Herança Visual de Forms no .NET

31/05/2004

0

No delphi 7 era comum trabalhar com herança visual de forms.

Criava-se um form padrão para cadastros, por ex. um TfrmCadastro com os componentes: DBGrid, DataSource, e um DBNavigator e fazia-se os outros forms de cadastro herdando não mais do TForm, mas sim desse TfrmCadastro. Isso simplificava muito o processo de criação

No delphi 8 .NET eu notei que é possível seguir a mesma técnica, então criei um TfrmCadastro com um DataGrid e alguns botões para inlcuir, alterar, excluir e salvar os dados.

Mas qual foi a minha surpresa quando criei o form descendente desse TfrmCadastro e setei o DataSource do DataGrid e mandei executar, ele não criou as colunas automaticamente, como ele faria se eu não estivesse utilizando Herança!!! E pior: Mesmo criando as colunas manualmente em tempo de design, ao executar o projeto as colunas não estão lá! Elas somente aparecem se eu criar elas via ´código´, o que é horrivel para quem está acostumado a trabalhar com versões anteriores do delphi ....

Gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência e conseguiu resolver...


Responder

Posts

31/05/2004

Drakkar

To respondendo essa no chutodomro porque to sem o Delphi 8 pra testar aqui, mas acredito que você esqueceu de adicionar as colunas na sua Query, se voce não fizer isso a DBGrid nao vai criar elas automaticamente nao.


Responder

31/05/2004

Db

... acredito que você esqueceu de adicionar as colunas na sua Query, se voce não fizer isso a DBGrid nao vai criar elas automaticamente nao.


Drakkar, eu não estou usando VCL.NET. Eu estou usando .NET ´puro´.

Não é necessário definir as colunas no DataSet porque o .NET já faz isso automáticamente. Tanto é que quando não utilizo a ´Herança de forms´ o DataGrid cria as colunas automaticamente.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar