Firebird Lento

Firebird

12/02/2010

Pessoal estou com um problema tenho um sistema que esta rodando em uma prefeitura e o sistema esta com o banco de dados com 47 mb, pequeno ainda o tamanho so que o sistema esta ficando muito lento nas consultas ao banco de dados e para tambem gerar os cadatros....Gostaria de saber se tem uam forma de agilizar a performa-se do meu sistema... a respeito a essa lentidão...

Laelson Fagundes

Laelson Fagundes

Curtidas 0

Respostas

Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

12/02/2010

verifique:

- anti-vírus
- firewall
- extensão do seu banco de dados (troque a para .fdb)
- otimização de pesquisas

GOSTEI 0
Leandro

Leandro

12/02/2010

Boa noite amigo, de uma olhada nesse topico   http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?p=12224&sid=c6edfbf447337b8a2120cb48631b10c3   quanto a ajuda do nosso amigo   extensão do seu banco de dados (troque a para .fdb)   nunca soube de nada parecido gostaria que o mesmo explicase melhor essa colocação.  
GOSTEI 0
Laelson Fagundes

Laelson Fagundes

12/02/2010

Ja mudei o banco de dados e continua a mesma coisa no outro sistema q eu tenho nao faz esse almento e lentidao no DB so neste sistema q esta acontecendo isso...
GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

12/02/2010

a troca da extensão se faz necessária pois os bancos de dados do Firebird, dependendo da versão, eram gerados como GDB (herança do Interbase). ocorre que a extensão GDB era 'monitorada' em algumas versões do Windows, o que tornava o acesso muito lento. a simples troca da extensão para FDB acabava com o problema.
GOSTEI 0
Robson Catunda

Robson Catunda

12/02/2010

Consultas lentas podem estar atreladas, tambem, ao tipo de conexão com o BD e à forma que vc abre e trata as consultas. Quais componentes utiliza e como vc estrutura seus comandos SQL.
Veja tb a ausência ou má esquematização de indices e relacionamentos entre tabelas.
GOSTEI 0
Luis Godinho

Luis Godinho

12/02/2010

Verifique se em suas consultas esta utilizando os comando "LOCATE", "LAST", "FIRST", etc... Os mesmo ficam lentos quando se trata de tabelas com muitos registros.
GOSTEI 0
Alison Bissoli

Alison Bissoli

12/02/2010

Verifique o tamanho dos arquivos de paginação e o tráfego na rede se está pesado. Se possível quebre as grandes tabelas com tabelas filhas. Em primeiro caso, gostaria muito que verificasse se é possível passar seu sistema para n-tier, deixando a grande massa de informações serem filtradas no proprio servidor e enviado somente o necessário para a rede.
GOSTEI 0
Carlos Mazzi

Carlos Mazzi

12/02/2010

Vc esta trabalhando em qtas camadas? Faz uso de componentes TDataSet como Table ou Query? Eu tenho um programa, rodando um banco de dados com mais de 8Gigabytes! e funciona normal.   Verifique: -Sua manipulacao de dados; -Uso excessivo de Tables (first,Next, Last esses comandos são mais lentos pois varrem a tabela fisica inteirinha) -Sua rede / topologia; -Seu servidor /servicos;   Tenta ver esses pontos, se ainda persistirem da um toque aqui. abracos++
GOSTEI 0
POSTAR