Greve dos trabalhadores de TI
[url]http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/40392/40392[/url]
Vi nos comentários que tem pessoas que falam a favor, outras que falam contra...
O que vocês acham de tudo isso?
Marisiana Battistella
Respostas
Alex Lekao
20/02/2014
Particularmente nao tenho uma posicao muito bem definda.
em momentos ate acho que deve-se fazer em outros nao.
O problema eh que se formos observar a maior parte dos trabalhadores na area de tecnologia nao estao em empresas de tecnologia.
Entao nao frigir dos ovos nao teria muito efeito e nem muito impacto.
mas normalmente o pessoal de TI trabalha para quem der mais, independentemente de sindicato e tal.
assim como tem os caras que estragam o setor, que caem de paraquedas dizendo-se tecnicos e puchando a mao de obra la para baixo.
entao nao creio que va ter tanto efeito nao.
eu particularmente nao tive conhecimento da greve... rsrsr
Marisiana Battistella
20/02/2014
De que adianta fazer greve se nem todas as empresas são associadas a esses sindicatos?
Tem empresas que não tem nem plano de carreira definido para os profissionais que atuam nela...
Deveriam buscar criar polêmicas com o intuito de fazer com que as pessoas se conscientizem da importância que os profissionais de TI, da importância do nosso trabalho,...
A fim de buscar mais reconhecimento perante a sociedade e mudar a visão que as pessoas tem quando falam dos profissionais da nossa área (os famosos nerds).
Alex Lekao
20/02/2014
Quando fala-se de profissional de TI, pensa-se logo numa empresa de TI... mas o profissional esta inserido em todos os ambientes, quer sejam, mercado, prestador de servico, hospital e tudo o mais.
De qual profissional esta se falando?
Acredito que em um ambiente de 100%, temos apenas 30 ou 40% deste ambiente como mercado de TI propriamente dito, os outros estao em empresas que nao sao de TI.
e em alguns casos os melhores salarios estao nestas empresas e assim por diante.
vi alguns casos parecidos, empresas de tecnologia oferecendo salarios de 1.5 para DBAs sql server enquanto uma outra empresa, nao TI estava pagando 30 reais a hora do mesmo profissional.
Empresas de TI oferecendo salarios de 0.9 o salario de suporte tecnico, e empresas nao TI oferecendo salarios em torno de 1.5, eh claro que o cara nao fara apenas trabalhos de suporte. rsrs
Muita discrepancia.
Marisiana Battistella
20/02/2014
O que parece é que não existe uma separação de funções na visão das pessoas que não trabalham com TI. Um exemplo prático é quando falamos que somos desenvolvedores, analistas e as pessoas associam isso com manutenção de computadores.
É a mesma coisa que dizer pra médico especializado em pediatria realizar uma cirurgia de um clinico geral, ele não vai fazer pq não é especialidade dele.
Alex Lekao
20/02/2014
Mas ai ja eh um mal preparo dos recrutadores.
Por exemplo, estavamos precisando de alguem para trabalhar aqui, na vdd etamos rsrsr, e o pessoal que iria fazer a garimpagem de curriculos me perguntou o que vc precisa.
passei que precisava de alguem com conhecimento de SQL Basico, preferencialmente SQL Server, que tenha nocoes de AD, pacote office e internet, o basicao mesmo.
Agora se o pessoal do RH quiser atirar em marte para acertar na luz, ai complica, e eh basicamente isso que se ve, por precausao vamos tentar encontrar um Steve Jobs Tupiniquin e quem sabe entregamos um tarzan que envie WatsApp. rsrsr
eh claro que temos muitas empresas que querem o melhor pelo mais "barato" ou por menos... rsrsr
aqui ja tive algo parecido, passei para o meu chefe que com salarios muito baixos nao contratamos ninguem que se disponha a trabalhar com experiencia o suficiente.
Temos um vacuo enorme entre necessidade e solicitacao e esse erro esta em ambos os lados. infelizmente. rsrs
Marco Salles
20/02/2014
Qualquer serviço de 20 minutos é 50 Reais ...E serviço Grade ninguém quer fazer ... SOMOS OS INTELIGENTES BURROS . Pronto Falei ................
Marisiana Battistella
20/02/2014
Ajudamos todo mundo a "enriquecer", criamos condições de melhorar o trabalho de todo mundo, temos que estar sempre estudando pra acompanhar a evolução da tecnologia pois as pessoas nos cobram esse conhecimento e no final não temos um reconhecimento justo por isso.
Marco Salles
20/02/2014
Ajudamos todo mundo a "enriquecer", criamos condições de melhorar o trabalho de todo mundo, temos que estar sempre estudando pra acompanhar a evolução da tecnologia pois as pessoas nos cobram esse conhecimento e no final não temos um reconhecimento justo por isso.
Vc é que falou mais ainda , quando disse : " .... temos que estar sempre estudando pra acompanhar a evolução da tecnologia .... "
Este profissão requer Tempo , muito tempo para acompanhar a Evolução ... E Tempo é dinheiro ... Isto significa que precisamos ganhar mais , não pelo dinheiro
mas sim , para TERMOS TEMPO , para estudarmos ..
Eu por exemplo sei Tudo , mas Tudo mesmo de Delphi e nada sei da integração do Delphi com o Mobile ( Xe3 , Xe4 , Xe5 ) . Parei no Xe2 e não estou
tendo DINHEIRO para estudar as novas Versões do Delphi
Roniere Almeida
20/02/2014
Fernanda Acacia
20/02/2014
realmente essa situação é um caso serio, concordo com o que foi dito. salientando o que o Roniere escreveu, acho que ja abriram um post relacionado sobre isso.
sobre a questão de ter ou não um sindicato(se melhorar ou não).
Marisiana Battistella
20/02/2014
Um exemplo bem real que posso mencionar são as universidades, trabalhei da Divisão de TI de uma universidade onde é o sindicato da educação que responde pelo setor de TI.
Então os aumentos salariais nunca são são condizentes com os aumentos que os profissionais teriam através do sindicato de TI..
Não sei se consegui ser clara....
Roniere Almeida
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
Entao, parte do problema esta conosco, profissionais de TI, temos muita gente querendo "ganhar" dinheiro unica e simplesmente.
Enquanto um cara que estudou e fez cursos para ser um bom tecnico e fazer manutencoes descentes em equipamentos para poder cobrar um valor justo, sei la 100 reais pelo trampo, e um outro que mal sabe ler vai la e faz um curso em uma "SOS" qqr sai fazendo manutencoes por 50 reais, nos mesmo nos desvalorizamos.
e infelizmente temos a cultura de pagar pelo menor, o mais barato possivel, mesmo que tenha que pagar 3 vezes... mas quero pagar menos e reclamar o maximo que puder.
Eu, de modo muito particular nao faco certas coisas, qdo reclamam para mim dos valores, digo que esta barato, afinal temos que nos valorizar independentemente de qqr coisa.
Sinticatos de TI, existem poucos creio eu, e os que tem, sao mediocres, nao fazem praticamente nada, alem do que a adesao dos profissionais eh pequena.
eu acredito que infelizmente o que demanda mao de obra de TI sao as empresas diversas e nao empresas com foco de TI, esses sindicatos nao entram, eu acredito que nao rsrsr, nas empresas que saber se tem um departamento ou nao.
e quem acaba respondendo pelo TI eh como a Marisiana indicou, eh um outro sindicato, que esta brigando as vezes por uma outra classe que ainda esta mais desvalorizada ainda.
Para vcs terem ideia de como andam as coisas, com relacao a mercado e profissional, ontem recebi um e-mail de uma empresa procurando com urgencia um profissional de TI com as exigencias basicas e padrao, como curso superior, ingles intermediario ou avancado nao me recordo, conhecimentos em SQL Server e mais outros dois bancos e era para ser analisata desenvolvedor se nao me engano, e era nada mais nada menos que em Cobol!!!!! quantas pessoas na face da terra sao analisatas desenvolvedores em cobol!?!?!?!?!? e ofereceram um salario entre 1170 a 3000 reais....
como um cara que tenha conhecimento em algo que praticamente ninguem tem nos dias de hoje vai trabalhar por 1000 reais? os contratantes estao loucos... rsrsr
e o cara ainda tinha que conhecer DB2 e ainda um outro esquema de banco de dados referente ao proprio cobol.
eu acredito que boa parte dos nossos problemas estao conosco mesmo... rsrsr
Bom a dircursao esta boa... rsrsr
Marisiana Battistella
20/02/2014
Agora vc deu um exemplo bem claro do que eu havia comentado anteriormente sobre as exigências absurdas nas vagas que anunciam..
As pessoas devem achar q é só pegar uma ferramenta ou linguagem nova e que em pouquíssimo tempo vc vai sair fazendo milagres com ela...
Ou como se aprender a programar em linguagens diferentes seja algo que acontece da noite pro dia...
Alex Lekao
20/02/2014
as vezes os caras chagam para mim aqui no trabalho e me falam vc eh do ti ne?? eu respondo sim... ai o cara: meu celular ta dando pau, vc pode olhar para mim?
eu sinto vontade de matar o desgracado.... CELULAR?!?!?!!? eu trabalho com Sistemas etc... nao sou TECNICO DE CELULAR!!! rsrsr
eh absurdo... e fora qdo acham que tudo eh facil...
eu ja falei para gente fazer o que eles acham que era facil... sou uma simpatia.. rsrsr
eh claro que algumas pessoas aprendem mais rapido que outras, mas no geral o aprendizado leva tempo, eu brinco aqui que algumas coias eu aprendo por osmose mas no geral eu tenho que ler bastante, estudar bastante, testar bastante e so depois conseguir iniciar o trabalho... e ainda assim com erros e ajustes a serem feitos no decorrer. rsrsr
Marisiana Battistella
20/02/2014
Outro caso típico é quando pedem pra concertar o computador e acham que eu tenho q saber só pq eu trabalho com TI...
Eu estudei Análise Desenvolvimento de Sistemas onde o foco era exatamente este...
Tive disciplinas relacionadas a infra, mas foi mais pra saber que existe, pra ter uma noção de como funciona. Não aprendi a arrumar computador aprendi a analisar e desenvolver sistemas e, isso, ainda estou aprendendo...
Alex Lekao
20/02/2014
a pouco tempo expliquei um pouco das varias areas que abrandes o termo TI e que eh humanamente impossivel conhecer todas as elas.
mas nos somos uma "casta" diferenciada... rsrsr
Roniere Almeida
20/02/2014
Mariana Carvalho
20/02/2014
Outro caso típico é quando pedem pra concertar o computador e acham que eu tenho q saber só pq eu trabalho com TI...
Eu estudei Análise Desenvolvimento de Sistemas onde o foco era exatamente este...
Tive disciplinas relacionadas a infra, mas foi mais pra saber que existe, pra ter uma noção de como funciona. Não aprendi a arrumar computador aprendi a analisar e desenvolver sistemas e, isso, ainda estou aprendendo...
engraçado isso, não importa qual sua especialidade você sempre será chamada de "o cara da T.I, do computador" e etc.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Porque a nossa profissão merece ser tão bem reconhecida quanto a medicina, a odontologia, as engenharias...
Roniere Almeida
20/02/2014
Mariana Carvalho
20/02/2014
Porque a nossa profissão merece ser tão bem reconhecida quanto a medicina, a odontologia, as engenharias...
sem duvida, sem nós uma empresa, literalmente!!! ou não literalmente.
Alex Lekao
20/02/2014
eh fato que somos visto como o cara do TI, sempre foi assim e dificilmente vai mudar por uma questao de aculturamento, e cultura leva tempo para mudar, mas o que deve haver sao as discusoes como disse a Marisiana, e depende muito mais de nos...
eu sou coordenador de TI aqui onde trabalho e vez ou outra vem me pedir para olhar cada coisa, a minha resposta eh bem educada e simples, NAO!!! NAO TRABALHO COM ISSO!!! rsrsr
entao eh complicado muitos de nos estao atraz dos $$$$ e estamos nos "prostituindo" por miseros 50 reaus. rsrsr
um amigo a uns 12 anos atraz saiu do mercado falando que o mercado ja estava sujo ou prosituido, hoje vejo que esta pior.
por favor nao me levem a mal com as expressoes... rsrsr
Abraco.
Roniere Almeida
20/02/2014
e sobre a "prostituição" realmente existe, isso de certa forma prejudica e muito o profissional de T.I
quantos e-mails de emprego vc´s receberam com os dizeres "informar salario desejado".
Alex Lekao
20/02/2014
nem pensei...
para comecar 7 mil.
as vezes modestia nao eh comigo... rsrsr
Roniere Almeida
20/02/2014
Eduardo Pessoa
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
Se o sindicato for atuante e tal e tiver boa adesao dos profissionais, ate pode ajudar.
O problema eh que acontece igual aconteceu em Campinas, os Lideres do Sindicato eram comprados pelas empresas de Onibus.
Ou no caso dos sindicato do pessoal de TI de campinas por exemplo, novamente, nao fazem absolutamente nada.
e os demais sindicatos que tem por ai que vc so descobre que existe qto descontam no seu pagamento as contribuicoes compulsorias, que se nao fui eu quem escolhi contribuir entao nao eh contribuicao, mas isso eh assunto para outras discursao... rssr
Nao sei se ajudei ou nao.. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
20/02/2014
verdade, experiencia não é tudo, é apenas mais da metade do necessario.
Eduardo Pessoa
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
exatamente Eduardo.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Se o sindicato for atuante e tal e tiver boa adesao dos profissionais, ate pode ajudar.
O problema eh que acontece igual aconteceu em Campinas, os Lideres do Sindicato eram comprados pelas empresas de Onibus.
Ou no caso dos sindicato do pessoal de TI de campinas por exemplo, novamente, nao fazem absolutamente nada.
e os demais sindicatos que tem por ai que vc so descobre que existe qto descontam no seu pagamento as contribuicoes compulsorias, que se nao fui eu quem escolhi contribuir entao nao eh contribuicao, mas isso eh assunto para outras discursao... rssr
Nao sei se ajudei ou nao.. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Isso de só sabermos da existência dos sindicatos quando eles descontam é de prache...
O nosso erro está em não participarmos das assembleias que eles fazem, porque lá eles aprovam as leis sempre pela maioria.
Um exemplo que vi na prática foi um sindicato que aprovou uma lei numa assembléia para que passassem a ser descontadas 3 parcelas anuais para contribuição sindical ao invés de uma.
Isso porque praticamente ninguém participou da assembléia e a maioria que estava presente no local era a favor da aprovação da lei. Então todos os trabalhadores passaram a receber esses descontos em virtude dessa lei aprovada por algumas pessoas.
Acho essas atitudes muito injustas por parte dos sindicatos.
Alex Lekao
20/02/2014
Concordo com vc Marisiana, o problema eh justamente esse, mas acredito que o maior problema, foi a legislacao permitir que isso seja compulsorio.
eles podem ate aprovar, mas para descontar tem que ter anuencia do funcionario e nao o contratio como acontece.
Marcelo Pastore
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
e sem conhecimento nenhum da area e da rotina dos profissionais... rsrsr
pelo menos essa eh a impressao que eu tenho.
Marcelo Pastore
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Essa divisão dos profissionais deve existir no plano de cargos e salários de cada empresa onde cada função deverá ter o salário de acordo com a base salarial definida para a função. Porque quando o sindicato trabalha por uma causa, de aumento salarial por exemplo, eles lutam por um percentual que será aplicado a todos. Nesse caso, de nada adianta ter sindicato se a empresa não possui um bom plano de cargos e salários.
Marisiana Battistella
20/02/2014
E essa situação com relação ao salário é pior ainda em cidade que não possuem muitas empresas grandes, pq não é tanta concorrência e por isso a mão de obra é pouco valorizada. Tanto que quando chega uma empresa maior, pagando mais as empresas que já estavam instaladas perdem seus bons profissionais ou pq não podem, ou pq não querem pagar mais...
Roniere Almeida
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Eduardo Pessoa
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
Marisiana e Eduardo.
