Fórum Firebird Embedded : cursor not returned from query #383873

17/08/2010

0

Seguinte pessoal, segui os passos da vídeo do Guinter Pauli sobre o Embedded, coloquei as dll do firebird Embedded no diretório da aplicação, mas ocorre o seguinte erro: 

Table: cursor not returned from query

Rodando o Firebird server não acontece o erro, apenas quando uso o Embedded.
Alguma luz?
Minha aplicação é em Delphi 2006 + toda estrutura DBexpress (SqlConnection -> SqlDataSet -> DataSetProvider -> ClientDataSet) e o drive de conexão é o UIBFirebird.

Alessandre Niza

Alessandre Niza

Responder

17/08/2010

Emerson Nascimento

esse aviso aparece quando tenta-se executar o método Open num comando DML (insert, delete, update) ou DDL (create, drop, alter).

o Open deve ser usado somente para comandos DQL (select), para os demais use ExecSQL ou Execute.
Responder

Gostei + 0

17/08/2010

Alessandre Niza

Olá Emerson, encontrei essa resposta em outros fóruns também, mas, em meu código não há esse tipo de instruções SQL porque faço uso do ClientDataSet para inserção, edição e exclusão de dados, ou seja, apenas faço uso de Append, Delete ou edit no DataSet. Além disso, o erro não ocorre quando uso o Firebird server, me levando a crer que se trata de algo com o Firebird Embedded ...

Ao usar o Firebird server, não há qualquer erro, a aplicação funciona perfeitamente .... o erro surge ao dar Shutdown no servidor Firebird e usar a dll do Embedded.

Responder

Gostei + 0

24/08/2010

Alessandre Niza

Olá pessoal, estou comentando esse post porque ainda não encontrei a solução.
Grato por mais alguma opinião.
Responder

Gostei + 0

27/08/2010

Carlos Mazzi

Nas suas DDLs, de Procedures, ou triggers, existem algum metodo que está dando erro?
Responder

Gostei + 0

31/08/2010

Alessandre Niza

Nas suas DDLs, de Procedures, ou triggers, existem algum metodo que está dando erro?

Olá Carlos.Nada, não há procedures ou triggers nesse banco.
Responder

Gostei + 0

30/11/2010

Marcello Assumpção

O problema esta na relação entre o driver dbExpUIB15.dll e o firebird embedded.  O embedded tem diferenças, em relação ao server, no envio de suas mensagen.  Ou seja, não funciona com o driver dbExpUIB15.dll. Estou buscando solução, tem o UIB 2.5, compatível com o firebird 2.5 recém lançado, mas ainda não consegui compilar.  Talvez essa versão supere o problema com a verão embedded.
Responder

Gostei + 0

30/11/2010

Marcello Assumpção

O problema esta na relação entre o driver dbExpUIB15.dll e o firebird embedded.  O embedded tem diferenças, em relação ao server, no envio de suas mensagens.  Ou seja, não funciona com o driver dbExpUIB15.dll.  Estou buscando solução, tem o UIB 2.5, compatível com o firebird 2.5 recém lançado, mas ainda não consegui compilar.  Talvez essa versão supere o problema com a versão embedded.
Responder

Gostei + 0

30/11/2010

Marcello Assumpção

O problema esta na relação entre o driver dbExpUIB15.dll e o firebird embedded.  O embedded tem diferenças, em relação ao server, no envio de suas mensagens.  Ou seja, não funciona com o driver dbExpUIB15.dll.  Estou procurando uma solução, tem o UIB 2.5, compatível com o firebird 2.5 recém lançado, mas ainda não consegui compilar.  Talvez essa versão do driver supere o problema com a versão do Firebird embedded.
Responder

Gostei + 0

17/12/2010

Alessandre Niza

Obrigado por sua resposta Claudia. 
Estava em dúvida sobre o driver mesmo, havia encontrado apenas uma referência a respeito disso em outros fóruns internacionais, no caso solucionaram utilizando um driver proprietário e caro.Se obtiver sucesso em compilar o driver ou souber de alguém que tenha gerado a dll, por favor, informe aqui nesse post mesmo.
Grato.
Responder

Gostei + 0

02/09/2011

Bruno Figueira

Alessandre, eu resolvi da seguinte forma:

- Versão FireBird 2.1
- Todo o desenvolvimento usando os drivers do UIB FireBird15
- Distribuição com Firebird Embedded 2.1

No meu TSQLConnection alterei a propriedade ConnectionName para IBConnection e recompilei o sistema funcionando normalmente, dand Append, Edit, Delete normalmente

Estrutura de Componentes

TSQLConnection + TSQLDataSet + TDataSetProvider + TClientDataSet

Como entro pouco no forum, caso não consiga, entre em contato no email bfbraz@yahoo.com.br

[]'s
Bruno Figueira
Responder

Gostei + 0

06/09/2011

Thiago Pedro

Estou com problemas para colocar para conectar o Firebird 2.5 Embedded no Delphi 2010.
Alguém conseguiu ?
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar