handle
Alguém pode me dizer algo sobre a propriedade handle?
Gabiruba
Curtidas 0
Respostas
Navoid
11/02/2003
cara, esso negócio de handle é +/- assim:
o handle é um identificador único que só o componente tem
ex.: cada aplicação que roda no windows tem um handle único, assim como cada janela criada pela aplicação tb possui um handle único.
eu não sei direito pra que server esse handle, só sei que o windows usa ele na comunicação com as janelas (leia-se janela todo controle que pode ser focado, tipo tpanel, tedit, tbutton e por ai vai), e passa informações utilizando este handle.
isto é o que sei, e não sei se estou totalmente certo.
espero ter ajudado.
até.
o handle é um identificador único que só o componente tem
ex.: cada aplicação que roda no windows tem um handle único, assim como cada janela criada pela aplicação tb possui um handle único.
eu não sei direito pra que server esse handle, só sei que o windows usa ele na comunicação com as janelas (leia-se janela todo controle que pode ser focado, tipo tpanel, tedit, tbutton e por ai vai), e passa informações utilizando este handle.
isto é o que sei, e não sei se estou totalmente certo.
espero ter ajudado.
até.
GOSTEI 0
Nildo
11/02/2003
handle é a identificação da janela. Como Navoid disse, cada objeto tem um handle.
Com um handle é possível fazer varias coisas como:
Colocar uma janela (Calculadora por exemplo) dentro de um TPanel de seu Form. (Caso queria o codigo me pessa. eu coloco aqui). Voce pode ter um controle sobre qualquer coisa sobre um handle: Saber se está visivel (Ex.: Se o bloco de notas está aberto), saber se está Enabled ou disabled, e qualquer otura coisa como o Left, o width, etc. E você pode obter informações sobre o handle do bloco de notas por exemplo, saber o Left dele, etc. Você pode colocar um botão de seu formulário dentro do Bloco de notas ou da calculadora, em fim qualquer outra janela. É muito interessante. Todos os profissionais avançados em delphi, que trabalham com HOOK por exemplo, é obrigado a saber mecher com handle.
Ahh você pode também modificar o estado do Bloco de notas (por exemplo) mudando seu Width da janela, abilitando, desabilitando, escondendo, mostrando, minimizar, maximizar, fechar, etc.. Tudo a partir de seu programa. Em fim, pode fazer de tudo com outra janela =P
Quaquer duvida sobre como fazer este tipos de coisas, me avise.
Com um handle é possível fazer varias coisas como:
Colocar uma janela (Calculadora por exemplo) dentro de um TPanel de seu Form. (Caso queria o codigo me pessa. eu coloco aqui). Voce pode ter um controle sobre qualquer coisa sobre um handle: Saber se está visivel (Ex.: Se o bloco de notas está aberto), saber se está Enabled ou disabled, e qualquer otura coisa como o Left, o width, etc. E você pode obter informações sobre o handle do bloco de notas por exemplo, saber o Left dele, etc. Você pode colocar um botão de seu formulário dentro do Bloco de notas ou da calculadora, em fim qualquer outra janela. É muito interessante. Todos os profissionais avançados em delphi, que trabalham com HOOK por exemplo, é obrigado a saber mecher com handle.
Ahh você pode também modificar o estado do Bloco de notas (por exemplo) mudando seu Width da janela, abilitando, desabilitando, escondendo, mostrando, minimizar, maximizar, fechar, etc.. Tudo a partir de seu programa. Em fim, pode fazer de tudo com outra janela =P
Quaquer duvida sobre como fazer este tipos de coisas, me avise.
GOSTEI 0
Anonymous
11/02/2003
O Handle é um manipulador das janelas do windows, cada janela possui um, ele pode ser usado para mandar mensagens para as janelas(SendMessage()), escondê-las(ShowWindow(Handle,SW_Hide)), etc...
Para achar uma janela use FindWindow(Nome de Classe, Caption).
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Navoid
11/02/2003
o cara disponibiliza os codigos da calculadora e do bloco de nodas pra nois ai.
coloca neste tópico mesmo;
valeu
coloca neste tópico mesmo;
valeu
GOSTEI 0
Nildo
11/02/2003
Eu vou mandar amanha para o UpLoadMaster o fonte do meu gerenciador de janelas. Vou disponibilizar no momento como colocar a Calculadora em um Panel do seu formulário:
windows.setParent(findWindow(0,´Calculadora),panel1.handle);
A calculadora deve estar aberta.
Se o pessoal do clube delphi não aprovar meu projeto, eu coloco todo o fonte dele aqui ou pra download.
valew
windows.setParent(findWindow(0,´Calculadora),panel1.handle);
A calculadora deve estar aberta.
Se o pessoal do clube delphi não aprovar meu projeto, eu coloco todo o fonte dele aqui ou pra download.
valew
GOSTEI 0
Rabitz
11/02/2003
cara, eu acho que a resposta para o que eu quero, possa estar por aqui...
eu gostaria de não permitir que apareça o ´menu de contexto (popup)´ que aparece quando clicamos com o botão direito diretamente no desktop.
se alguém tiver uma dica... valeu!
Grato Rabitz
eu gostaria de não permitir que apareça o ´menu de contexto (popup)´ que aparece quando clicamos com o botão direito diretamente no desktop.
se alguém tiver uma dica... valeu!
Grato Rabitz
GOSTEI 0