é uma discussão que sempre haverá discordancias. não tem pra onde correr.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
isso existe, mas em pouquissimas empresas, conheci, em um teste de seleção, uma empresa que tinha um setor especifico que cuidava da questão profissional de cada funcionario, exemplo, se um funcionario quisesse mudar de setor, ele teria prioridade, mas isso não se encaixa na questão, mas ja achei isso bem legal.
Eduardo Pessoa
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
O problema é que como são poucas empresas q se preocupam com essas questões.
Conforme a empresa evolui, ter um plano de cargos e salários bem definido é praticamente uma necessidade.
Eduardo Pessoa
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
O problema é que como são poucas empresas q se preocupam com essas questões.
Conforme a empresa evolui, ter um plano de cargos e salários bem definido é praticamente uma necessidade.
tambem acho que não seja impossivel, o que nos resta é torcer.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
conhece alguma forma de apresentar isso ao gestores? isso seria interessante, todos pedindo uma reunião, esse é o caminho?
Eduardo Pessoa
20/02/2014
tentar não custa não nada.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Mas tem q existir um comprometimento em ambos os lados, não pode exigir e não retribuir, ou "abandonar o barco".
Se todos querem que a empresa melhore, todos tem q contribuir pra isso, tanto por parte da gestão quando por parte dos colaboradores. É uma questão de ética.
Alex Lekao
20/02/2014
depois um longo periodo de inatividade... rsrsr
eis que ressurjo das cinzas... rsrsr
Entao, concordo com os pontos abortados e de fato eh muito complicado, ainda mais se pensarmos em questoes que a maior parte das empresas nao sao grandes, e com isso acontece sempre o acumulo de funcoes e com isso quase nunca ha uma politica de cargos e salarios.
Alem de as medias salariais que sao divulgadas sao medianas feitas pelas grandes empresas que tem algumas destas questoes bem definidas e estruturadas, enquanto a realidade esta com media salarial baseada nas empresas de pequeno porte onde nao acontece essas divisoes tao pouco policiticas de cargos e salarios, com isso entramos nas questoes de desvio de funcoes, que eh estremamente comum nas empresas.
Eu nao trabalho em uma empresa de TI entao para nos aqui eh pior ainda, pq o sindicato eh do comercio. rsrsr
Mas ate mesmo em empresas particulares uma politica de cargos e salarios eh dificil de se encontrar porque isso so acontece em empresas bem maiores onde existe a politica de cargos e salarios para todos os profissionais.
Infelizmente essa eh uma realidade que levara um bom tempo ate ser completamente mudada.
Mas eu tenho esperanca. rsrsr
Nao sei se contribui ou se confundi a situacao. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Marisiana Battistella
20/02/2014
Mas eu acho que quando a empresa é menor é bem mais fácil de definir o plano de cargos e salários...
Se a empresa começar a traçar esse caminho desde cedo ela pode crescer muito mais e pode valorizar mais os profissionais q ela tem. Já vi muitos colegas d profissão sairem de empresas porque eram pequenas e eles não viam um possível crescimento dentro dela. E o plano de cargos e salários, quando posto em prática, serve pra isso, para ser um guia pro profissional saber até onde ele pode chegar e o que ele precisa fazer pra chegar no topo. Isso pode ser bom não só para os profissionais mas para a empresa também, porque ela estabelece mais transparência com os colaboradores e pode manter profissionais que sejam "mais fiéis" ao crescimento da empresa.
Não sei se minha visão não é perfeccionista demais, mas temos q ser otimistas. Afinal o profissional só evolui se a empresa evolui também.
Alex Lekao
20/02/2014
Concordo com vc, acredito qu etemos que ser otimistas tbm.
Infelizmente vivemos uma realidade um pouco diferente.
As empresas que comecam com esse tipo de visao de pequena eh fantastico, e qdo se tornarem grandes empesas ja estao com tudo tracado, isso eh muito bom.
Infelizmente temos muitos casos de empresas que aparecem a partir de um ex funcionario e comeca com ele sozinho e contrata um parceiro e tal, e comeca a ficar meio estranho as contratacoes, normalmente ela comeca suas organizacoes depois de que a estrutura ja estava grande, nao se comeca de pequena.
Trabalhei em uma software house que procurava fazer as coisas certinhas desde o comeco, inclusive tinha analise de orcamento por departamento e olha que olha tinha os socios e 4 funcionarios apenas. rsrsr
Em contrapartida existem empresas que a perspectiva de crescimento eh muito distante ou praticamente inexistente, pq o cara ja estaria na maior posicao que poderia alcancar.
Uso como exemplo a mim mesmo, acima de mim so meu chefe, o proprietario da empresa, so que a pouco tempo atraz tinhamos apenas um funcionario em TI, depois passou para dois com a minha contratacao, depois com a saida de um funcionario experiente, eu pedi o departamento, entao passei a coordenar o TI e ter dois funcionarios, e agora estou contratando mais um.
Poderiamos ja ter uma politica de cargos e salarios, mas a empresa como um todo nao tem, existem projetos de implantacao, mas isso leva tempo e analise.
No meu caso, para onde poderei crescer? somente se a empresa crescer e o departamento crescer, ai temos que criar a vaga de gerente por exemplo para que eu a ocupe(assim espero... rsrsr) e ai subir alguem para o meu lugar e ter mais uns dois ou tres funcionario e assim por diante. rsrsr
Mas eu espero que quando estivermos com 30 lojas, eu seja o diretor de TI e tenhamos gerentes, coordenadores, analistas Sr, Pl e Jr e os Suportes, etc, etc. rsrsr
Vamos ver se daqui 10 anos ja estejamos neste patamar. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
20/02/2014
Mas tem q existir um comprometimento em ambos os lados, não pode exigir e não retribuir, ou "abandonar o barco".
Se todos querem que a empresa melhore, todos tem q contribuir pra isso, tanto por parte da gestão quando por parte dos colaboradores. É uma questão de ética.
concordo, a união certamente faz a força.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Mas se tivesse por exemplo mais de 5 colaboradores e as perspectivas de crescimento sejam grandes vale a pena pensar em estabelecer o plano de cargos e salários.
Alex Lekao
20/02/2014
Aqui onde trabalho, temos mais de 200 funcionarios, acredito eu, em 5 unidades(contando com a matriz).
Como a empresa cresceu e era uma empresa familiar isso nao vou verificado, agora leva um tempo maior para se tentar estruturar essas questoes de cargos e salarios, e acaba sendo mais dificil.
Embora o quadro de funcionarios seja estremamente enxuto. rsrsr
Marisiana Battistella
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
mas aqui eu acredito que esse problema aconteceria com ctz...
acredito que temos pessoas desempenhando cargos para os quais nao tem "competencia" para o mesmo.
fora alguns outros probleminhas... mas acredito que isso tem em toda empresa. rsrsr
Marisiana Battistella
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
muito complicado. rsrs
Fernanda Acacia
20/02/2014
Mas se tivesse por exemplo mais de 5 colaboradores e as perspectivas de crescimento sejam grandes vale a pena pensar em estabelecer o plano de cargos e salários.
ajudaria bastante, com certeza.
Roniere Almeida
20/02/2014
mas isso deve acontecer com frequencia. pelo menos eu acho dessa forma.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Mas considerando a hipótese de que no plano seja definido que para uma determinada função é necessário tem X, Y e Z certificações ou cursos, um tempo X de experiência, etc e tal...
Se na empresa tiver um profissional que possua o tempo X de experiência mas não possui as certificações, esse profissional não poderá ser promovido porque ele não atende os pré-requisitos.
Essa situação pode ser evitada com o plano d cargos e salários existir desde o início da empresa, pois os colaboradores terão consciência de que para ser promovidos para aquela função eles precisam se aperfeiçoar para atender os pré-requisitos.
Alex Lekao
20/02/2014
eu de novo...
na empresa que minha esposa trabalha eles tem o plano de cargos e salarios, embora eles limitam a quantidade de profissionais por departamento, por exemplo um departamento x so pode ter 3 Plenos, etc.
essas coisas, e para ser promovido eh feito uma selecao interna onde para se candidatar deve-se atender aos requisitos e ter a anuencia de seu superior.
so para agregar... rsrsr espero que tenha agregado... rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Nós, colaboradores, participamos da definição das atividades desempenhadas em cada função e na definição dos requisitos para promoções de cargos.
Na empresa que estou agora o projeto de implantação está em andamento.
Roniere Almeida
20/02/2014
Fernanda Acacia
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
E a equipe não é pequena tem mais de 30 colaboradores só no setor de ADS.
Eu acho que um plano de carreira é fundamental porque todos que estão estudando e investindo querem ter o título profissional condizente.
Fernanda Acacia
20/02/2014
E a equipe não é pequena tem mais de 30 colaboradores só no setor de ADS.
Eu acho que um plano de carreira é fundamental porque todos que estão estudando e investindo querem ter o título profissional condizente.
certamente, ninguem quer ter um diploma, pos....sem ser reconhecido, realmente é triste, mas area de ADS, as empresas devem tomar cuidado, pois se todos se unirem e fazer uma pressão, o bicho pega. acredito que foi isso que aconteceu.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Quando os profissionais não vêem uma possibilidade de crescimento na empresa eles sempre vão buscar novas oportunidades e quem perde mais com isso é a própria empresa.
Fernanda Acacia
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
mas como sempre nao agrada a todos, eu mesmo acredito que seja meio falho.
a empresa que trabalho, nao tem.
e ja trabalhei em algumas grandes que tinha, pelo menos eu tinha a impressao que tinha... kkkk
e algumas pessoas que conheco traballham em grandes empresas, que acredito que tenham com certeza.
Marisiana Battistella
20/02/2014
O pior de tudo é vc ficar numa empresa por muito tempo e vc não evoluir, não subir de cargo. É claro que quando chega num certo nível não tem mais pra onde evoluir, aí a questão é só o salário mesmo. Mas pra quem tá começando a trabalhar na área, a promoção de Desenvolvedor I para Desenvolvedor II, por exemplo, é bem significativa.
Alex Lekao
20/02/2014
normal isso...
mais a maior questao mesmo, eh que a maioria nao tem nem cargo direito... quem dira plano de cargos e salarios... e nao tem nem carrera... so correria... kkkk
Marisiana Battistella
20/02/2014
Nunca teremos uma boa "reputação" se esses pontos não melhorarem. Até então, continuaremos sendo vistos da forma como estamos sendo vistos...
Todo mundo associa o pessoal de TI com loucura, bagunça, coisas nesse sentido, por isso que não estamos tendo o reconhecimento que merecemos.
E nós profissionais perdemos e muito com isso...
Roniere Almeida
20/02/2014
normal isso...
mais a maior questao mesmo, eh que a maioria nao tem nem cargo direito... quem dira plano de cargos e salarios... e nao tem nem carrera... so correria... kkkk
só carreira mesmo...hehehe...
