/2004

0

Olá.
Estou tentando migrar do paradox para o firebird. Já baixei o firebird 1.0, mas não sei nem como começar a usa-lo [i:3b7c50bea5](desculpa aí a ´guinorância´).[/i:3b7c50bea5]
No paradox eu criava as minhas tabelas pelo DatabaseDesktop. E agora como devo fazer?
Valeu por qualquer ajuda.

Capristo

Capristo

Responder

16/02/2004

Rodolpho123

Olá Capristo!
Bem, primeiramente vc tem que logar-se FB. Como? Iniciando o prompt do isql (deve estar na pasta bin do dirétório do FB). Exemplo: C:\´seu diretório´\bin\isql.exe -user SYSDBA -password masterkey
Feito isso, vc tem que criar o seu banco de dados. Ex: ´Seubanco.gdb´
Caso vc não especifique o caminho, o BD é criado na mesma pasta onde se encontra o seu isql.
Feito isso, ele vai lhe fazer uma pergunta de confirmação de criação do banco. Comfirme e pronto! O seu banco já foi criado.
Como vc, eu também criei muitas tablelas Paradox no DataBase Desktop. Criar tabelas no FB é parecido como o Desktop, porém, com uma visão diferente. Há um algumas limitações de tipos de campos, em relação ao Paradox, mas o desempenho destes BD são excelentes.
Para criar uma tabela, use o comando:

CREATE TABLE [nome_da_tabela] ([nome_do_campo] [tipo_de_campo]
([tamanho_do_campo]); Digite enter

Caso apareça na tela:
>CON
Significa que vc esqueceu de colocar um ponto-e-vírgula (;) para terminar o comando.
Aconselho a vc procurar algumas apostilas sobre FB pela web, pois são muitos os comando disponíveis.
Espero tê-lo ajudado!
Abraços.........!

Responder

Gostei + 0

17/02/2004

Vieira_alex

Amigo,

Tenho uma apostila que dá as nocões bem básicas, porém pode te ajudar muito, se quiser mando pra vc. por email.

Responder

Gostei + 0

19/02/2004

Capristo

Quero sim, amigo

Meu e-mail é [i:f101c5c758]capristo@estadao.com.br[/i:f101c5c758]

Valeu.

Responder

Gostei + 0

19/02/2004

Cláudiogyn

Caro colega, poderia me enviar também? csoinformatica@cultura.com.br Desde já agradeço

Responder

Gostei + 0

09/03/2004

Sid

Caro colega, poderia me enviar também? csoinformatica@cultura.com.br Desde já agradeço

:D Se for possível, poderia enviar para mim tb ? sidney2002@ig.com.br
Muito obrigado !

Responder

Gostei + 0

12/03/2004

Capristo

Caros colegas,
As dicas me ajudaram muito. Estou usando o [b:e7721d33ea]FB 1.5[/b:e7721d33ea]. Criei algumas tabelas pelo prompt. Não encontrei dificuldade com as linhas de comando.
Meu problema agora é criar um executável que ´converse´ com o FB.
Uso o D6 e não sei nem quais componentes usar e em qual palheta estão.
Se alguém puder ajudar eu agradeço! :roll:

Responder

Gostei + 0

12/03/2004

Vieira_alex

No inicio do Fórum Interbase/Firebird tem um tópico como fixo que ensina sobre como conectar sua aplicação ao Banco Firebird.

Blz.

Responder

Gostei + 0

12/03/2004

Capristo

Ok, do afarias, usando IBX.
Já imprimi e tentei fazer mas esbarrei num probleminha. O que é o [i:90bfc9eab5]character set [/i:90bfc9eab5]? Acho que é o que falta.
Também deixei a condição Start do FB em automático. Isso é correto, ou é melhor deixar em manual?

Responder

Gostei + 0

17/03/2004

Bibi

cláudiogyn escreveu:

Se possivel poderia enviar pra mim tb ? altaismouza@ibest.com.br

Obrigado,

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar