Funcão para inserir dados em uma tabela
Colega tem um tutorial ou apostila que explica de maneira pratica com usar
as procedure (function) do postgreesql? Ex:
Quero criar um funciotion de auditoria; Create function getAuditoria(usuario, operacao, nomeForm)
Dentro da funciotrion tem uma instrução sql (insert) para adicionar dados
na tabela auditoria. fim da função. No interbase ou firebird sei fazer, mas como estou aprendendo sobre postgreesql e disseram que ele é muito bom
tive dificuldades em interpretar o manual de referência. Desde ja obrigado!
as procedure (function) do postgreesql? Ex:
Quero criar um funciotion de auditoria; Create function getAuditoria(usuario, operacao, nomeForm)
Dentro da funciotrion tem uma instrução sql (insert) para adicionar dados
na tabela auditoria. fim da função. No interbase ou firebird sei fazer, mas como estou aprendendo sobre postgreesql e disseram que ele é muito bom
tive dificuldades em interpretar o manual de referência. Desde ja obrigado!
Nilo Souza
Curtidas 0
Respostas
Thiago Santana
19/03/2010
Amigo vc irá utilizar a mesma sintaxe de SQL tanto no Firebird quanto no Postgress!
A instrução SQL não muda!
Utilize o insert... Espero ter ajudado!
AbraçoO
A instrução SQL não muda!
Utilize o insert... Espero ter ajudado!
AbraçoO
GOSTEI 0
Nilo Souza
19/03/2010
A sintaxe eu sei, não sei como montar a função
passar argumento, tem uns $$ uma declaração que não entendi.
A sintaxe da função que tenho dificuldade. Entendeu?
A sintaxe da função que tenho dificuldade. Entendeu?
GOSTEI 0
Nilo Souza
19/03/2010
mas com coloco isso na tabela acima?
GOSTEI 0
Saulo Benvenutti
19/03/2010
nsouza ....o $$ é simplismente para interpretar os escapes literalmente (aspas e aspas duplas) ...,
a tua função pode ser criada em diversas linguagens, mas como a intenção não é te complicar :) .... eis os exemplos
create or replace function getAuditoria(usuario text, operacao text, nomeForm text) returns void as$$BEGIN insert into auditoria values (usuario, operacao, nomeform); RETURN NULL;END;$$ language 'plpgsql';
ou
create or replace function getAuditoria(usuario text, operacao text, nomeForm text) returns void as$$ insert into auditoria values ($1, $2, $3);$$ language SQL;
espero ter ajudado ...
a tua função pode ser criada em diversas linguagens, mas como a intenção não é te complicar :) .... eis os exemplos
create or replace function getAuditoria(usuario text, operacao text, nomeForm text) returns void as$$BEGIN insert into auditoria values (usuario, operacao, nomeform); RETURN NULL;END;$$ language 'plpgsql';
ou
create or replace function getAuditoria(usuario text, operacao text, nomeForm text) returns void as$$ insert into auditoria values ($1, $2, $3);$$ language SQL;
espero ter ajudado ...
GOSTEI 0