Alex Lekao
20/02/2014
mas a luta eh grande e ardua...
aqui pelo menos, vejo como algo bem longe, mas possivel, mas ainda requer batante amadurecimento gerencial, nao do TI mas da Gestao de Alto Escalao. rsrsr
Nunca teremos uma boa "reputação" se esses pontos não melhorarem. Até então, continuaremos sendo vistos da forma como estamos sendo vistos...
Todo mundo associa o pessoal de TI com loucura, bagunça, coisas nesse sentido, por isso que não estamos tendo o reconhecimento que merecemos.
E nós profissionais perdemos e muito com isso...
Roniere Almeida
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Isso não parece real... Até onde sei, aqui na região, os analistas e desenvolvedores ganham menos do valor mínimo informado nessa reportagem.
Alex Oliveira
20/02/2014
Agora temos que ver os dois lados da moeda, faltam profissionais qualificados no mercado, não por culpara somente dos candidatos, mas de uma péssima estrutura de qualificação para área.
É só entrar em sites de gerenciamento de vagas e verão que os pré-requisitos estabelecidos por uma empresas para o preenchimento de uma vaga, supera as qualificações de muitos, ai te fazem a quela pergunta: " Quanto você vale? " O cara acaba aceitando o que a empresa oferece a contribui para para estagnação do setor.
Roniere Almeida
20/02/2014
empresa, ajudar de alguma forma na capacitação do profissional.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Eu acho injusto e até um absurdo o que a mídia faz a ponto de encobrir a realidade dos fatos.
Eles simplesmente pegam um assunto e começam a falar sem se inteirar realmente do fato a ponto de divulgar as coisas como elas realmente são. Assim, acabam mostrando um lado da moeda.
Digamos que tenham realizado essa pesquisa na IBM, Microsoft, Dell, Google, HP, ... aí sim pode-se dizer que os dados apresentados podem ser reais.
Lucas Rocha
20/02/2014
Exigem não só pré-requisitos e também responsabilidades de programador Pleno e Sênior a um JUNIOR!!
E os pré-requisitos tem que ser JEDI da programação, ja cheguei a ver casos de "não precisa de nenhuma experiência"
Requerimentos: Java, C#.net, Vb.Net, Vb6, ASP.Net, JavaScript, CSS,Html,Php5 .....
Resumindo: trabalho de Pleno e Sênior com título de Junior pra ganhar um salário de Estagiário.
Marisiana Battistella
20/02/2014
As vezes chega a ser frustrante olhar para os pré-requisitos das vagas, pois parece que nuca estamos aptos a concorrer.
Ou os cursos que estão sendo oferecidos não acompanham as tendências de mercado, ou as empresas estão exigindo demais.
Alex Lekao
20/02/2014
isso eh uma coisa que realmente acontece.
Sem contar tambem, uma outra face do problema, eh que hoje devido algumas divulgacoes de salarios absurdas, tem profissionais solicitando salarios que honestamente so se ouve historias de existirem. rsrsr
Como se fossem lendas a respeito disso. rsrsr
Por exemplo, estamos querendo contratar um novo funcionario aqui na empresa para trabalhar no TI, as solicitacoes nao foram absurdas, ate mesmo porque fui eu quem as fiz. rsrsr (sempre muito modesto eu sou. rsrsr) e alguns candidatos que se candidataram a vaga estavam pedindo salarios de 5 mil reais, 6 mil, e por ai vai, alguns que tinha um pouco do que solicitei que estaria mais de acordo as solicitacoes foram de salarios de 3 a 4 mil reais, os que se propunham a trabalhar por um salario menos, na casa de 1500 a 2500 reais nao tinham os "pre-requisitos" que estava solicitando, e nao eram muitos. rsrs.
A pessoa que estava selecionando os curriculos me falou, alguns curriculos eu nem imprimi para vc porque nao dava, eu achei estranho e perguntei porque, ela disse que o pessoal estava pedindo salarios de 5 mil, eu disse, nossa mas nem eu estou ganhando isso com 6 anos na empresa. kkkk
Mas tudo bem, eh uma realidade que vivenciamos hoje e que infelizmente ou felizmente, teremos que nos habitiar com ela e tentar garimpar o que ha de melhor. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Marisiana Battistella
20/02/2014
Se for se basear na pesquisa, o analista e desenvolvedor deveria ganhar no mínimo R$ 6.500,00.
E aí? Culpa da mídia? Culpa das empresas que não querem pagar bem?
Tem empresas que preferem contratar, estagiários e profissionais com menos experiência só pra pagar menos. Aí os profissionais que trabalham nessas empresas ficam indignados porque eles é que sofrem tapando os burracos...
Alex Lekao
20/02/2014
Mas acredito que o problema estejam com todas na verdade. rsrsr
Mas que a media atrapalha, a isso atrapalha e muito.
e as empresas de fato querem pagar menos, todos nos queremos ter menos custos, assim como muito de nos concordam com certos "recursos" para pagar menos IR, etc, etc.
