Firebird rodando em rede
galera é o seguinte, desenvolvi um sistema que é assim:
- será implementado na recepção, o banco de dados é Firebird e tem que ficar na recepção. só que o médico quer analisar seus próximos pacientes no pc da sala dele. ou seja, precisará trabalhar em rede.
então, como eu faço pra colocar meu sistema e o bd Firebird pra rodar em rede sendo que o sistema e o BD tem que ficar na recepção e o mesmo sistema tem que ficar na sala do médico, só que ele tem que puxar o BD da recepção.
me ajudem por favor, é para depois de amanhã e já me matei e não consegui.
- será implementado na recepção, o banco de dados é Firebird e tem que ficar na recepção. só que o médico quer analisar seus próximos pacientes no pc da sala dele. ou seja, precisará trabalhar em rede.
então, como eu faço pra colocar meu sistema e o bd Firebird pra rodar em rede sendo que o sistema e o BD tem que ficar na recepção e o mesmo sistema tem que ficar na sala do médico, só que ele tem que puxar o BD da recepção.
me ajudem por favor, é para depois de amanhã e já me matei e não consegui.
Iniciante12345
Curtidas 0
Respostas
Pablobr
25/07/2005
Não entendi direito a sua dúvida...
Ta acessando o banco como? dbExpress? IBX?
Eu uso dbExpress e só tenho que distribuir as dll´s do dbexpress e também a fbclient.dll no pc onde irá acessar remotamente (no seu caso no pc do médico).
Tenta ser mais específico...
Abraço,
Ta acessando o banco como? dbExpress? IBX?
Eu uso dbExpress e só tenho que distribuir as dll´s do dbexpress e também a fbclient.dll no pc onde irá acessar remotamente (no seu caso no pc do médico).
Tenta ser mais específico...
Abraço,
GOSTEI 0
Iniciante12345
25/07/2005
Ixi cara.. Ah, o seguinte: eu to usando os componentes InterBase que acompanha o Delphi 6 [IBTable, IBQuery, IBUpdates, etc etc].
Então, detalhadamente, como faço isso? Por favor, explique o mais detalhadamente se possível.
Muito obrigado e Abraços.
Então, detalhadamente, como faço isso? Por favor, explique o mais detalhadamente se possível.
GOSTEI 0
Dberlese
25/07/2005
Ixi cara.. Ah, o seguinte: eu to usando os componentes InterBase que acompanha o Delphi 6 [IBTable, IBQuery, IBUpdates, etc etc].
Cara é muito simples, vc coloca um IP em cada maquina, em sua aplicação vc coloca um IBDatabase que estara ligado a um IBTransaction e vice versa ´ambos estao na paleta InterBase´, no IBDatabase em Connection coloque como Remoto, em Server vc vai colocar o Ip no caso da maquina da recepção em Protocol, vc coloca TCP em Database vc coloca o caminho onde esta armazenado seu BD ex. C:\Sistema\Dados\dados.gdb, em User Name provavelmente ira ser SYSDBA e em Password masterkey, desabilite a opção Login Prompt e só alegria, esta pronto... lembre-se de qdo inicar sua aplicação dar um:
IBDatabase1.Connected := True e IBTransaction1.Active := True..
Acho que é isso q vc quer!!
Danilo
GOSTEI 0
Iniciante12345
25/07/2005
mas olhe.. eu preciso fazer uma instalação sem BD? Tipo, no computador do médico eu vou colocar o mesmo BD também ou não? O BD irá nos dois computadores, digo, em C:/..... na recepção e em C:/.... no computador do médico?
GOSTEI 0
Dberlese
25/07/2005
mas olhe.. eu preciso fazer uma instalação sem BD? Tipo, no computador do médico eu vou colocar o mesmo BD também ou não? O BD irá nos dois computadores, digo, em C:/..... na recepção e em C:/.... no computador do médico?
Não, da forma que vc esta querendo o BD vai ficar apenas na recepcao, a dica que passe para vc anteriormente é para localizar o bd na recepcao, vc poderia ter 10 maquinas rodando o sistema com o mesmo executavel, e todos iria localizar a base de dados na maquina da recepcao pois foi lá q configuramos...
GOSTEI 0
Iniciante12345
25/07/2005
Ixii.. mas dá erro quando vou tentar passar o Connected pra True falando que Unable to complete network request to ...................
Bom, será que vou ter que colocar no código fonte: database.connected := true, pra ele funcionar só quando instalar lá? porque aqui não dá!
e otra, coloquei o IP pra ele buscar 125.125.10.1...... Pode ser esse?? E o computador do médico precisa ter um outro por exemplo 125.125.10.2??
Ah. Onde eu vou colocar esse IP no pc dele? Ve se tou certo:
vou em Meus locais de rede (xp) ou ambiente de rede (98 e outros) - no XP vou em Conexão local - clico em propriedades - seleciono protocolo TCP/IP e depois clico em usar o seguinte endereço de IP, e coloco 125.125.10.1... TÁ CERTO??? OU TÁ ERRADO??
Bom, será que vou ter que colocar no código fonte: database.connected := true, pra ele funcionar só quando instalar lá? porque aqui não dá!
e otra, coloquei o IP pra ele buscar 125.125.10.1...... Pode ser esse?? E o computador do médico precisa ter um outro por exemplo 125.125.10.2??
Ah. Onde eu vou colocar esse IP no pc dele? Ve se tou certo:
vou em Meus locais de rede (xp) ou ambiente de rede (98 e outros) - no XP vou em Conexão local - clico em propriedades - seleciono protocolo TCP/IP e depois clico em usar o seguinte endereço de IP, e coloco 125.125.10.1... TÁ CERTO??? OU TÁ ERRADO??
GOSTEI 0
Gandalf.nho
25/07/2005
Vc pode tb usar o componente IBDatabaseINI para facilitar o serviço de atribuir o caminho do banco de dados em runtime.
GOSTEI 0
Iniciante12345
25/07/2005
E ainda não consigo nem compilar o meu sistema. Quando vou compilar dá pau falando que não existe host ou algo assim. Como vou compilar pra mandar? Eu não tenho rede aqui.
*
Uhmmmm. Será que você poderia me falar todos os procedimentos pra configurar esse IBDataBaseINI? Ele já vem no Delphi instalado? E como eu vou configurar o DataBase e o Transaction se eu colocar esse componente?
*
Uhmmmm. Será que você poderia me falar todos os procedimentos pra configurar esse IBDataBaseINI? Ele já vem no Delphi instalado? E como eu vou configurar o DataBase e o Transaction se eu colocar esse componente?
GOSTEI 0
Gandalf.nho
25/07/2005
Esse componente faz parte da paleta Interbase, se vc não o tiver é necessário atualizar seu IBX em [url]http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/author?authorid=102[/url]. Dê uma olhada nesse tópico [url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=32251[/url] sobre seu uso.
Para poder compilar seu projeto, coloque no IBDatabase inicialmente o caminho da base onde vc faz seus testes e deixe as propriedades Connected = False e AlowStreamedConnect = False. Isso evitará esses problemas.
Para poder compilar seu projeto, coloque no IBDatabase inicialmente o caminho da base onde vc faz seus testes e deixe as propriedades Connected = False e AlowStreamedConnect = False. Isso evitará esses problemas.
GOSTEI 0
Iniciante12345
25/07/2005
Eu instalei e li os caras se falando sobre o componente. Mas não sei de arquivo INI nenhum. Que arquivo é esse? Onde devo salvá-lo?
Eu não entendi quase nada, então como faço todos os procedimentos detalhadamente pra mim, pra que eu possa fazer buscar meu bd?
Eu não entendi quase nada, então como faço todos os procedimentos detalhadamente pra mim, pra que eu possa fazer buscar meu bd?
GOSTEI 0