Front-end dinâmico ou back-end?
E aí, galera, tudo em paz?
Bem, ultimamente tenho gastado um tempinho lendo sobre umas bibliotecas JavaScript que me parecem muito interessantes: NodeJS e AngularJS. Vi que elas permitem desenvolver páginas dinâmicas apenas com JavaScript (ou seja, sem PHP, Java, etc).
Aí eu questiono: essas bibliotecas substituem realmente uma linguagem back-end? Ou seja, eu posso deixar de lado PHP, Java, entre outras e desenvolver realmente meu site apenas com NodeJS, por exemplo?
Um abraço e obrigado.
Bem, ultimamente tenho gastado um tempinho lendo sobre umas bibliotecas JavaScript que me parecem muito interessantes: NodeJS e AngularJS. Vi que elas permitem desenvolver páginas dinâmicas apenas com JavaScript (ou seja, sem PHP, Java, etc).
Aí eu questiono: essas bibliotecas substituem realmente uma linguagem back-end? Ou seja, eu posso deixar de lado PHP, Java, entre outras e desenvolver realmente meu site apenas com NodeJS, por exemplo?
Um abraço e obrigado.
Carlos Andriê
Curtidas 0
Respostas
Marcelo Pastore
02/09/2014
Uma resposta que é bastante utilizada "depende", isso vai depender do seu site, mas back-end não teria essa caracteristica de não possuir uma linguagem de programação, nesse caso não.
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Uma resposta que é bastante utilizada "depende", isso vai depender do seu site, mas back-end não teria essa caracteristica de não possuir uma linguagem de programação, nesse caso não.
Opa, Marcelo.Obrigado pela participação.
Desculpe minha ignorâcia, mas não entendi o que você quis dizer. Como assim "back-end não possuir uma linguagem de programação"?
Abraço.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
02/09/2014
Não quis dizer, desculpa se escrevi errado, só que não possibilidade de deixar de lado linguagens: php, java...etc. somente com javascript. se for somente com ele será bem limitado.
GOSTEI 0
Roseane Silva
02/09/2014
concordo Marcelo, nada te impede de fazer um site, mas deixar de lado as linguagens de programa, dependendo da situação não é possivel.
GOSTEI 0
Fabricio Alves
02/09/2014
Desculpa não entendi bem a sua duvida. criar site com sistema sem linguagem de programação?
GOSTEI 0
Alisson Santos
02/09/2014
Boa noite amigo.
Depende muito do que vai desenvolver. Tratando de sistema web não tem como substituir a linguagem de programação por uma de script pela interação com banco de dados.
Depende muito do que vai desenvolver. Tratando de sistema web não tem como substituir a linguagem de programação por uma de script pela interação com banco de dados.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
02/09/2014
Carlos, assim que puder tente descrever o que pretende fazer, o site com as caracteristicas.
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Olá, pessoal. Obrigado pela participação.
Eu não estou com nenhum projeto em mente, estou tentando entender o cenário para poder pensar em desenvolver algo.
Como eu disse, o NodeJS permite criar páginas dinâmicas apenas com JavaScript, inclusive acessar bancos de dados, pelo que andei vendo. Aí é que está minha dúvida: se existe uma forma de desenvolver só com JavaScript, então eu posso considerar a possibilidade de não utilizar uma linguagem de back-end para desenvolver um sistema web, ou essa NodeJS não é tão "espetacular" como eu estou pensando e não substitui PHP, Java, etc?
Obrigado.
Eu não estou com nenhum projeto em mente, estou tentando entender o cenário para poder pensar em desenvolver algo.
Como eu disse, o NodeJS permite criar páginas dinâmicas apenas com JavaScript, inclusive acessar bancos de dados, pelo que andei vendo. Aí é que está minha dúvida: se existe uma forma de desenvolver só com JavaScript, então eu posso considerar a possibilidade de não utilizar uma linguagem de back-end para desenvolver um sistema web, ou essa NodeJS não é tão "espetacular" como eu estou pensando e não substitui PHP, Java, etc?
Obrigado.
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Boa noite amigo.
Opa, Alisson. Obrigado por participar.Depende muito do que vai desenvolver. Tratando de sistema web não tem como substituir a linguagem de programação por uma de script pela interação com banco de dados.
Com NodeJS é possível acessar um banco de dados também. Eu achei incrível, e este é um dos motivos pelos quais fiquei em dúvida se NodeJS substituiria completamente linguagens com PHP e Java no back-end.
GOSTEI 0
João Effting
02/09/2014
Carlos,
pelo que entendi, lendo sobre o NodeJS, é justamente isso mesmo. Inclusive a grande frase deles é "JavaScript everywhere". Não cheguei a ir fundo, pra saber até onde ele permite ser utilizado no server-side, ou se essa ideia deles é de que possa se utilizar JavaScript no server-side, mas mesmo assim, necessitaria que houvesse uma linguagem de programação para outras atividades, mas pelo que compreendi, o objetivo dele é esse mesmo: não precisar de nenhuma outra linguagem de programação no server-side, e sim, só javascript.
pelo que entendi, lendo sobre o NodeJS, é justamente isso mesmo. Inclusive a grande frase deles é "JavaScript everywhere". Não cheguei a ir fundo, pra saber até onde ele permite ser utilizado no server-side, ou se essa ideia deles é de que possa se utilizar JavaScript no server-side, mas mesmo assim, necessitaria que houvesse uma linguagem de programação para outras atividades, mas pelo que compreendi, o objetivo dele é esse mesmo: não precisar de nenhuma outra linguagem de programação no server-side, e sim, só javascript.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
02/09/2014
Carlos, partindo da sua afirmação acho que não posso mais tentar te ajudar pois não conheço NodeJS. mas acho estranho ele "substituir" uma linguagem.
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Carlos,
Obrigado, João.pelo que entendi, lendo sobre o NodeJS, é justamente isso mesmo. Inclusive a grande frase deles é "JavaScript everywhere". Não cheguei a ir fundo, pra saber até onde ele permite ser utilizado no server-side, ou se essa ideia deles é de que possa se utilizar JavaScript no server-side, mas mesmo assim, necessitaria que houvesse uma linguagem de programação para outras atividades, mas pelo que compreendi, o objetivo dele é esse mesmo: não precisar de nenhuma outra linguagem de programação no server-side, e sim, só javascript.
Vou estudar mais a fundo o NodeJS para descobrir o que se pode fazer com ele. Se eu conseguir desenvolver um sistema completo sem utilizar diretamente uma linguagem server-side, então minha "suspeita" se confirmará.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
02/09/2014
João Paulo, em quais casos utiliza-se o NodeJS?
GOSTEI 0
João Effting
02/09/2014
Marcelo, não entrei muito a fundo no mundo do NodeJS, mas pelo que entendi superficialmente, a ideia deles é usar pra tudo.
Pra banco, pra laços, pra programar. Pelo que entendi, eles o NodeJS seria um C#, um php, um java da vida. Mas, não peguei nenhum projeto pra fazer com ele, pra poder te dizer até que ponto isso é verdade ou não. Eu vi que aqui no devmedia teve um tutorial pra criar uma rede social com o NodeJS, mas não peguei pra fazer, por não ser do meu interesse.
Pra banco, pra laços, pra programar. Pelo que entendi, eles o NodeJS seria um C#, um php, um java da vida. Mas, não peguei nenhum projeto pra fazer com ele, pra poder te dizer até que ponto isso é verdade ou não. Eu vi que aqui no devmedia teve um tutorial pra criar uma rede social com o NodeJS, mas não peguei pra fazer, por não ser do meu interesse.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
02/09/2014
podemos considerar que seja uma nova linguagem para web, de acordo com a sua descrição.
GOSTEI 0
Roseane Silva
02/09/2014
NodeJS???
GOSTEI 0
Joel Rodrigues
02/09/2014
NodeJS???
Alguma dúvida, Roseane?
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Olá, pessoal. Olha eu de volta depois de muito tempo.
Eu não diria que é uma nova linguagem, pois a linguagem utilizada é o JavaScript. Eu diria que é a expansão de uma linguagem já existente para desempenhar funções que até então eram necessariamente feitas com outras tecnologias, deixando o JavaScript apenas no front-end.
Uma das principais vantagens que vejo é o fato de não precisar conhecer outra linguagem completamente nova. Claro que no back-end a abordagem é bem diferente, mas a linguagem é uma só: JavaScript.
Alguém já está utilizando desde nossa última interação?
Eu não diria que é uma nova linguagem, pois a linguagem utilizada é o JavaScript. Eu diria que é a expansão de uma linguagem já existente para desempenhar funções que até então eram necessariamente feitas com outras tecnologias, deixando o JavaScript apenas no front-end.
Uma das principais vantagens que vejo é o fato de não precisar conhecer outra linguagem completamente nova. Claro que no back-end a abordagem é bem diferente, mas a linguagem é uma só: JavaScript.
Alguém já está utilizando desde nossa última interação?
GOSTEI 0
Roseane Silva
02/09/2014
NodeJS???
Alguma dúvida, Roseane?Não entendi o que é.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
02/09/2014
Carlos, é possivel usar javascript para back-end, foi isso que quis dizer?
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Carlos, é possivel usar javascript para back-end, foi isso que quis dizer?
Exatamente, Marcelo.
Inclusive eu mudo a forma de falar do NodeJS. Não se trata de uma biblioteca, e sim uma engine (motor, plataforma, como quiserem chamar) que roda JavaScript no back-end, permitindo desenvolver aplicações web inteiras sem Java, PHP, ou outra linguagem desse tipo.
Ou seja, diferente do que você entendeu inicialmente, não é que estejamos desenvolvendo uma aplicação sem linguagem back-end, na verdade essa linguagem existe e é a própria JavaScript.
GOSTEI 0
Carlos Andriê
02/09/2014
Não entendi o que é.
Olá, Roseane. Peço-lhe que dê uma olhada em todas as postagens deste tópico para ter uma ideia e que veja a documentação para maiores detalhes: http://nodejs.org/.
GOSTEI 0
Roseane Silva
02/09/2014
Amanha verei com calma, obrigada Carlos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lima
02/09/2014
A resposta é MEAN... da para desenvolver tudo com esses 4 caras ai
MongoDB
Express
AngularJS
Node.js
MongoDB
Express
AngularJS
Node.js