Entao, acredito que a culta esteja realmente de todos os lados. rsrsr
Raphael Souza
20/02/2014
No dia seguinte eu volto pra empresa, sou mandado embora e tem outro no meu lugar ganhando 1100,00. Outro exemplo: sou trabalho de TI, ganho 2500,00, já estou há bastante tempo na empresa e nunca tive reajuste. Certo de que dei um bom retorno à empresa, peço um aumento para o meu chefe. Ele se recusa. Fico bravo e faço uma entrevista com salário de 2750,00 e passo. Peço demissão e meu chefe contrata outro profissional por 2200,00. Nesse cenário eu tive um aumento de 250,00, mas a empresa que me contratou anteriormente pagava 3500,00 pro funcionário anterior e decidiu baixar o preço para 2750,00.
Nesse sentido digo que somos prostituto. Não todos, claro. Mas na grande maioria os profissionais de TI não sabem valorizar o seu conhecimento e a si mesmo. Aumento de salário é muito bom? Claro!!! Mas conhecimento custa dinheiro, tempo, dedicação, sacrifício. Se não estou insatisfeito com o que ganho, mas aceito um aumento de 250,00 em outra empresa, isso pra mim não é se dar valor. Infelizmente, na nossa área, prevalece o cenário de que "não tá gostando? tchau! contrato um mais barato pra fazer mais coisa que vc".
Enquanto for assim, não há greve que resolva...não há sindicado que resolva.
Também não serei hipócrita, pois já tive exatamente esse perfil que eu citei. Claro que se o cara estiver desempregado, com família pra sustentar e tal, a necessidade fala mais alto. Mas atentem-se que as empresas fazem uso disso, principalmente as que são de outros setores.
Abraço.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Infelizmente, é bem assim que acontece....
Na maioria das vzs as pessoas acabam aceitando trocar de empresa por um aumento não muito alto apenas pela pouca diferença que esse aumento poderá fazer na situação financeira atual que elas se encontram. Mas um dos principais motivos, imagino que sejam, promessas não cumpridas, pois as empresas contratam por um salário menor prometendo uma ótima melhora desde que a pessoa trabalhe e mostre resultados, mas na prática isso não acontece proporcionalmente.
Marisiana Battistella
20/02/2014
Roniere Almeida
20/02/2014
só queria adicionar algo, sobre essa questão de salario, adicional nortuno, extra...e aonde fica a qualidade do trabalho/de vida?
hoje o profissional de T.I trabalha muito, tem hora para chegar e não tem hora pra sair, eu tenho quase certeza de quem trabalha na
construção civil tem mais direitos que os profissionais de T.I. me desculpem, mas acho isso.
Fernanda Acacia
20/02/2014
Raphael Souza
20/02/2014
Marisiana, é exatamente como você citou. Eu mesmo já caí muito nesse papinho. Pra mim virou conto do vigário. Hoje eu diria que me valorizo muito mais do que quando ingressei nessa área. Infelizmente aprendi na dor que promessa não paga conta, não sustenta família, não justifica ausência. Se eu tenho discernimento e acredito ser um profissional de 5000,00, pq vou aceitar ganhar 2500,00 com a promessa de ter aumento em um ano? Temos que viver o hoje, o agora!
Marisiana Battistella
20/02/2014
Sem contar que se eles tiverem q demitir um funcionário por algum motivo interno, eles não param pra pensar se vc tem família, se vc tem conta pra pagar...
As prioridades da empresa sempre em primeiro lugar...
Raphael Souza
20/02/2014
só queria adicionar algo, sobre essa questão de salario, adicional nortuno, extra...e aonde fica a qualidade do trabalho/de vida?
hoje o profissional de T.I trabalha muito, tem hora para chegar e não tem hora pra sair, eu tenho quase certeza de quem trabalha na
construção civil tem mais direitos que os profissionais de T.I. me desculpem, mas acho isso.
Ótima observação. Tenho uma experiência legal sobre isso pra compartilhar. Antes de trabalhar no BB eu era administrador de redes numa empresa do nicho da construção civil. Consequentemente e por razões obvias o meu sindicato era o SINDUSCON, sindicato dos trabalhadores da construção civil. Sempre fui associado ao SINDPD, sindicado dos trabalhadores de processamento de dados, pois nunca havia trabalho em uma empresa em que a alma do negócio não fosse TI. Pra minha surpresa eu tinha condições de trabalho muito melhores de quando trabalhava em empresa especializada. Resumindo essa parte: sindicato só aparece pra fazer as promessas que a Marisiana citou, APENAS! Enquanto filiado ao SINDPD, a categoria ganhava míseros 14,00 de vale refeição e aprovava-se em média um dissídio anual de 5%. Relacionando com as promessas: a proposta sindical todo ano visava o aumento do VR para 22,00/dia e almejava dissidios de 10%~11%. No entanto, sempre era aprovado valores ridículos. Num país onde a inflação cresce e encarece as coisas constantemente, vc ter um aumento de VR de 0,50~0,80 comparados aos 22,00 propostos?? RIDÍCULO!
A experiência foi diferente no setor da construção. Passei dois anos e pouco na empresa e sempre tive dissídios de 8,6%~9,5%. Meu VR entrei ganhando 18,00 e saí recebendo 24,00/dia.
Abordando a questão da qualidade de vida, sim, tive muitas noites não dormidas por conta disso. Afirmo com propriedade, não há dinheiro que pague o bem estar. Isso de ter hora pra entrar e não ter hora pra sair é fato. Hoje tenho uma experiência inusitada aqui no banco. Se deu meu horário, o diabo do computador bloqueia a sessão e não me deixa logar até o início do próximo expediente. Salvo quando há autorização dos supervisores para isso.
Mas é isso. Valorizemos quem somos e nossas qualidades.
Roniere Almeida
20/02/2014
mas em toda greve, existe as reinvidicações, porem, no apagar das luzes o sindicato aceita uma proposta RIDICULA, no minimo suspeito, acredito que existe um caixa 2 especial
para essas entidades.
Raphael Souza
20/02/2014
mas em toda greve, existe as reinvidicações, porem, no apagar das luzes o sindicato aceita uma proposta RIDICULA, no minimo suspeito, acredito que existe um caixa 2 especial
para essas entidades.
Olha, não julgo, mas é difícil acreditar que não aconteça. Não consigo ver um argumento conciso para se apresentar uma proposta de 22,00 e aprovarem 14,80..rs
Marisiana Battistella
20/02/2014
Os sindicatos dizem que estão lá lutando pelos direitos dos trabalhadores mas os resultados que temos são sempre bem inferiores ao prometido.
E nós, trabalhadores, somos a pagar os impostos em dia para não sermos punidos...
Maria Santos
20/02/2014
Maria Santos
20/02/2014
Todas as profissões respeitadas possuem regulamentação e conselho (engenheiros, médicos, arquitetos, até mesmo bibliotecários) isso impede que curiosos e gente sem conhecimento sólido "ganhem" por eles. Ex: Uma assinatura, apenas uma assinatura, de um engenheiro civil chega a custar, na minha região, R$4.000,00 para uma casa "de pobre", ninguém pode advogar ou medicar sem ter registro no conselho.
Até mesmo vejo concursos públicos para cargos de TI, liberam vagas em qualquer formação de nível superior com alguma pós na área de TI de 300 horas...a diferença é que a regulamentação e o conselho protege a categoria e, consequentemente, protege contra a desvalorização, porquê se qualquer um pode fazer 1001 coisas(rede, manutenção, desenvolvimento, análise) e vender suas gambiarras, porquê as empresas vão pagar o justo pra quem tem formação???
Para saber mais entre no site:
https://confei.wordpress.com/
Roniere Almeida
20/02/2014
muito interessante a materia. algo a ser estudado bem.
Maria Santos
20/02/2014
e aqui está o link do CONFEI no face https://www.facebook.com/groups/confei/?fref=ts
Só que nós somos tão desunidos e só nos preocupamos em manter-nos "atualizados" que esquecemos de lutar pelo mais importante que é o retorno financeiro e o reconhecimento das nossas profissões.
A oportunidade de mobilizar uma greve pela Regulamentação e criação do CONFEI está aí... hoje ninguém vive sem TI , mas ao invés de procurarmos as verdadeiras causas dos problemas agente fica reclamando que as "prostitutas" do mercado desvalorizam o trabalho dos profissionais, ora...porquê simplesmente não impedimos as prostitutas de trabalhar na nossa área como acontece nas outras profissões respeitadas??? como disse o colega acima, "nós somos os inteligentes burros"
Maria Santos
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Eu acho que isso ocorre muito nas empresas pequenas onde o número de funcionários é bem pequeno.
Nas empresas maiores existe a divisão de cargos por atividades, então é mais específico o que cada colaborador faz na empresa.
O que acontece muito, são casos em que desenvolvedores trabalham como analistas de sistemas, além de fazer o trabalho de desenvolvedor e ganham o menor salário.
São em casos assim que muitas vezes saem essas gambiarras que você comentou pois o colaborador tem q se virar nos 30 pra cumprir um prazo em um trabalho que deveria ter dois colaboradores trabalhando.
Roniere Almeida
20/02/2014
Alex Lekao
20/02/2014
Concordo com todos os aspectos abordados por todos, algumas das expressoes acredito q ate foram usadas por mim em outros comentarios.
Uma dificuldade que vejo eh justamente que a area de Tecnologia esta em todos os nichos de mercado e com isso, dos mais distintos orgaos de classes possiveis.
Como o Raphael tambem trabalhei em empresa de construcao civil, e confesso que era feliz e nao sabia. rsrsr com discidios na casa dos 11% rsrsr.
Hoje o maximo de dissidio que recebi foi de 7,5 e nao me lembro de ter tido algum maior.
Mas como estamos em nichos diferentes acredito que a abrangencia tbm fica dificil.
Outra coisa que temos que ver eh que o profissional de tecnologia eh uma funcao relativamente "nova" e os outros profissionais sal relativamente "antigos" com isso os problemas que enfrentamos hoje, possivelmente foi enfrentado por eles no passado, feliz ou infelizmente, eh a nossa geracao que tem que passar por isso, para que as proximas desfrutem dos beneficios dos nossos dessabores de hoje, assim como aconteceu com as outras categorias, creio eu. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Maria Santos
20/02/2014
Marisiana Battistella
20/02/2014
Hoje não tão difícil criar uma sociedade e abrir uma empresa. Claro que não tenho nada contra isso, pois cada um deve ter a chance de começar a trabalhar com o q gosta.
Mas a partir do momento que a empresa possui um número X de colaboradores deveria ser exigida a implantação do plano de carreira.
Acredito que uma medida assim poderia ser o início de uma melhora pra nossa profissão.
Maria Santos
20/02/2014
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/372098-20140527-160512.jpg[/img]
Marisiana Battistella
20/02/2014
O Ministério do Trabalho deveria ser mais atuante nas empresas menores também. Eles são extremamente com empresas que estão em grande expansão e as empresas se obrigam a se adaptar as leis. Os colaboradores ganham com isso (embora muitos não saibam reconhecer) e a empresa evolui para um nível muito bom.