Fórum Graus de Plano de Contas ? #271057
05/03/2005
0
Alguém aí tem algum exemplo, ou pode me dar umas dicas de como fazer o controle dos graus de plano de contas?
Exemplo:
1
1.1
1.01
verificar se a conta anterior existe e controlar os graus de agordo com um parametro definido.
Obrigada
Renata Coimbra.
Renata Coimbra
Curtir tópico
+ 0Posts
05/03/2005
Renata Coimbra
...
Gostei + 0
05/03/2005
Edilcimar
Gostei + 0
05/03/2005
Alexsandro
Acho um erro criar uma tabela para cada nível. O correto é criar uma única tabela e estabelecer que cada nivel ocupa dois caracteres do campo chave. Assim se um codigo é de tamanho 2 (exemplo ´01´) ele está no nivel 01. Se for de tamanho 4 (exemplo ´0101´) ele está no nível 02 e assim por diante. O codigo chave seria tipo um X(10) -> permitindo até 5 niveis.
Não tem sentido criar mais de uma tabela. Sofri para criar meu objeto treeview. Coloquei várias mensagens mas a ajuda foi pouca. Tive que me virar mesmo, mas o importante é que consegui e o aprendizado foi legal.
Fiquei um pouco decepcionado com este Fórum pois as pessoas aqui não ajudam muito (Desculpem mas essa é minha ´opiniao´). Por isso, sempre que posso eu ajudo, mesmo trabalhando no Delphi a 3 semanas. rs rs rs.
Segue o codigo abaixo:
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,1,2) ´´ then
primeiro nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,3,2) ´´ then
segundo nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,5,2) ´´ then
terceiro nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,7,2) ´´ then
quarto nível
if Copy(Table1.fieldbyname(´Conta´).asstring,9,2) ´´ then
quinto nível
Não existem planos de contas com mais de 5 nivesi. Fica dificil de administrar.
Alex
Gostei + 0
05/03/2005
Renata Coimbra
Renata.
Gostei + 0
05/03/2005
Rrsoft
estou iniciando um sistema de contabilidade uso delphi 7 e firebird 1.5.
a minha maior preocupação e em relação a integridade dos dados, por exemplo na entrada da nota de mercadoria as seguintes operações ocorrem. Atualizo o estoque, gravo a nota e seus itens, gravo o contas a pagar e atualizo a contabilidade. qual a melhor forma de garantir que tudo vai ser lançados ou nao, mesmo faltando energia no meio do processo.
Será que uma store procedure para realizar esta operação toda, se chegando no fim da store procedure ocorrer um erro ela estorna os procedimentos ja realizados.
Dorian
[quote:07e25eceaf=´Renata Coimbra´]Obrigada Alex, vou testar dessa forma.
Renata.[/quote:07e25eceaf]
Gostei + 0
24/01/2008
Bhahn
Me metendo na questao, pra manter integridade de dados, prefiro usar triggers, pois estas disparam automaticamente dentro do banco apos uma atualização, ao contrário de procedures que precisam ser disparadas atraves de chamadas do sistema ou do proprio banco usando as triggers.
Bruno
Gostei + 0
26/01/2008
Alberteije
No link abaixo tem um vídeo gratuito que mostra como utilizar o treeview.
http://www.alberteije.com/cursodelphini.php
Gostei + 0
06/03/2013
Henrique Rodrigues
Gostei + 0
06/03/2013
Miguel Nobre
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)