Geradores de Relatórios - Exclusivo p/Matriciais!!!

Delphi

14/03/2005

Gostaria de opniões sobre componente para relatórios exclusivamente sobre [b:f3c294d716]matriciais[/b:f3c294d716]. Tenho andado bastante insatisfeito com o que tenho visto e também estou bastante indeciso.

Uma coisa que estou trabalhando é sobre Notas Fiscais, e necessito imprimir [b:f3c294d716]LinhaxColuna[/b:f3c294d716] dentro de um formulário, ou seja, terá que sair nas medidas exatas de acordo com o tamanho do papel, e etc.

:wink:
Agradeço antecipado quem puder colaborar e expor experiências suas com diversos componentes.

Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

Curtidas 0

Respostas

Tuskinhu

Tuskinhu

14/03/2005

tenta a suit do VDOPrint

http://devres.freeprohost.com/portal/

qq coisa me manda um mail q te passo ele é pequeno.
tuskinhu@yahoo.com.br

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Cara eu tentei usar, já até baixei e tava vendo no site mas não tenho certeza se já está implementado um Preview. Os caras lá tavam comentando sobre isto mas não sei se na seção downloads já consta isto. Estava realmente querendo um relatório para matricial que tivesse preview e que fosse fiel para impressão de notas fiscais, boleto, etc. tipo [b:22498afd06]linhaxColuna[/b:22498afd06].

:idea:
Desde já agradeço!!!

GOSTEI 0
Fred

Fred

14/03/2005

Eu uso o Rave Reports normalmente, para imprimir cheques! e agora to fazendo a impressão da nota fiscal!!! no estilo xy!! e o usuario ainda configura sozinho o xy dos campos a serem impressos!!

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

14/03/2005

Pode tentar o Fortes tb, que tem um filtro para matriciais

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

[b:a4148a83d6]gandalf.nho escreveu :[/b:a4148a83d6]

Pode tentar o Fortes tb, que tem um filtro para matriciais

Cara foi até bom você têm falado sobre o FortesReport, pois o principal motivo de minha busca por outro componente foi justamente de um tópico que já postei no link [url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=59834&highlight=realbounds[/url]. Também coloquei no yahoo groups e estou aguardando retorno dos caras em [url]http://groups.yahoo.com/group/fortesreport/[/url], neste é só procurar pelo tópico ´[b:a4148a83d6]Propriedade RealBounds do TRLLabel da v3.23 não está implementada ???[/b:a4148a83d6]´, ou pelo índice [b:a4148a83d6]5517[/b:a4148a83d6].

Atualmente estou testando o FreeReports e o FastReport, não sei se na versão mais nova atende esses requisitos para matricial. Alguém sabe dizer ou outro componente que suporte ????

:D
Obrigado pela força!

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

14/03/2005

Eu uso o Rave Reports normalmente, para imprimir cheques! e agora to fazendo a impressão da nota fiscal!!! no estilo xy!! e o usuario ainda configura sozinho o xy dos campos a serem impressos!!

Mas para impressoras matriciais o rave é muito lento, colega... Além do mais, você está utilizando qual fonte? Você está fazendo a conversão cm/pixel?
Estou com o mesmo problema do colega... Tomare que apareçam soluções...

[]´s

GOSTEI 0
Fred

Fred

14/03/2005

eh, a impressao que faço eh tipo windows mesmo!! mas nao acho tao lenta assim nao!!! afinal eh soh uma pagina!! e estou usando cm!!

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Cara têm um negócio muito chato em relação à configuração de impressoras matriciais a respeito do [b:2df22f3b62]pulo de página[/b:2df22f3b62], não sei se vocês já ouviram falar um caso parecido. O Pulo de página que eu falo, é que a partir da segunda página em diante ele sempre desce uns 2(dois) centímetros, por exemplo, para cada nota. Vou ser mais específico, tipow: especifiquei que o campo Natureza/Operação fique a 20mm da margem da esquerda/direita e a 60mm de cima/baixo. A partir da segunda página, ele cai 67mm de cima/baixo, e depois 74, e assim por diante. Só terei sucesso na primeira impressão e todo o conteúdo do relatório também cai em relação à segunda, terceira, ... páginas. Caso não tenham entendido este probleminha me falem que eu explico novamente.

[b:2df22f3b62]Fred escreveu : [/b:2df22f3b62]
Mas nao acho tao lenta assim nao!!! afinal eh soh uma pagina!! e estou usando cm!!!

Uma coisa mais comuns em clientes, é que eles sempre irão imprimir em mais de uma página, eles têm mais de 20(vinte) notas fiscais para imprimir de uma vez só. Não sei se eu interpretei errado [b:2df22f3b62]Fred[/b:2df22f3b62], me corrija se eu estiver. Contudo o Rave têm tipo um filtro para Matriciais como o Fortes Report, de forma que imprima super-rápido ???

Gostaria de opniões sobre a nova versão do FastReport, estou atualmente testando e não estou tendo muito sucesso para MATRICIAIS imprimindo do tipo (LinhaxColuna) ou utilizando Filtros!!! Alguém sabe ???

:idea:
Desde já agradeço pela força galera!!!

GOSTEI 0
Elixandre

Elixandre

14/03/2005

Bem a impressão matricial para nota fiscal pode ser alcansada com uma infinidade de geradores de relatório e pelo método antigo, acho uma solução intermediaria e satisfatória um meio termo , hoje nos meus aplicativos faço o seguinte , sempre faço três funções :

printcabecalho
printdetalhe
printsumario

são três funcões que simplimente cria linhas de impressão de um cadastro no meu sistema onde o usuário efetua o cadastro de cada campo e linha tipo :

exemplo :

[cfop]
linha 1
10 espaços

[descrição cfop]
linha 1
30 espaços

e assim vou cadastrado e quando o item da configuração da nota é cadastrada com a mesma linha a rotina apenas junta na linha feita anterior , e quando muda de linha adiona o valor em clientdateset não acomplado e no fim tenho toda extrura da nota em cima de cadastro dentro do sistema onde posso fazer ainda a inclusção de outros recursos como :
as linhas que vai colocar no final do cabeçalho para separar cabeçalho detalhe, quantidade de linhas que vai poder existir no detalhe da nota e etc ...

e no fim só uso o recurso de impressão matricial e assim posso usar zreport,fastreport,rave sem me preocupar do relatório não colocar os espaçamentos corretos ...

em fim é um meio termo , mas que posso dizer que é eficiente pq ñ ficamos presos ao sistema copilados , ñ temos supresas no processo de transformação que o gerenciador pode a vim a calcular, e qualquer problema de espaçamento vamos no sistema e mudamos no cadastros dos campos da nota !

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Obrigado pela opnião [b:2d34dbb96c]elixandre[/b:2d34dbb96c]. Mas não entendi a tua solução, ou caso você tenha interpretado mal, mas uns dos grandes problemas que estou tendo é referente a fidelidade de posição de cada campo que será impresso. Sobre as suas 3(três) funções como você define onde cada campo será impresso, tipo posição no papel para [b:2d34dbb96c]LinhaxColuna[/b:2d34dbb96c] gostaria que explicasse melhor como funcionaria, isto, ou caso possa colocar uma parte do código como é feito.

[b:2d34dbb96c]elixandre escreveu :[/b:2d34dbb96c]
e no fim só uso o recurso de impressão matricial e assim posso usar zreport,fastreport,rave sem me preocupar do relatório não colocar os espaçamentos corretos ...

E gostaria de vê-lo no código principalmente em relação a sua citação acima, lembrando que também utilizo uma forma de configuração em cada máquina, tipow, onde cada campo vai ser impresso em relação ao posicionamento, de forma que não tenha sempre que compilar uma versão para cada usuário.

:roll:
Sei que o RDPrint faiz isto, inclusive para impressoras em rede, mas não existe tipow, um preview, para exportar, assim como outros recursos. Ouvi falar de outros e também tentei testar como VDOPrint do nosso amigo Vinicius2K, assim como o Z-Report, .... Também existem já os componentes com suporte a preview e etc. como FreeReport, FastReport, FortesReport.

:?:
Enfim, alguém conhece alguma solução para que eu possa utilizar impressão para matricial, especificamente em Notas Fiscais, Boletos, etc. de forma que tenha um preview e saia na posição exata do formulário ?

GOSTEI 0
Renata Coimbra

Renata Coimbra

14/03/2005

Eu uso o RDPrint é o melhor que já vir até agora, uso praticamente em todos os meus relatórios, é bem simples o desenvolvimento de relatórios, segue o mesmo conceito, Linha X Coluna.

www.deltress.com.br

[]´s

Renata Coimbra.

GOSTEI 0
Elixandre

Elixandre

14/03/2005

Acho que não fui muito especifico desculpe , deixa eu tentar explicar melhor , bem nos nosso sistema não podemos criar uma tipo só de nota fiscal pra impressão tento em vista que existe uma infinidade de layout de de notas fiscais e nós não queremos todas copilar o sistema pra cada cliente , tive que fazer a solução cometada acima bem primeiro tenho duas tabelas uma meste e a outra detalhe pra guardar o conteudo da nota ... na tabela mestre guardo informações tipo :

descrição da nota , ex : nota fiscal modelo 1
quantidade de linha no detalhe
quantidade de linha entre o cabecalho da nota e o detalhe
quantidade de linha entre o detalhe e o sumário
ect ...

no detalhe cadastro cada campo da nota, claro que no sistema tenho um função de retorno para o campo especificado.

ex:
se for campo ´1´ , a função de retorno que é um case vai lá tabela de cliente e pega o nome do cliente, em fim cada se for 2 pego neste lugar e assim sucessivamente ....

na tabela detalhe de configuração guardo :

o índice
o tamanho do campo
se é pra alinhar da direita ou da esquerda
o tamanho do campo (se ñ atingir o tamanho preenche com espaço)
campo fixo
caractere que será preenchido com os espaços

bem na função só faço um loop nesta tabela pegando o resultado do tipo de campo com a função de retorno e retorno um string e vou concaternado enquanto forem a mesma linha e quando mudar de linha adiciono a string no clientdateset e no relatório só faço ligar com este clientedate e pronto a mágica está feita ... bem qualquer dúvida mando parte do código por e-mail !

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

14/03/2005

Pessoal,

Estou tentando utilizar o Fortes Report (v. 3.23) com o RLDraftFilter. Como não tenho nenhuma referência (e experiência) com impressão em matricial, se alguém puder tirar alguma das minhas dúvidas, ficarei grato:

1. O usuário (em sua maioria) não quer saber de ficar informando tamanho de fonte (10, 12 cpi...) e muito menos a quantidade de colunas da impressora dele para imprimir... Existe alguma maneira de descobrir estas informações em tempo de execução ou a única saída é, realmente, informando-as...
2. Cpi (Characters per Inch) é a unidade de medida para a largura ou altura das fontes? E como sei o tamanho das colunas?

[]´s

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

14/03/2005

Olá faelcavalcanti !

O motivo de ser ´difícil´ encontrar componentes para impressão em matricial com preview é que o desenvolvimento de um preview é uma tarefa, muito, muito árdua... Então, em componentes Free/OpenSource, onde os desenvolvedores não tem muito tempo para despender ao projeto, como é o meu caso com o VDOPrint, vai ser complicado vc encontrar...

A única coisa que posso lhe garantir é que com o VDOPrint, assim como outros componentes baseados no mesmo conceito, vc terá a fidelidade linha x coluna desejada...

Eu gostaria de poder lhe dizer quando, exatamente, o VDOPrint terá um preview, mas, infelizmente, é impossível... Alguns colegas já se propuseram a ajudar no desenvolvimento do mesmo, mas quem está totalmente sem tempo no momento sou eu.

T+

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

bem na função só faço um loop nesta tabela pegando o resultado do tipo de campo com a função de retorno e retorno um string e vou concaternado enquanto forem a mesma linha e quando mudar de linha adiciono a string no clientdateset e no relatório só faço ligar com este clientedate e pronto a mágica está feita ... bem qualquer dúvida mando parte do código por e-mail !

Fala [b:7e4ca47dab]elixandre[/b:7e4ca47dab], obrigado pela preocupação. Também utilizo uma forma parecida com a sua e, porém não funcionou muito bem, tipow segue um exemplo abaixo que [i:7e4ca47dab]funciona no windows 9.x e não funciona no windows Xp[/i:7e4ca47dab]. Não sei se é por motivos de configuração de driver, no meu caso utilizo a [b:7e4ca47dab]AP-2000[/b:7e4ca47dab], ou por motivos que o windows não suporte imprimir em modo [b:7e4ca47dab]MS-DOS[/b:7e4ca47dab], se puder não sei como fazê-lo. Segue o código abaixo, sobre o qual utilizo [b:7e4ca47dab]Printer[/b:7e4ca47dab] do delphi:

procedure p_ImprimeCertoPorFavorCaraPraEuFicarFeliz;
var
  aPrinter : TPrinter;
begin
  aPrinter := TPrinter.Create;  // cria o formulário  
  try
    StartPrinter(´Exemplo de Notas Fiscais´, f_NomeFonte,     f_TamanhoFonte,
                 f_IndexImpressora,          f_LarguraPagina,    f_AlturaPagina);
    PutText(f_MargemDireitaTeste, f_AlturaTeste, ´Teste. Help-Me!!!´, TA_LEFT);
    EndPrinter;
  finally
    aPrinter := Free;
  end;
end;

É bom observar que os nome seguidos de [b:7e4ca47dab]f_...[/b:7e4ca47dab] são funções que retornam valores especificos, consultados no banco de dados. Por exemplo na linha
PutText(f_MargemDireitaTeste, f_AlturaTeste, ´Teste. Help-Me!!!´, TA_LEFT);

poderia colocar também como
PutText(20, 50, ´Teste. Help-Me!!!´, TA_LEFT);

em que o primeiro parâmetro se refere à margem da esquerda para direita, o segundo de cima para baixo, o terceiro o conteúdo do texto e o último o tipo de alinhamento.

O que eu quero questionar aqui é a parte técnica, ou seja, voltada apenas para o uso dos componentes e configurações e não a forma como os estou utilizando, pode até ser que em alguns pontos esteja enganado. Estou recorrendo ao [b:7e4ca47dab]Printer[/b:7e4ca47dab], como um mero e simples exemplo e gostaria de vê-lo como funcionaria este tipo de uso em outros componentes, especificamente os que utilizam um preview, como o [b:7e4ca47dab]FortesReport, FreeReport e o FastReport[/b:7e4ca47dab] que tanto [b:7e4ca47dab]prometem[/b:7e4ca47dab]!!!!

Também estive pesquisando bastante os componentes existentes no site [url]http://www.componentsource.com[/url], fazendo tipo um comparativo.

Espero mais soluções!!!

Valeu mais uma vez pela força galera!!!!

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

14/03/2005

Colega Michaell,

Não posso falar exclusivamente do Fortes, pois não tenho muita experiência com o mesmo, mas as suas perguntas são, na verdade, ´genéricas´...
1. O usuário (em sua maioria) não quer saber de ficar informando tamanho de fonte (10, 12 cpi...) e muito menos a quantidade de colunas da impressora dele para imprimir... Existe alguma maneira de descobrir estas informações em tempo de execução ou a única saída é, realmente, informando-as...

A quantidade de colunas que uma matricial é capaz de imprimir por linha está diretamente relacionada a duas coisas : tamanho do fonte e caracteres por polegada (CPI ou CPP).

Um tabela simples (podem existir pequenas variações entre os modelos):
[b:88ed5a6cf6]Em impressoras de ´80´ colunas :[/b:88ed5a6cf6]
Normal em 10 cpi : 80
Normal em 12 cpi : 96
Condensado em 10 cpi : 137
Condensado em 12 cpi : 160

[b:88ed5a6cf6]Em impressoras de ´132´ colunas :[/b:88ed5a6cf6]
Normal em 10 cpi : 136
Normal em 12 cpi : 164
Condensado em 10 cpi : 233
Condensado em 12 cpi : 272

2. Cpi (Characters per Inch) é a unidade de medida para a largura ou altura das fontes? E como sei o tamanho das colunas?

A medida é para largura dos caracteres. Como assim ´o tamanho da coluna´? Seria a relação que mencionei na tabela acima?

A medida para altura é o chamado ´Line Spacing´. Para altura, normalmente se utiliza a 6 LPP -- linhas por polegada -- (medida padrão das impressoras), mas se vc desejar uma capacidade de linhas maior, pode utilizar 8 LPP. Na prática, em um formulário contínuo de 66 linhas à 6 LPP vc passaria a ter 88 linhas à 8 LPP.
Existem impressoras que suportam outras configurações de espaçamento vertical, mas vc precisará analisar as especificações de cada uma delas.

T+

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

[quote:7587cea3d4=´Michaell´]2. Cpi (Characters per Inch) é a unidade de medida para a largura ou altura das fontes? E como sei o tamanho das colunas?

A medida é para largura dos caracteres. Como assim ´o tamanho da coluna´? Seria a relação que mencionei na tabela acima?
[/quote:7587cea3d4]

O que sempre tenho visto normalmente é que é recomendado utilizar somente fontes courier, tamanho 10, no report especifique que a unidade ao invés de ser inches sera caracter e adicione uma impressora fabricantes generico somente texto. Tipow quando eu utilizava o [b:7587cea3d4]Printers[/b:7587cea3d4], fazia um troço deste tipo :

with Printer.Fonts do begin
  if IndexOf(´Draft 10cpi´) >= 0 then
    ShowMessage(´A impressora possui a fonte.´)
  else
    ShowMessage(´A impressora NÃO possui a fonte.´);
end;

Até que funcionava [b:7587cea3d4]Michaell[/b:7587cea3d4]!!!

A respeito do componente [b:7587cea3d4]VDOPrint[/b:7587cea3d4], obrigado [b:7587cea3d4]Vinicius2K[/b:7587cea3d4], estou testando ainda. Mas quando fui tentar instalar deu a seguinte mensagem :
[Fatal Error]VDOPrint.dpk(37): File not found ´´VDOPrinter.dcu´

O que poderá ser ???

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

14/03/2005

A respeito do componente [b:fab3e6e95d]VDOPrint[/b:fab3e6e95d], obrigado [b:fab3e6e95d]Vinicius2K[/b:fab3e6e95d], estou testando ainda. Mas quando fui tentar instalar deu a seguinte mensagem : [quote:fab3e6e95d][Fatal Error]VDOPrint.dpk(37): File not found ´´VDOPrinter.dcu´

O que poderá ser ???[/quote:fab3e6e95d]

Vc seguiu as instruções de instalação, adicionando a pasta ´src´ do pacote no ´LibraryPath´ do Delphi?

T+

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Vc seguiu as instruções de instalação, adicionando a pasta ´src´ do pacote no ´LibraryPath´ do Delphi?

Lá na Instalação têm :
[list:bc82774ef2]
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[b:bc82774ef2]
VDOPrint - Instalação

Como instalar os componentes :

1. Descompacte o arquivo .zip na pasta de sua preferência.

2. Na IDE do Delphi vá em ´File -> Open´, vá até a pasta de instalação e localize na sub-pasta ´packages´, a sub-pasta correspondente à sua versão do Delphi. Abra o package ´VDOPrint.dpk´. Click em ´Compile´ e depois em ´Install´. Feche o package (não há necessidade de salvar).

3. Na IDE do Delphi vá ao menu ´Tools -> Enviroment Options´ e na guia ´Library´ click no botão elíptico (...) à frente de ´Library Path´, click no botão elíptico (...) à frente da caixa de texto, localize na pasta de instalação dos componentes a sub-pasta ´src´, click em ´OK´, click em ´Add´ e click em ´OK´.

Procure pela paleta ´VDO´ e as classes de VDOPrint estarão registradas. [/b:bc82774ef2]
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[/list:u:bc82774ef2]

Mas tipow, esse erro dá quando eu tento compilar o package. Mas no que você falow, eu terei que adicionar antes. Acho que não!!!

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Olá [b:d47f51b4fe]Vinicius2K[/b:d47f51b4fe], resolvi. Consegui instalar o componente. Obrigado!!!

GOSTEI 0
Fred

Fred

14/03/2005

Ae, c tu tiver interesse! achei um artigo sobre o Rave com impressão matricial!!
Obs. não li, e nao testei!!!

http://lib.seven.com.br/ampliar.asp?codcat=&codartigo=704

acho que daria pra fazer com o rave via código tambem, para utilizar o linha x coluna, ja que no artigo parece que foi feito pelo rave designer!!

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Resumindo meus passos. ´[b:855ae7d8e0]Bem resumido mesmo[/b:855ae7d8e0]´.
[b:855ae7d8e0]1. [/b:855ae7d8e0] Andei insatisfeito com o [b:855ae7d8e0]TPrinter[/b:855ae7d8e0], por conta do problema de pulo de página, devido à funcionar no Windows 9.x e não funcionar no Windows Xp. [b:855ae7d8e0]2. [/b:855ae7d8e0] Pesquisei vários componentes para relatórios, exclusivos para Matriciais e/ou que suportem, e encontrei os principais como: FortesReport, RDPrint, FastReport, FreeReport, VDOPrint, Z-Report, e outros. Atualmente estou testando todos!!! [b:855ae7d8e0]3. [/b:855ae7d8e0] Diante de alguns testes que fiz com o FortesReport, ele não demonstrou fidelidade em relação a impressão do tipo [b:855ae7d8e0](LinhaxColuna)[/b:855ae7d8e0], em relação ao posicionamento exato impresso no papel, tampouco o FastReport e o FreeReport, para o caso dos que possuem preview, testei também o RDPrint, mas ele exporta apena para o seu prório formato e de texto. Mas o lado bom é que o RDPrint possui um preview, diferentemente do [b:855ae7d8e0]VDOPrint[/b:855ae7d8e0] que não possui, [b:855ae7d8e0]mas 100¬ free e funcional[/b:855ae7d8e0].

Diante de tudo isto que tenho visto, como meu ponto de vista, eu passaria a recomendar de acordo com o que se têm disponível atualmente como :
[b:855ae7d8e0]1. [/b:855ae7d8e0] Se você está trabalhando é um funcionário ou estagiário, indique ao seu chefe o [b:855ae7d8e0]FastReport v.3.0[/b:855ae7d8e0] para geração de relatório Jato de Tinta/ Laser, pois esta versão atual está completíssima e é muito fácil. E já para o uso de Notas Fiscais, Boletos, e etc. utilize o [b:855ae7d8e0]RDPrint 3.0h[/b:855ae7d8e0]. [b:855ae7d8e0]2. [/b:855ae7d8e0] Mas se você é o próprio empreendedor busque por soluções FREE como o [b:855ae7d8e0]FortesReport[/b:855ae7d8e0](Para Matriciais e/ou Jato de Tinta exceto Notas Fiscais, Boletos e etc., mas o lado bom é que permite exportar para diversos formatos, filtros, código de barras, fórmulas e preview) e o [b:855ae7d8e0]VDOPrint[/b:855ae7d8e0](Para Matriciais e funcional para Notas Fiscais, Boletos, e etc.), assim como as versões nativas do Delphi como o QuickReport e RaveReports.

Obrigado a todos que contribuíram, inclusive [b:855ae7d8e0]Vinicius2K[/b:855ae7d8e0]. Parabéns pelo componente!!!!! Também estou sem tempo, mas quando tiver um tempinho gostaria de poder colaborar com o desenvolvimento do VDOPrint.

Mas sobre o que Fred me passou, tipow :
Ae, c tu tiver interesse! achei um artigo sobre o Rave com impressão matricial!! Obs. não li, e nao testei!!!

irei dar uma olhada, mas hoje infelizmente vou dar uma saída e estarei Off por aqui. Só poderei amanhã.

Acredito que têm muita gente com dor de cabeça sobre esse tipo de assunto. Mas valeu pela força pessoal.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

14/03/2005

Obrigado a todos que contribuíram, inclusive [b:925785aa4c]Vinicius2K[/b:925785aa4c]. Parabéns pelo componente!!!!! Também estou sem tempo, mas quando tiver um tempinho gostaria de poder colaborar com o desenvolvimento do VDOPrint.

:wink:
Assim q eu tiver ´um fôlego´ vou retomar o desenvolvimento do preview (que até existe, mas está ruim, por isso não está disponível para vcs)...

Talvez, até, fazer uma assinatura em um host pago para o meu site, pq o meu vive fora do ar... fazer o que? serviços de host , free e descente é quase impossível de encontrar... :?

T+

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Ae, c tu tiver interesse! achei um artigo sobre o Rave com impressão matricial!! Obs. não li, e nao testei!!! http://lib.seven.com.br/ampliar.asp?codcat=&codartigo=704 acho que daria pra fazer com o rave via código tambem, para utilizar o linha x coluna, ja que no artigo parece que foi feito pelo rave designer!!

Cara esse tutorial, ele simula uma impressão utilizando o driver no windows e não no modo MS-DOS. Mas sobre o posicionamento acho que é na engenharia tipow, convertendo de [b:84347b4c12]CmxPixel[/b:84347b4c12] até achar um ponto que saia bonitinho no papel. Estive pensando em fazer a mesma coisa no fortes report. Mas não é tão simples assim. Para vocês terem uma idéia do que estou tentando fazer, vi este tópico sobre [b:84347b4c12][url=http://www.produsys.com.br/forum/viewtopic.php?t=181]LinhaxColuna[/url][/b:84347b4c12], e é exatamente o que quero. Eh looooooookura!!!!!! Vô me laska pra fazer isto, ontem tava quase subindo as paredes aqui. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!

Outra coisa [b:84347b4c12]para os que utilizam o TPrinter[/b:84347b4c12], gostaria de saber o seguinte, como quem cala consente ou não respondeu visto que já falei aqui sobre este problema e fiquei pensando se com ninguém aconteceu diferente. Por exemplo: [i:84347b4c12]Quando eu imprimo utilizando o [b:84347b4c12]TPrinter do delphi[/b:84347b4c12] em uma máquina pelo Windows 9.x funciona e quando vou para o Windows Xp, acontece o problema de pulo de página(Significa que a partir da 2° página o começo do relatório sempre vai abaixando, tipow o campo Natureza/Operação fica a 20mm da borda superior da 1ª página e na 2ª página fica 26mm e assim por diante). Todos concordam que esse problema não possa ser resolvido ??? Caso sim gostaria de vê-lo, tipow no código um exemplo, principalmente voltado para configuração de quem o utiliza. Resumindo se eu soltar isso para um cliente, ele só poderá imprimir uma nota só, e não 20(vinte) de uma só vez, por conta do pulo de página do Driver do Windows Xp. Ah a impressora que utilizo aqui é uma Epson AP-2000, e também já tentei trocando os drivers e não funciona. Não sei se existe algum modo de especificar que a impressora suporta imprimir no modo MS-DOS no Windows Xp. Alguém sabe essa ???[/i:84347b4c12]

GOSTEI 0
Michaell

Michaell

14/03/2005

[quote:2b5d5fa18b=´Fred´] Cara esse tutorial, ele simula uma impressão utilizando o driver no windows e não no modo MS-DOS. Mas sobre o posicionamento acho que é na engenharia tipow, convertendo de [b:2b5d5fa18b]CmxPixel[/b:2b5d5fa18b] até achar um ponto que saia bonitinho no papel. Estive pensando em fazer a mesma coisa no fortes report. Mas não é tão simples assim. Para vocês terem uma idéia do que estou tentando fazer, vi este tópico sobre [b:2b5d5fa18b][url=http://www.produsys.com.br/forum/viewtopic.php?t=181]LinhaxColuna[/url][/b:2b5d5fa18b], e é exatamente o que quero. Eh looooooookura!!!!!! Vô me laska pra fazer isto, ontem tava quase subindo as paredes aqui. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!

Colega,

Coincidência ou não eu coloquei este tópico lá... Apenas nicks diferentes... Simples não é como o Weber disse lá... Mas é a única saída que eu vi... Agora vamos ver se sai aqui...

[]´s

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

14/03/2005

Colega, Coincidência ou não eu coloquei este tópico lá... Apenas nicks diferentes... Simples não é como o Weber disse lá... Mas é a única saída que eu vi... Agora vamos ver se sai aqui...

Caras. Vou enfretar a fera mesmo. Comecei bem hipotético, com um programinha bem besta e coloquei por enquanto a parte visual rodando a partir do delphi 5 utilizando o componente do Fortes Reports v.3.23. Também acho que está faltando muita coisa, como tipo Altura de Página, Largura, etc. ou será que o Fortes Report já presumiria a partir das propriedades em [b:4ff237f34d]PageSetup[/b:4ff237f34d]. Vejam que coisa bela abaixo:

http://i2.photobucket.com/albums/y43/faelcavalcanti/imagem.jpg

Infelizmente não posso postar a imagem do modelo de nota que estou utilizando porque é de um cliente ativo e é timbrado com CNPJ e tudo mais.

[b:4ff237f34d]Mas, qual a minha intenção passo-a-passo, referente ao que o usuário fará inicialmente [/b:4ff237f34d] ::
O usuário irá pegar um formulário e irá medir campo a campo qual as distâncias da margem do papel para que caiba exatamente no formulário. Por exemplo de acordo com o formulário acima, o usuário iria especificar a tamanho de seu papel e outras coisas mais que sei que estão faltando no sistema.

[b:4ff237f34d]Em relação a parte funcional [/b:4ff237f34d] ::
1. No botão [Ajustar Controles] ele ajustará automaticamente os textos de acordo com as coordenada especificadas pelo usuário de forma que, ´fique exatamente onde será impresso no papel´. 2. No notão [Visualizar Preview] o usuário irá somente visualizar tudo aquilo que foi configurado e pronto para imprimir. 4. As opções sobre milímetros(mm) e Pixel são para ajuste de texto. Acredito que não irei conseguir por Pixel, por variação de monitores e etc. 3. Sobre as [i:4ff237f34d][b:4ff237f34d]margens e alturas[/b:4ff237f34d][/i:4ff237f34d] se referem à distância em que o texto saíra em relação às margens. Obs: Assim como cada cabeça é um mundo, ainda acho muito trabalhoso, mas caso tenham alguma idéia melhor de como fazer agradeço!

Gostaria que me ajudassem no desenvolvimento e prometo postar todo conteúdo aqui, de forma que acabasse de uma vez por todas com este pesadelo de Impressão Matricial para Notas Fiscais, Boleto, etc. O lado bom de tudo isto, estaremos vendo a partir de um preview.

Portanto gostaria de opniões suas para que possa começar com a mão-de-obra. Mas antes gostaria que vissem esse tópico postado por [b:4ff237f34d]Michaell[/b:4ff237f34d] sobre [b:4ff237f34d][url=http://www.produsys.com.br/forum/viewtopic.php?t=174]PixelxCm[/url][/b:4ff237f34d] para um melhor entendimento.

Obrigado a todos de coração!!!!

[b:4ff237f34d]Editando o tópico:[/b:4ff237f34d]

Tag (img] retirada devido o tamanho da figura ser grande, distorcendo o quadro do fórum.

Sandra/Moderação

GOSTEI 0
Steve_narancic

Steve_narancic

14/03/2005

Gostaria que me ajudassem no desenvolvimento e prometo postar todo conteúdo aqui, de forma que acabasse de uma vez por todas com este pesadelo de Impressão Matricial para Notas Fiscais, Boleto, etc. O lado bom de tudo isto, estaremos vendo a partir de um preview.

Estou disposto a participar do desenvolvimento deste projeto.

GOSTEI 0
Israel Bispo

Israel Bispo

14/03/2005

Caro amigo,

Vc já experimentou utilizar o BeginDoc EndDoc?

Você tem (pela teoria) maior controle na impressão..

Agora preview... complicado.

GOSTEI 0
Cirilo

Cirilo

14/03/2005

Já ouviu falar no PrintFast ?
Utilizei em um programa e gostei muito.

Site deles.
http://www.ncs.com.br/printfast.php

GOSTEI 0
Eselvati

Eselvati

14/03/2005

Pessoal, já rodei por todos estes componentes q mencionaram, mas o unico q me atendeu plenamente, com preview, end-user, drag and drop tanto pra matricial qto grafico (no mesmo engine) foi o preport (www.vtktools.com), sem igual, o melhor q ja vi, funciona no linhaXcoluna (só q visualmente) na estrutura de bandas (imprimo notas/boletos/carnes/bobinas/notas fiscais multiplas) tudo com ele..etc

experimentem, não é free pra uso comercial, mas vale a pena.

ele imprime como se fosse no DOS mesmo, sem aquela enganação de informar fonte Courier ou Draft do quick report, vc pode configurar os ESC da vida...etc

Ederson Selvati

GOSTEI 0
POSTAR