Formatar campos com DBEdit

Delphi

07/01/2004

Oi galera!!!
Tenho uma dúvida em relação a formatação de campos.
Eu vi em um exemplo de cadastro, que quando o usuario clica em novo cadastro, aparece varios campos pré formatados,
EX.:

(__)____-____ para telefone

___.___.___-__ para CPF

__/__/____ para data

Eu sei formatar mas com o MaskEdit.. mas gostaria de saber como q faço com o DBEdit...

Muito grato,
C Henrique

Chmdc83

Chmdc83

Curtidas 0

Respostas

Tnaires

Tnaires

07/01/2004

Olá
Vc tem q alterar a propriedade DisplayFormat do campo correspondente ao DBEdit. Para isso, vá no DataSet (Table ou Query) e clique duas vezes para aparecer o FieldsEditor. Clique no campo correspondente e pressione F11 para aparecer o Object Inspector. Procure a propriedade mencionada acima.
Por exemplo: para alterar a máscara para números com duas casas decimais com dois dígitos: #0.00 (o ´0´ obriga o programa a mostrar um número na casa correspondente).
Espero ter ajudado

GOSTEI 0
Wolverine

Wolverine

07/01/2004

:lol:
um jeito + fácil e uma dica
exemplo, abra o delphi, ñ abra o seu projeto
no formulário em branco, coloque um Table, só o Table, faça a conexão como o seu BD e selecione a tabela, ñ precisa ativar.

de um duplo click no componente Table, q esta no form, no quadro q abriu de nome form1.table1, de Ctrl + f, verá tds os seus campos, em cada campo tem a propriedade DisplayLabel (click no campo, Object Inspector), preenchida com o nome do campo q foi dado no criação de sua tabela, (ex: vc criou o campo cod_cli, no DisplayLabel aparecerá cod_cli, vc pode alterar para Código do Cliente, atenção! somente faça isso no DisplayLabel)
Depois tem a propriedade EditMask, lá vc colaca a mascara, igual no MaskEdit (lembro q só terá a propriedade EditMask campos Alpha (alfanuméricos), então CPF, TELEFONE tem q ser do tipo ALFA )

faça isso em tds os campos

Depois selecione tds e arraste para o form, verá q automaticamente será inserido no form tds os DBEdit com os Label mais o DataSource tds devidamente ligado

Espero ter ajudado

Qquer coisa estou ai

GOSTEI 0
Chmdc83

Chmdc83

07/01/2004

Obrigado amigos... resolvi meu problema...

Valeu!!! 8)

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

07/01/2004

Grande dica, Wolverine :o

GOSTEI 0
Carlos

Carlos

07/01/2004

Utilizei o MaskEdit para formatar campos nos DBEdit, mas me deparei com um problema. Como já sabem, os DBEdit são ligados aos datafields de um DataSet e estes datafields possuem tamanho fixo, então por exempo, tenho um campo cep de tamanho 8, quando formato o MaskEdit com a mascara 99.999-999, esta mascara passa de 8 caracteres e automaticamente some os dois últimos dígitos.

Gostaria de saber se alguém sabe como resolver este problema?
GOSTEI 0
Luiz Menin

Luiz Menin

07/01/2004

Isso ocorre porque você está gravando os separadores da máscara. Para isso não ocorrer, você deve adicionar ao final da máscara o ';0'.
GOSTEI 0
POSTAR