Fórum Funcão para inserir dados em uma tabela #107866

19/03/2010

0

Colega tem um tutorial ou apostila que explica de maneira pratica com usar
as procedure (function) do postgreesql? Ex:
Quero criar um funciotion de auditoria; Create function getAuditoria(usuario, operacao, nomeForm)
  Dentro da funciotrion tem uma instrução sql (insert) para adicionar dados
na tabela auditoria. fim da função. No interbase ou firebird sei fazer, mas como estou aprendendo sobre postgreesql e disseram que ele é muito bom
tive dificuldades em interpretar o manual de referência. Desde ja obrigado!
Nilo Souza

Nilo Souza

Responder

19/03/2010

Thiago Santana

Amigo vc irá utilizar a mesma sintaxe de SQL tanto no Firebird quanto no Postgress!
A instrução SQL não muda!
Utilize o insert... Espero ter ajudado!
AbraçoO
Responder

Gostei + 0

19/03/2010

Nilo Souza

A sintaxe eu sei, não sei como montar a função passar argumento, tem uns $$ uma declaração que não entendi.
A sintaxe da função que tenho dificuldade. Entendeu?
Responder

Gostei + 0

04/05/2010

Nilo Souza

mas com coloco isso na tabela acima?
Responder

Gostei + 0

09/06/2010

Saulo Benvenutti

nsouza ....o $$ é simplismente para interpretar os escapes literalmente (aspas e aspas duplas) ..., 
a tua função pode ser criada em diversas linguagens, mas como a intenção não é te complicar :) .... eis os exemplos 
create or replace function  getAuditoria(usuario text, operacao text, nomeForm text) returns void as$$BEGIN    insert into auditoria values (usuario, operacao, nomeform);    RETURN NULL;END;$$ language 'plpgsql';
ou 
create or replace function  getAuditoria(usuario text, operacao text, nomeForm text) returns void as$$    insert into auditoria values ($1, $2, $3);$$ language SQL;
espero ter ajudado ...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar