Fórum Função genérica para teclas de atalho #370370
11/05/2009
0
Gostaria de saber como faço para criar uma função genérica para minhas teclas de atalho...
procedure onKeyDown(Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin end; [code] o problema dessa função seria chamar o metodo click de um botão que tenho no meu form... como chamar esse método???
Lauro.balceiro
Curtir tópico
+ 0Posts
12/05/2009
Lauro.balceiro
procedure teclasDeAtalho(frm : TForm; Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin //aqui deve chamar uma procedure do form passado como parametro end;
no evento onKeyDown do meu Form e chamaria essa função teclasDeAtalho passando os parametros necessários e teclas de atalho por sua vez chamaria uma determinada procedure do form passado como parametro.
Gostei + 0
13/05/2009
Lauro.balceiro
Gostei + 0
14/05/2009
Woinch
Deixa eu ver se entendi:
procedure TForm1.FormKeyDown(Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin teclasDeAtalho(Self, Sender, Key, Shift); end; procedure teclasDeAtalho(frm : TForm; Sender : TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState); begin //se pressionar ctrl + c chama EventoQueQueroChamar do form em que foi apertado a tecla ctrl + c if ((ssCtrl in Shift) and (Key = Ord(´C´))) then frm.EventoQueQuerChamar; end;
Era isso?
PS: Não esqueça de ativar a propriedade KeyPreview de todos os Forms.
Qualquer dúvida favor postar.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)