Graus de Plano de Contas ?

Delphi

05/03/2005

Olá Pessoal, Bom dia !

Alguém aí tem algum exemplo, ou pode me dar umas dicas de como fazer o controle dos graus de plano de contas?

Exemplo:

1
1.1
1.01

verificar se a conta anterior existe e controlar os graus de agordo com um parametro definido.

Obrigada

Renata Coimbra.

Renata Coimbra

Renata Coimbra

Curtidas 0

Respostas

Renata Coimbra

Renata Coimbra

05/03/2005

Ajuda aí gente ! :(

...

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

05/03/2005

se vc souber a quantidade de níveis, a maneira mais fácil é criar uma tabela para cada nível e efetuar ligação entre elas

GOSTEI 0
Alexsandro

Alexsandro

05/03/2005

Oi Amigo,

Acho um erro criar uma tabela para cada nível. O correto é criar uma única tabela e estabelecer que cada nivel ocupa dois caracteres do campo chave. Assim se um codigo é de tamanho 2 (exemplo ´01´) ele está no nivel 01. Se for de tamanho 4 (exemplo ´0101´) ele está no nível 02 e assim por diante. O codigo chave seria tipo um X(10) -> permitindo até 5 niveis.
Não tem sentido criar mais de uma tabela. Sofri para criar meu objeto treeview. Coloquei várias mensagens mas a ajuda foi pouca. Tive que me virar mesmo, mas o importante é que consegui e o aprendizado foi legal.
Fiquei um pouco decepcionado com este Fórum pois as pessoas aqui não ajudam muito (Desculpem mas essa é minha ´opiniao´). Por isso, sempre que posso eu ajudo, mesmo trabalhando no Delphi a 3 semanas. rs rs rs.
Segue o codigo abaixo:

if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,1,2) ´´ then
primeiro nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,3,2) ´´ then
segundo nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,5,2) ´´ then
terceiro nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,7,2) ´´ then
quarto nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,9,2) ´´ then
quinto nível

Não existem planos de contas com mais de 5 nivesi. Fica dificil de administrar.

Alex

GOSTEI 0
Renata Coimbra

Renata Coimbra

05/03/2005

Obrigada Alex, vou testar dessa forma.

Renata.

GOSTEI 0
Rrsoft

Rrsoft

05/03/2005

Entrando nesta briga, gostaria de saber o seguinte caro alex,

estou iniciando um sistema de contabilidade uso delphi 7 e firebird 1.5.

a minha maior preocupação e em relação a integridade dos dados, por exemplo na entrada da nota de mercadoria as seguintes operações ocorrem. Atualizo o estoque, gravo a nota e seus itens, gravo o contas a pagar e atualizo a contabilidade. qual a melhor forma de garantir que tudo vai ser lançados ou nao, mesmo faltando energia no meio do processo.

Será que uma store procedure para realizar esta operação toda, se chegando no fim da store procedure ocorrer um erro ela estorna os procedimentos ja realizados.

Dorian

[quote:07e25eceaf=´Renata Coimbra´]Obrigada Alex, vou testar dessa forma.

Renata.[/quote:07e25eceaf]

GOSTEI 0
Bhahn

Bhahn

05/03/2005

Oi Dorian,

Me metendo na questao, pra manter integridade de dados, prefiro usar triggers, pois estas disparam automaticamente dentro do banco apos uma atualização, ao contrário de procedures que precisam ser disparadas atraves de chamadas do sistema ou do proprio banco usando as triggers.

Bruno

GOSTEI 0
Alberteije

Alberteije

05/03/2005

Em relação a visualização você poderia utilizar o treeview. Ficaria bem interessante.

No link abaixo tem um vídeo gratuito que mostra como utilizar o treeview.

http://www.alberteije.com/cursodelphini.php

GOSTEI 0
Henrique Rodrigues

Henrique Rodrigues

05/03/2005

link quebrado
GOSTEI 0
Miguel Nobre

Miguel Nobre

05/03/2005

http://www.t2ti.com/curso/video/delphi/iniciante/delphi_starter.php
GOSTEI 0