Fórum Front-end dinâmico ou back-end? #491119
02/09/2014
0
Bem, ultimamente tenho gastado um tempinho lendo sobre umas bibliotecas JavaScript que me parecem muito interessantes: NodeJS e AngularJS. Vi que elas permitem desenvolver páginas dinâmicas apenas com JavaScript (ou seja, sem PHP, Java, etc).
Aí eu questiono: essas bibliotecas substituem realmente uma linguagem back-end? Ou seja, eu posso deixar de lado PHP, Java, entre outras e desenvolver realmente meu site apenas com NodeJS, por exemplo?
Um abraço e obrigado.
Carlos Andriê
Curtir tópico
+ 0Posts
02/09/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
02/09/2014
Carlos Andriê
Obrigado pela participação.
Desculpe minha ignorâcia, mas não entendi o que você quis dizer. Como assim "back-end não possuir uma linguagem de programação"?
Abraço.
Gostei + 0
02/09/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
02/09/2014
Roseane Silva
Gostei + 0
02/09/2014
Fabricio Alves
Gostei + 0
03/09/2014
Alisson Santos
Depende muito do que vai desenvolver. Tratando de sistema web não tem como substituir a linguagem de programação por uma de script pela interação com banco de dados.
Gostei + 0
03/09/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
03/09/2014
Carlos Andriê
Eu não estou com nenhum projeto em mente, estou tentando entender o cenário para poder pensar em desenvolver algo.
Como eu disse, o NodeJS permite criar páginas dinâmicas apenas com JavaScript, inclusive acessar bancos de dados, pelo que andei vendo. Aí é que está minha dúvida: se existe uma forma de desenvolver só com JavaScript, então eu posso considerar a possibilidade de não utilizar uma linguagem de back-end para desenvolver um sistema web, ou essa NodeJS não é tão "espetacular" como eu estou pensando e não substitui PHP, Java, etc?
Obrigado.
Gostei + 0
03/09/2014
Carlos Andriê
Depende muito do que vai desenvolver. Tratando de sistema web não tem como substituir a linguagem de programação por uma de script pela interação com banco de dados.
Com NodeJS é possível acessar um banco de dados também. Eu achei incrível, e este é um dos motivos pelos quais fiquei em dúvida se NodeJS substituiria completamente linguagens com PHP e Java no back-end.
Gostei + 0
03/09/2014
João Effting
pelo que entendi, lendo sobre o NodeJS, é justamente isso mesmo. Inclusive a grande frase deles é "JavaScript everywhere". Não cheguei a ir fundo, pra saber até onde ele permite ser utilizado no server-side, ou se essa ideia deles é de que possa se utilizar JavaScript no server-side, mas mesmo assim, necessitaria que houvesse uma linguagem de programação para outras atividades, mas pelo que compreendi, o objetivo dele é esse mesmo: não precisar de nenhuma outra linguagem de programação no server-side, e sim, só javascript.
Gostei + 0
03/09/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
03/09/2014
Carlos Andriê
pelo que entendi, lendo sobre o NodeJS, é justamente isso mesmo. Inclusive a grande frase deles é "JavaScript everywhere". Não cheguei a ir fundo, pra saber até onde ele permite ser utilizado no server-side, ou se essa ideia deles é de que possa se utilizar JavaScript no server-side, mas mesmo assim, necessitaria que houvesse uma linguagem de programação para outras atividades, mas pelo que compreendi, o objetivo dele é esse mesmo: não precisar de nenhuma outra linguagem de programação no server-side, e sim, só javascript.
Vou estudar mais a fundo o NodeJS para descobrir o que se pode fazer com ele. Se eu conseguir desenvolver um sistema completo sem utilizar diretamente uma linguagem server-side, então minha "suspeita" se confirmará.
Gostei + 0
03/09/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
03/09/2014
João Effting
Pra banco, pra laços, pra programar. Pelo que entendi, eles o NodeJS seria um C#, um php, um java da vida. Mas, não peguei nenhum projeto pra fazer com ele, pra poder te dizer até que ponto isso é verdade ou não. Eu vi que aqui no devmedia teve um tutorial pra criar uma rede social com o NodeJS, mas não peguei pra fazer, por não ser do meu interesse.
Gostei + 0
03/09/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)