Fórum Geradores de Relatórios - Exclusivo p/Matriciais!!! #272149

14/03/2005

0

Gostaria de opniões sobre componente para relatórios exclusivamente sobre [b:f3c294d716]matriciais[/b:f3c294d716]. Tenho andado bastante insatisfeito com o que tenho visto e também estou bastante indeciso.

Uma coisa que estou trabalhando é sobre Notas Fiscais, e necessito imprimir [b:f3c294d716]LinhaxColuna[/b:f3c294d716] dentro de um formulário, ou seja, terá que sair nas medidas exatas de acordo com o tamanho do papel, e etc.

:wink:
Agradeço antecipado quem puder colaborar e expor experiências suas com diversos componentes.

Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

Responder

14/03/2005

Tuskinhu

tenta a suit do VDOPrint

http://devres.freeprohost.com/portal/

qq coisa me manda um mail q te passo ele é pequeno.
tuskinhu@yahoo.com.br

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Faelcavalcanti

Cara eu tentei usar, já até baixei e tava vendo no site mas não tenho certeza se já está implementado um Preview. Os caras lá tavam comentando sobre isto mas não sei se na seção downloads já consta isto. Estava realmente querendo um relatório para matricial que tivesse preview e que fosse fiel para impressão de notas fiscais, boleto, etc. tipo [b:22498afd06]linhaxColuna[/b:22498afd06].

:idea:
Desde já agradeço!!!

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Fred

Eu uso o Rave Reports normalmente, para imprimir cheques! e agora to fazendo a impressão da nota fiscal!!! no estilo xy!! e o usuario ainda configura sozinho o xy dos campos a serem impressos!!

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Gandalf.nho

Pode tentar o Fortes tb, que tem um filtro para matriciais

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Faelcavalcanti

[b:a4148a83d6]gandalf.nho escreveu :[/b:a4148a83d6]

Pode tentar o Fortes tb, que tem um filtro para matriciais

Cara foi até bom você têm falado sobre o FortesReport, pois o principal motivo de minha busca por outro componente foi justamente de um tópico que já postei no link [url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=59834&highlight=realbounds[/url]. Também coloquei no yahoo groups e estou aguardando retorno dos caras em [url]http://groups.yahoo.com/group/fortesreport/[/url], neste é só procurar pelo tópico ´[b:a4148a83d6]Propriedade RealBounds do TRLLabel da v3.23 não está implementada ???[/b:a4148a83d6]´, ou pelo índice [b:a4148a83d6]5517[/b:a4148a83d6].

Atualmente estou testando o FreeReports e o FastReport, não sei se na versão mais nova atende esses requisitos para matricial. Alguém sabe dizer ou outro componente que suporte ????

:D
Obrigado pela força!

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Michaell

Eu uso o Rave Reports normalmente, para imprimir cheques! e agora to fazendo a impressão da nota fiscal!!! no estilo xy!! e o usuario ainda configura sozinho o xy dos campos a serem impressos!!

Mas para impressoras matriciais o rave é muito lento, colega... Além do mais, você está utilizando qual fonte? Você está fazendo a conversão cm/pixel?
Estou com o mesmo problema do colega... Tomare que apareçam soluções...

[]´s

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Fred

eh, a impressao que faço eh tipo windows mesmo!! mas nao acho tao lenta assim nao!!! afinal eh soh uma pagina!! e estou usando cm!!

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Faelcavalcanti

Cara têm um negócio muito chato em relação à configuração de impressoras matriciais a respeito do [b:2df22f3b62]pulo de página[/b:2df22f3b62], não sei se vocês já ouviram falar um caso parecido. O Pulo de página que eu falo, é que a partir da segunda página em diante ele sempre desce uns 2(dois) centímetros, por exemplo, para cada nota. Vou ser mais específico, tipow: especifiquei que o campo Natureza/Operação fique a 20mm da margem da esquerda/direita e a 60mm de cima/baixo. A partir da segunda página, ele cai 67mm de cima/baixo, e depois 74, e assim por diante. Só terei sucesso na primeira impressão e todo o conteúdo do relatório também cai em relação à segunda, terceira, ... páginas. Caso não tenham entendido este probleminha me falem que eu explico novamente.

[b:2df22f3b62]Fred escreveu : [/b:2df22f3b62]
Mas nao acho tao lenta assim nao!!! afinal eh soh uma pagina!! e estou usando cm!!!

Uma coisa mais comuns em clientes, é que eles sempre irão imprimir em mais de uma página, eles têm mais de 20(vinte) notas fiscais para imprimir de uma vez só. Não sei se eu interpretei errado [b:2df22f3b62]Fred[/b:2df22f3b62], me corrija se eu estiver. Contudo o Rave têm tipo um filtro para Matriciais como o Fortes Report, de forma que imprima super-rápido ???

Gostaria de opniões sobre a nova versão do FastReport, estou atualmente testando e não estou tendo muito sucesso para MATRICIAIS imprimindo do tipo (LinhaxColuna) ou utilizando Filtros!!! Alguém sabe ???

:idea:
Desde já agradeço pela força galera!!!

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Elixandre

Bem a impressão matricial para nota fiscal pode ser alcansada com uma infinidade de geradores de relatório e pelo método antigo, acho uma solução intermediaria e satisfatória um meio termo , hoje nos meus aplicativos faço o seguinte , sempre faço três funções :

printcabecalho
printdetalhe
printsumario

são três funcões que simplimente cria linhas de impressão de um cadastro no meu sistema onde o usuário efetua o cadastro de cada campo e linha tipo :

exemplo :

[cfop]
linha 1
10 espaços

[descrição cfop]
linha 1
30 espaços

e assim vou cadastrado e quando o item da configuração da nota é cadastrada com a mesma linha a rotina apenas junta na linha feita anterior , e quando muda de linha adiona o valor em clientdateset não acomplado e no fim tenho toda extrura da nota em cima de cadastro dentro do sistema onde posso fazer ainda a inclusção de outros recursos como :
as linhas que vai colocar no final do cabeçalho para separar cabeçalho detalhe, quantidade de linhas que vai poder existir no detalhe da nota e etc ...

e no fim só uso o recurso de impressão matricial e assim posso usar zreport,fastreport,rave sem me preocupar do relatório não colocar os espaçamentos corretos ...

em fim é um meio termo , mas que posso dizer que é eficiente pq ñ ficamos presos ao sistema copilados , ñ temos supresas no processo de transformação que o gerenciador pode a vim a calcular, e qualquer problema de espaçamento vamos no sistema e mudamos no cadastros dos campos da nota !

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Faelcavalcanti

Obrigado pela opnião [b:2d34dbb96c]elixandre[/b:2d34dbb96c]. Mas não entendi a tua solução, ou caso você tenha interpretado mal, mas uns dos grandes problemas que estou tendo é referente a fidelidade de posição de cada campo que será impresso. Sobre as suas 3(três) funções como você define onde cada campo será impresso, tipo posição no papel para [b:2d34dbb96c]LinhaxColuna[/b:2d34dbb96c] gostaria que explicasse melhor como funcionaria, isto, ou caso possa colocar uma parte do código como é feito.

[b:2d34dbb96c]elixandre escreveu :[/b:2d34dbb96c]
e no fim só uso o recurso de impressão matricial e assim posso usar zreport,fastreport,rave sem me preocupar do relatório não colocar os espaçamentos corretos ...

E gostaria de vê-lo no código principalmente em relação a sua citação acima, lembrando que também utilizo uma forma de configuração em cada máquina, tipow, onde cada campo vai ser impresso em relação ao posicionamento, de forma que não tenha sempre que compilar uma versão para cada usuário.

:roll:
Sei que o RDPrint faiz isto, inclusive para impressoras em rede, mas não existe tipow, um preview, para exportar, assim como outros recursos. Ouvi falar de outros e também tentei testar como VDOPrint do nosso amigo Vinicius2K, assim como o Z-Report, .... Também existem já os componentes com suporte a preview e etc. como FreeReport, FastReport, FortesReport.

:?:
Enfim, alguém conhece alguma solução para que eu possa utilizar impressão para matricial, especificamente em Notas Fiscais, Boletos, etc. de forma que tenha um preview e saia na posição exata do formulário ?

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Renata Coimbra

Eu uso o RDPrint é o melhor que já vir até agora, uso praticamente em todos os meus relatórios, é bem simples o desenvolvimento de relatórios, segue o mesmo conceito, Linha X Coluna.

www.deltress.com.br

[]´s

Renata Coimbra.

Responder

Gostei + 0

14/03/2005

Elixandre

Acho que não fui muito especifico desculpe , deixa eu tentar explicar melhor , bem nos nosso sistema não podemos criar uma tipo só de nota fiscal pra impressão tento em vista que existe uma infinidade de layout de de notas fiscais e nós não queremos todas copilar o sistema pra cada cliente , tive que fazer a solução cometada acima bem primeiro tenho duas tabelas uma meste e a outra detalhe pra guardar o conteudo da nota ... na tabela mestre guardo informações tipo :

descrição da nota , ex : nota fiscal modelo 1
quantidade de linha no detalhe
quantidade de linha entre o cabecalho da nota e o detalhe
quantidade de linha entre o detalhe e o sumário
ect ...

no detalhe cadastro cada campo da nota, claro que no sistema tenho um função de retorno para o campo especificado.

ex:
se for campo ´1´ , a função de retorno que é um case vai lá tabela de cliente e pega o nome do cliente, em fim cada se for 2 pego neste lugar e assim sucessivamente ....

na tabela detalhe de configuração guardo :

o índice
o tamanho do campo
se é pra alinhar da direita ou da esquerda
o tamanho do campo (se ñ atingir o tamanho preenche com espaço)
campo fixo
caractere que será preenchido com os espaços

bem na função só faço um loop nesta tabela pegando o resultado do tipo de campo com a função de retorno e retorno um string e vou concaternado enquanto forem a mesma linha e quando mudar de linha adiciono a string no clientdateset e no relatório só faço ligar com este clientedate e pronto a mágica está feita ... bem qualquer dúvida mando parte do código por e-mail !

Responder

Gostei + 0

15/03/2005

Michaell

Pessoal,

Estou tentando utilizar o Fortes Report (v. 3.23) com o RLDraftFilter. Como não tenho nenhuma referência (e experiência) com impressão em matricial, se alguém puder tirar alguma das minhas dúvidas, ficarei grato:

1. O usuário (em sua maioria) não quer saber de ficar informando tamanho de fonte (10, 12 cpi...) e muito menos a quantidade de colunas da impressora dele para imprimir... Existe alguma maneira de descobrir estas informações em tempo de execução ou a única saída é, realmente, informando-as...
2. Cpi (Characters per Inch) é a unidade de medida para a largura ou altura das fontes? E como sei o tamanho das colunas?

[]´s

Responder

Gostei + 0

15/03/2005

Vinicius2k

Olá faelcavalcanti !

O motivo de ser ´difícil´ encontrar componentes para impressão em matricial com preview é que o desenvolvimento de um preview é uma tarefa, muito, muito árdua... Então, em componentes Free/OpenSource, onde os desenvolvedores não tem muito tempo para despender ao projeto, como é o meu caso com o VDOPrint, vai ser complicado vc encontrar...

A única coisa que posso lhe garantir é que com o VDOPrint, assim como outros componentes baseados no mesmo conceito, vc terá a fidelidade linha x coluna desejada...

Eu gostaria de poder lhe dizer quando, exatamente, o VDOPrint terá um preview, mas, infelizmente, é impossível... Alguns colegas já se propuseram a ajudar no desenvolvimento do mesmo, mas quem está totalmente sem tempo no momento sou eu.

T+

Responder

Gostei + 0

15/03/2005

Faelcavalcanti

bem na função só faço um loop nesta tabela pegando o resultado do tipo de campo com a função de retorno e retorno um string e vou concaternado enquanto forem a mesma linha e quando mudar de linha adiciono a string no clientdateset e no relatório só faço ligar com este clientedate e pronto a mágica está feita ... bem qualquer dúvida mando parte do código por e-mail !

Fala [b:7e4ca47dab]elixandre[/b:7e4ca47dab], obrigado pela preocupação. Também utilizo uma forma parecida com a sua e, porém não funcionou muito bem, tipow segue um exemplo abaixo que [i:7e4ca47dab]funciona no windows 9.x e não funciona no windows Xp[/i:7e4ca47dab]. Não sei se é por motivos de configuração de driver, no meu caso utilizo a [b:7e4ca47dab]AP-2000[/b:7e4ca47dab], ou por motivos que o windows não suporte imprimir em modo [b:7e4ca47dab]MS-DOS[/b:7e4ca47dab], se puder não sei como fazê-lo. Segue o código abaixo, sobre o qual utilizo [b:7e4ca47dab]Printer[/b:7e4ca47dab] do delphi:

procedure p_ImprimeCertoPorFavorCaraPraEuFicarFeliz;
var
  aPrinter : TPrinter;
begin
  aPrinter := TPrinter.Create;  // cria o formulário  
  try
    StartPrinter(´Exemplo de Notas Fiscais´, f_NomeFonte,     f_TamanhoFonte,
                 f_IndexImpressora,          f_LarguraPagina,    f_AlturaPagina);
    PutText(f_MargemDireitaTeste, f_AlturaTeste, ´Teste. Help-Me!!!´, TA_LEFT);
    EndPrinter;
  finally
    aPrinter := Free;
  end;
end;

É bom observar que os nome seguidos de [b:7e4ca47dab]f_...[/b:7e4ca47dab] são funções que retornam valores especificos, consultados no banco de dados. Por exemplo na linha
PutText(f_MargemDireitaTeste, f_AlturaTeste, ´Teste. Help-Me!!!´, TA_LEFT);

poderia colocar também como
PutText(20, 50, ´Teste. Help-Me!!!´, TA_LEFT);

em que o primeiro parâmetro se refere à margem da esquerda para direita, o segundo de cima para baixo, o terceiro o conteúdo do texto e o último o tipo de alinhamento.

O que eu quero questionar aqui é a parte técnica, ou seja, voltada apenas para o uso dos componentes e configurações e não a forma como os estou utilizando, pode até ser que em alguns pontos esteja enganado. Estou recorrendo ao [b:7e4ca47dab]Printer[/b:7e4ca47dab], como um mero e simples exemplo e gostaria de vê-lo como funcionaria este tipo de uso em outros componentes, especificamente os que utilizam um preview, como o [b:7e4ca47dab]FortesReport, FreeReport e o FastReport[/b:7e4ca47dab] que tanto [b:7e4ca47dab]prometem[/b:7e4ca47dab]!!!!

Também estive pesquisando bastante os componentes existentes no site [url]http://www.componentsource.com[/url], fazendo tipo um comparativo.

Espero mais soluções!!!

Valeu mais uma vez pela força galera!!!!

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar