GARANTIR DESCONTO

Fórum Firebird rodando em rede #51771

25/07/2005

0

galera é o seguinte, desenvolvi um sistema que é assim:

- será implementado na recepção, o banco de dados é Firebird e tem que ficar na recepção. só que o médico quer analisar seus próximos pacientes no pc da sala dele. ou seja, precisará trabalhar em rede.

então, como eu faço pra colocar meu sistema e o bd Firebird pra rodar em rede sendo que o sistema e o BD tem que ficar na recepção e o mesmo sistema tem que ficar na sala do médico, só que ele tem que puxar o BD da recepção.

me ajudem por favor, é para depois de amanhã e já me matei e não consegui.

Iniciante12345

Iniciante12345

Responder

25/07/2005

Pablobr

Não entendi direito a sua dúvida...

Ta acessando o banco como? dbExpress? IBX?

Eu uso dbExpress e só tenho que distribuir as dll´s do dbexpress e também a fbclient.dll no pc onde irá acessar remotamente (no seu caso no pc do médico).

Tenta ser mais específico...

Abraço,

Responder

Gostei + 0

25/07/2005

Iniciante12345

Ixi cara.. Ah, o seguinte: eu to usando os componentes InterBase que acompanha o Delphi 6 [IBTable, IBQuery, IBUpdates, etc etc].

Então, detalhadamente, como faço isso? Por favor, explique o mais detalhadamente se possível.

Muito obrigado e Abraços.

Responder

Gostei + 0

25/07/2005

Dberlese

Ixi cara.. Ah, o seguinte: eu to usando os componentes InterBase que acompanha o Delphi 6 [IBTable, IBQuery, IBUpdates, etc etc]. Então, detalhadamente, como faço isso? Por favor, explique o mais detalhadamente se possível. Muito obrigado e Abraços.

Cara é muito simples, vc coloca um IP em cada maquina, em sua aplicação vc coloca um IBDatabase que estara ligado a um IBTransaction e vice versa ´ambos estao na paleta InterBase´, no IBDatabase em Connection coloque como Remoto, em Server vc vai colocar o Ip no caso da maquina da recepção em Protocol, vc coloca TCP em Database vc coloca o caminho onde esta armazenado seu BD ex. C:\Sistema\Dados\dados.gdb, em User Name provavelmente ira ser SYSDBA e em Password masterkey, desabilite a opção Login Prompt e só alegria, esta pronto... lembre-se de qdo inicar sua aplicação dar um:
IBDatabase1.Connected := True e IBTransaction1.Active := True..

Acho que é isso q vc quer!!

Danilo

Responder

Gostei + 0

25/07/2005

Iniciante12345

mas olhe.. eu preciso fazer uma instalação sem BD? Tipo, no computador do médico eu vou colocar o mesmo BD também ou não? O BD irá nos dois computadores, digo, em C:/..... na recepção e em C:/.... no computador do médico?

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Dberlese

mas olhe.. eu preciso fazer uma instalação sem BD? Tipo, no computador do médico eu vou colocar o mesmo BD também ou não? O BD irá nos dois computadores, digo, em C:/..... na recepção e em C:/.... no computador do médico?

Não, da forma que vc esta querendo o BD vai ficar apenas na recepcao, a dica que passe para vc anteriormente é para localizar o bd na recepcao, vc poderia ter 10 maquinas rodando o sistema com o mesmo executavel, e todos iria localizar a base de dados na maquina da recepcao pois foi lá q configuramos...

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Iniciante12345

Ixii.. mas dá erro quando vou tentar passar o Connected pra True falando que Unable to complete network request to ...................
Bom, será que vou ter que colocar no código fonte: database.connected := true, pra ele funcionar só quando instalar lá? porque aqui não dá!

e otra, coloquei o IP pra ele buscar 125.125.10.1...... Pode ser esse?? E o computador do médico precisa ter um outro por exemplo 125.125.10.2??

Ah. Onde eu vou colocar esse IP no pc dele? Ve se tou certo:

vou em Meus locais de rede (xp) ou ambiente de rede (98 e outros) - no XP vou em Conexão local - clico em propriedades - seleciono protocolo TCP/IP e depois clico em usar o seguinte endereço de IP, e coloco 125.125.10.1... TÁ CERTO??? OU TÁ ERRADO??

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Gandalf.nho

Vc pode tb usar o componente IBDatabaseINI para facilitar o serviço de atribuir o caminho do banco de dados em runtime.

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Iniciante12345

E ainda não consigo nem compilar o meu sistema. Quando vou compilar dá pau falando que não existe host ou algo assim. Como vou compilar pra mandar? Eu não tenho rede aqui.

*

Uhmmmm. Será que você poderia me falar todos os procedimentos pra configurar esse IBDataBaseINI? Ele já vem no Delphi instalado? E como eu vou configurar o DataBase e o Transaction se eu colocar esse componente?

Responder

Gostei + 0

26/07/2005

Gandalf.nho

Esse componente faz parte da paleta Interbase, se vc não o tiver é necessário atualizar seu IBX em [url]http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/author?authorid=102[/url]. Dê uma olhada nesse tópico [url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=32251[/url] sobre seu uso.

Para poder compilar seu projeto, coloque no IBDatabase inicialmente o caminho da base onde vc faz seus testes e deixe as propriedades Connected = False e AlowStreamedConnect = False. Isso evitará esses problemas.

Responder

Gostei + 0

31/07/2005

Iniciante12345

Eu instalei e li os caras se falando sobre o componente. Mas não sei de arquivo INI nenhum. Que arquivo é esse? Onde devo salvá-lo?

Eu não entendi quase nada, então como faço todos os procedimentos detalhadamente pra mim, pra que eu possa fazer buscar meu bd?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar