Função genérica para teclas de atalho
Pessoal,
Gostaria de saber como faço para criar uma função genérica para minhas teclas de atalho...
Gostaria de saber como faço para criar uma função genérica para minhas teclas de atalho...
procedure onKeyDown(Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin end; [code] o problema dessa função seria chamar o metodo click de um botão que tenho no meu form... como chamar esse método???
Lauro.balceiro
Curtidas 0
Respostas
Lauro.balceiro
11/05/2009
O que quero é basicamente criar uma UNIT que terá um método com essa assinatura:
no evento onKeyDown do meu Form e chamaria essa função teclasDeAtalho passando os parametros necessários e teclas de atalho por sua vez chamaria uma determinada procedure do form passado como parametro.
procedure teclasDeAtalho(frm : TForm; Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin //aqui deve chamar uma procedure do form passado como parametro end;
no evento onKeyDown do meu Form e chamaria essa função teclasDeAtalho passando os parametros necessários e teclas de atalho por sua vez chamaria uma determinada procedure do form passado como parametro.
GOSTEI 0
Lauro.balceiro
11/05/2009
e ai pessoal, será que não tem como fazer isso?
GOSTEI 0
Woinch
11/05/2009
O que faltou foi ser mais detalhista e menos impaciente.
Deixa eu ver se entendi:
Era isso?
PS: Não esqueça de ativar a propriedade KeyPreview de todos os Forms.
Qualquer dúvida favor postar.
Deixa eu ver se entendi:
procedure TForm1.FormKeyDown(Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin teclasDeAtalho(Self, Sender, Key, Shift); end; procedure teclasDeAtalho(frm : TForm; Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin //se pressionar ctrl + c chama EventoQueQueroChamar do form em que foi apertado a tecla ctrl + c if ((ssCtrl in Shift) and (Key = Ord(´C´))) then frm.EventoQueQuerChamar; end;
Era isso?
PS: Não esqueça de ativar a propriedade KeyPreview de todos os Forms.
Qualquer dúvida favor postar.
GOSTEI 0