Fórum Firebird e Interbase o combate 2 #53653
28/10/2005
0
aplicação 1 > teste1.gdb utiliza Firebird 1.52
aplicação 2 > teste2.gdb utiliza Interbase 6.0
fiz tudo que tava aqui no forum, nada funcionou....
Valew
Gm.gui
Curtir tópico
+ 0Posts
28/10/2005
Afarias
para usar clientes diferentes (gds32.dll) para cada programa na mesma estação, basta copiar a gds32.dll específica de cada aplicação para a pasta dos executáveis, só isso.
T+
Gostei + 0
28/10/2005
Gm.gui
quando disse servidor me expressei mal, quis dizer bancos diferentes, mas eles estão na mesma máquina (servidor)...
se conseguir me ajudar ótimo fico muito grato
Gostei + 0
28/10/2005
Afarias
1) para começar uma instalação limpa, desinstale ambos (se houver) e certifíque-se de apagar qualquer gds32.dll e fbclient.dll da pasta de sistema do Windows (System ou System32) e tb do path
2) instale o IB e inicie o serviço
3) faça um backup da gds32.dll (do IB) que está na pasta de sistema do Windows (system ou system32)
4) instale o fb 1.5 (*não* inicie o server após a instalação)
5) restaure a biblioteca gds32.dll do IB q vc fez backup lá na pasta de sistema do Windows
6) abra o arquivo firebird.conf e altere a porta de trabalho do fb
7) inicie o serviço do FB
para conectar qualquer estação no servidor ib use::
servidor:caminho_da_base
para conectar qualquer estação no servidor fb use::
servidor/porta:caminho_da_base
T+
Gostei + 0
29/10/2005
Gm.gui
Bom voltando ao assunto....ta mas é o a intalação do fire como procedo....
qual tipo instalo, com gds32 ou fbclient, e na aplicação uso DBXpress com driver do interbase, troco o vendorlib para fbclient ou deixo gds32, isso na aplicação que vai usar Fire
acho que é aqui que estou me perdendo e não na instalação dos servidores...
Mais uma ves te peço desculpas por estar de enchendo o saco com isso...
Gostei + 0
29/10/2005
Afarias
|com driver do interbase, troco o vendorlib para fbclient ou deixo gds32,
|isso na aplicação que vai usar Fire
veja, vc tem q deixar claro se está falando do cliente ou do servidor; DBX não tem nada a ver com servidor, e no post anterior vc falou q o problema era a instalaçào do servidor.
eu não tenho experiência com dbx mas creio q o vendorlib deveria apontar para gds32.dll usando a gds32 do FB (biblioteca de compatibilidade)
para quem usa dbx não sei como é para usar o cliente do fb junto com o executável ou só pode ser no path (Windows\System32) ... o pessoal ai com experiência em dbx deve se pronunciar...
se vc tem q ter os clientes do IB e FB na mesma estação, o melhor talvês seja manter no Windows\system32 a biblioteca usada pelo DBX
enquanto os demais programas usam o seu respectivo cliente junto com o executável
T+
Gostei + 0
30/10/2005
Vinicius2k
Acesso:
Se vc usa IBX na aplicação que acessa o FB, vc deve instalar o FB Client sem o ´modo de compatibilidade´ pois ele substitui a GDS32.DLL do IB.
Após instalados os dois Clients (IB e FB), faça um copia a FBCLIENT.DLL com o nome de GDS32.DLL para o diretorio da sua aplicação, junto ao executável. Pronto. Quando a sua aplicação for efetuar a conexão vai utilizar a GDS32.DLL que está junto da aplicação e esta é a DLL do FB. A DLL do IB estará ´quietinha´ lá no ¬system¬ do Windows e será utilizada pelas aplicações que não possuem a DLL no mesmo local do .exe.
Usando o DBX, altere o VendorLib do TSQLConnection para ´FBCLIENT.DLL´ e instale o FB Client sem o ´modo de compatibilidade´. Com isso, a DLL do IB não é substituída e não faz nenhuma diferença para a sua aplicação pois ela irá utilizar a FBCLIENT.DLL.
T+
Gostei + 0
31/10/2005
Gm.gui
vou testar novamente fazendo estas instalações desde o inicio em um PC que nunca foi instalado...
Caso der certo posto no forum como consegui , valew pela força e desculpe o encomodo....
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)