Firebird Embedded : cursor not returned from query
Seguinte pessoal, segui os passos da vídeo do Guinter Pauli sobre o Embedded, coloquei as dll do firebird Embedded no diretório da aplicação, mas ocorre o seguinte erro:
Table: cursor not returned from query
Rodando o Firebird server não acontece o erro, apenas quando uso o Embedded.
Alguma luz?
Minha aplicação é em Delphi 2006 + toda estrutura DBexpress (SqlConnection -> SqlDataSet -> DataSetProvider -> ClientDataSet) e o drive de conexão é o UIBFirebird.
Table: cursor not returned from query
Rodando o Firebird server não acontece o erro, apenas quando uso o Embedded.
Alguma luz?
Minha aplicação é em Delphi 2006 + toda estrutura DBexpress (SqlConnection -> SqlDataSet -> DataSetProvider -> ClientDataSet) e o drive de conexão é o UIBFirebird.
Alessandre Niza
Curtidas 0
Respostas
Emerson Nascimento
17/08/2010
esse aviso aparece quando tenta-se executar o método Open num comando DML (insert, delete, update) ou DDL (create, drop, alter).
o Open deve ser usado somente para comandos DQL (select), para os demais use ExecSQL ou Execute.
o Open deve ser usado somente para comandos DQL (select), para os demais use ExecSQL ou Execute.
GOSTEI 0
Alessandre Niza
17/08/2010
Olá Emerson, encontrei essa resposta em outros fóruns também, mas, em meu código não há esse tipo de instruções SQL porque faço uso do ClientDataSet para inserção, edição e exclusão de dados, ou seja, apenas faço uso de Append, Delete ou edit no DataSet. Além disso, o erro não ocorre quando uso o Firebird server, me levando a crer que se trata de algo com o Firebird Embedded ...
Ao usar o Firebird server, não há qualquer erro, a aplicação funciona perfeitamente .... o erro surge ao dar Shutdown no servidor Firebird e usar a dll do Embedded.
Ao usar o Firebird server, não há qualquer erro, a aplicação funciona perfeitamente .... o erro surge ao dar Shutdown no servidor Firebird e usar a dll do Embedded.
GOSTEI 0
Alessandre Niza
17/08/2010
Olá pessoal, estou comentando esse post porque ainda não encontrei a solução.
Grato por mais alguma opinião.
Grato por mais alguma opinião.
GOSTEI 0
Carlos Mazzi
17/08/2010
Nas suas DDLs, de Procedures, ou triggers, existem algum metodo que está dando erro?
GOSTEI 0
Alessandre Niza
17/08/2010
Nas suas DDLs, de Procedures, ou triggers, existem algum metodo que está dando erro?
Olá Carlos.Nada, não há procedures ou triggers nesse banco.
GOSTEI 0
Marcello Assumpção
17/08/2010
O problema esta na relação entre o driver dbExpUIB15.dll e o firebird embedded. O embedded tem diferenças, em relação ao server, no envio de suas mensagen. Ou seja, não funciona com o driver dbExpUIB15.dll. Estou buscando solução, tem o UIB 2.5, compatível com o firebird 2.5 recém lançado, mas ainda não consegui compilar. Talvez essa versão supere o problema com a verão embedded.
GOSTEI 0
Marcello Assumpção
17/08/2010
O problema esta na relação entre o driver dbExpUIB15.dll e o firebird embedded. O embedded tem diferenças, em relação ao server, no envio de suas mensagens. Ou seja, não funciona com o driver dbExpUIB15.dll. Estou buscando solução, tem o UIB 2.5, compatível com o firebird 2.5 recém lançado, mas ainda não consegui compilar. Talvez essa versão supere o problema com a versão embedded.
GOSTEI 0
Marcello Assumpção
17/08/2010
O problema esta na relação entre o driver dbExpUIB15.dll e o firebird embedded. O embedded tem diferenças, em relação ao server, no envio de suas mensagens. Ou seja, não funciona com o driver dbExpUIB15.dll. Estou procurando uma solução, tem o UIB 2.5, compatível com o firebird 2.5 recém lançado, mas ainda não consegui compilar. Talvez essa versão do driver supere o problema com a versão do Firebird embedded.
GOSTEI 0
Alessandre Niza
17/08/2010
Obrigado por sua resposta Claudia.
Estava em dúvida sobre o driver mesmo, havia encontrado apenas uma referência a respeito disso em outros fóruns internacionais, no caso solucionaram utilizando um driver proprietário e caro.Se obtiver sucesso em compilar o driver ou souber de alguém que tenha gerado a dll, por favor, informe aqui nesse post mesmo.
Grato.
Estava em dúvida sobre o driver mesmo, havia encontrado apenas uma referência a respeito disso em outros fóruns internacionais, no caso solucionaram utilizando um driver proprietário e caro.Se obtiver sucesso em compilar o driver ou souber de alguém que tenha gerado a dll, por favor, informe aqui nesse post mesmo.
Grato.
GOSTEI 0
Bruno Figueira
17/08/2010
Alessandre,
eu resolvi da seguinte forma:
- Versão FireBird 2.1
- Todo o desenvolvimento usando os drivers do UIB FireBird15
- Distribuição com Firebird Embedded 2.1
No meu TSQLConnection alterei a propriedade ConnectionName para IBConnection e recompilei o sistema funcionando normalmente, dand Append, Edit, Delete normalmente
Estrutura de Componentes
TSQLConnection + TSQLDataSet + TDataSetProvider + TClientDataSet
Como entro pouco no forum, caso não consiga, entre em contato no email bfbraz@yahoo.com.br
[]'s
Bruno Figueira
- Versão FireBird 2.1
- Todo o desenvolvimento usando os drivers do UIB FireBird15
- Distribuição com Firebird Embedded 2.1
No meu TSQLConnection alterei a propriedade ConnectionName para IBConnection e recompilei o sistema funcionando normalmente, dand Append, Edit, Delete normalmente
Estrutura de Componentes
TSQLConnection + TSQLDataSet + TDataSetProvider + TClientDataSet
Como entro pouco no forum, caso não consiga, entre em contato no email bfbraz@yahoo.com.br
[]'s
Bruno Figueira
GOSTEI 0
Thiago Pedro
17/08/2010
Estou com problemas para colocar para conectar o Firebird 2.5 Embedded no Delphi 2010.
Alguém conseguiu ?
Alguém conseguiu ?
GOSTEI 0