Herança Visual de Forms no .NET

Delphi

31/05/2004

No delphi 7 era comum trabalhar com herança visual de forms.

Criava-se um form padrão para cadastros, por ex. um TfrmCadastro com os componentes: DBGrid, DataSource, e um DBNavigator e fazia-se os outros forms de cadastro herdando não mais do TForm, mas sim desse TfrmCadastro. Isso simplificava muito o processo de criação

No delphi 8 .NET eu notei que é possível seguir a mesma técnica, então criei um TfrmCadastro com um DataGrid e alguns botões para inlcuir, alterar, excluir e salvar os dados.

Mas qual foi a minha surpresa quando criei o form descendente desse TfrmCadastro e setei o DataSource do DataGrid e mandei executar, ele não criou as colunas automaticamente, como ele faria se eu não estivesse utilizando Herança!!! E pior: Mesmo criando as colunas manualmente em tempo de design, ao executar o projeto as colunas não estão lá! Elas somente aparecem se eu criar elas via ´código´, o que é horrivel para quem está acostumado a trabalhar com versões anteriores do delphi ....

Gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência e conseguiu resolver...


Db

Db

Curtidas 0

Respostas

Drakkar

Drakkar

31/05/2004

To respondendo essa no chutodomro porque to sem o Delphi 8 pra testar aqui, mas acredito que você esqueceu de adicionar as colunas na sua Query, se voce não fizer isso a DBGrid nao vai criar elas automaticamente nao.


GOSTEI 0
Db

Db

31/05/2004

... acredito que você esqueceu de adicionar as colunas na sua Query, se voce não fizer isso a DBGrid nao vai criar elas automaticamente nao.


Drakkar, eu não estou usando VCL.NET. Eu estou usando .NET ´puro´.

Não é necessário definir as colunas no DataSet porque o .NET já faz isso automáticamente. Tanto é que quando não utilizo a ´Herança de forms´ o DataGrid cria as colunas automaticamente.


GOSTEI 0
POSTAR