Firebird e Interbase o combate 2

Firebird

28/10/2005

Olha galera cansei de tentar fazer isso, não funciona, tenho dois banco e cada uma acessa servidores diferentes e tentei instalar os dois no mesmo micro e não funciona, troquei a porta do Firebird, utilizei a fbclient em vez da gds32. so que preciso usar os dois....

aplicação 1 > teste1.gdb utiliza Firebird 1.52

aplicação 2 > teste2.gdb utiliza Interbase 6.0

fiz tudo que tava aqui no forum, nada funcionou....

Valew

Gm.gui

Gm.gui

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

28/10/2005

se os bancos estão em servidores diferentes então não tem pq mudar a porta de qualquer 1 deles

para usar clientes diferentes (gds32.dll) para cada programa na mesma estação, basta copiar a gds32.dll específica de cada aplicação para a pasta dos executáveis, só isso.

T+

GOSTEI 0
Gm.gui

Gm.gui

28/10/2005

Meu amigo Afarias, acho que não estmos nos entendendo, já notei que vc é bom nisso então vou me expressar melhor...

quando disse servidor me expressei mal, quis dizer bancos diferentes, mas eles estão na mesma máquina (servidor)...

se conseguir me ajudar ótimo fico muito grato

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

28/10/2005

para ter o IB e FB 1.5 rodando na mesma máquina faça:

1) para começar uma instalação limpa, desinstale ambos (se houver) e certifíque-se de apagar qualquer gds32.dll e fbclient.dll da pasta de sistema do Windows (System ou System32) e tb do path

2) instale o IB e inicie o serviço

3) faça um backup da gds32.dll (do IB) que está na pasta de sistema do Windows (system ou system32)

4) instale o fb 1.5 (*não* inicie o server após a instalação)

5) restaure a biblioteca gds32.dll do IB q vc fez backup lá na pasta de sistema do Windows

6) abra o arquivo firebird.conf e altere a porta de trabalho do fb

7) inicie o serviço do FB

para conectar qualquer estação no servidor ib use::

servidor:caminho_da_base

para conectar qualquer estação no servidor fb use::

servidor/porta:caminho_da_base

T+

GOSTEI 0
Gm.gui

Gm.gui

28/10/2005

Blz, tem dois post, ai, voui assumir esse pra não ter que responder duas vezes e editarem ainda meu nick....falow desculpe por esse transtorno....

Bom voltando ao assunto....ta mas é o a intalação do fire como procedo....

qual tipo instalo, com gds32 ou fbclient, e na aplicação uso DBXpress com driver do interbase, troco o vendorlib para fbclient ou deixo gds32, isso na aplicação que vai usar Fire

acho que é aqui que estou me perdendo e não na instalação dos servidores...

Mais uma ves te peço desculpas por estar de enchendo o saco com isso...

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

28/10/2005

|qual tipo instalo, com gds32 ou fbclient, e na aplicação uso DBXpress
|com driver do interbase, troco o vendorlib para fbclient ou deixo gds32,
|isso na aplicação que vai usar Fire

veja, vc tem q deixar claro se está falando do cliente ou do servidor; DBX não tem nada a ver com servidor, e no post anterior vc falou q o problema era a instalaçào do servidor.

eu não tenho experiência com dbx mas creio q o vendorlib deveria apontar para gds32.dll usando a gds32 do FB (biblioteca de compatibilidade)

para quem usa dbx não sei como é para usar o cliente do fb junto com o executável ou só pode ser no path (Windows\System32) ... o pessoal ai com experiência em dbx deve se pronunciar...

se vc tem q ter os clientes do IB e FB na mesma estação, o melhor talvês seja manter no Windows\system32 a biblioteca usada pelo DBX

enquanto os demais programas usam o seu respectivo cliente junto com o executável

T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

28/10/2005

Instalação dos servers OK?

Acesso:

Se vc usa IBX na aplicação que acessa o FB, vc deve instalar o FB Client sem o ´modo de compatibilidade´ pois ele substitui a GDS32.DLL do IB.
Após instalados os dois Clients (IB e FB), faça um copia a FBCLIENT.DLL com o nome de GDS32.DLL para o diretorio da sua aplicação, junto ao executável. Pronto. Quando a sua aplicação for efetuar a conexão vai utilizar a GDS32.DLL que está junto da aplicação e esta é a DLL do FB. A DLL do IB estará ´quietinha´ lá no ¬system¬ do Windows e será utilizada pelas aplicações que não possuem a DLL no mesmo local do .exe.

Usando o DBX, altere o VendorLib do TSQLConnection para ´FBCLIENT.DLL´ e instale o FB Client sem o ´modo de compatibilidade´. Com isso, a DLL do IB não é substituída e não faz nenhuma diferença para a sua aplicação pois ela irá utilizar a FBCLIENT.DLL.

T+

GOSTEI 0
Gm.gui

Gm.gui

28/10/2005

Vou testar isso assim que tiver tempo, mas não sei uma vez coloquei no meu DBX, o vendoLib setado para FBClient e me dava erro de memória....

vou testar novamente fazendo estas instalações desde o inicio em um PC que nunca foi instalado...

Caso der certo posto no forum como consegui , valew pela força e desculpe o encomodo....

GOSTEI 0
POSTAR