IBDataSet: É vantajoso
Para que serve e como utilizar as propriedades SelectSQL, InsertSQL, ModifySQl, DeleteSQL no componente IBDataSet utilizando componentes data-aware?
Mkoch
Curtidas 0
Respostas
Rogerio_amorim
12/04/2005
O IBdataset é um componente de manipulação de dados específico para Interbase e Firebird, usando apenas o ibdataset vc conecta com a base sem precisar da utilização de outros componentes, exceto o IBdatabase e o IBtransaction, para ser utilizado vc deve configurar a opção ´dataset editor´ com o botão direito do mouse, especificar o campo ´key field´ e selecionar os campos ´update fields´ e acionar o botão generate SQL para criar os comandos em sql. Utilizando o IB dataset com o firebird vc simplesmente terá um tempo de resposta dos dados, fantástico, principalmente trabalhando em rede.
Rogerio Amorim
Rogerio Amorim
GOSTEI 0
Mkoch
12/04/2005
Obrigado pela explicação, não querendo abusar mas como eu devo proceder para utilizar os comandos SelectSQL, InsertSQL, ModifySQl, DeleteSQL no componente IBDataSet utilizando componentes data-aware?
Não quero utilizar o DBNavigator, eu quero utilizar o componente IBDataSet em tempo de execução e com botões normais para Inserir, Atualizar etc.
Agradeço se puder ajudar.
Não quero utilizar o DBNavigator, eu quero utilizar o componente IBDataSet em tempo de execução e com botões normais para Inserir, Atualizar etc.
Agradeço se puder ajudar.
GOSTEI 0
Gandalf.nho
12/04/2005
A função dessas propriedades é tornar a query de origem do componente IBDataset atualizável, ou seja, se elas não estiverem setadas coretamente vc não poderá incluir, alterar, excluir ou simplesmente dar um refresh no SQL.
GOSTEI 0
Rogerio_amorim
12/04/2005
O componente Ibdataset bem configurado funciona como um table ou uma query:
ex: inserir registro
If Application.MessageBox (´Inserir um novo serviço executado ?´,´Confirmação´, mb_YesNo + mb_Iconquestion) = mrYes then begin
If not dmprincipal.IBDataSet1.Active then begin
dmprincipal.IBDataSet1.Open;
end;
dmprincipal.IBDataSet1.Append;
Obs.: sempre que inserir, editar ou excluir um registro não esqueça do:
ex: dmprincipal.IBDataSet1.ApplyUpdates;
para gravar os dados fisicamente.
Rogerio Amorim
ex: inserir registro
If Application.MessageBox (´Inserir um novo serviço executado ?´,´Confirmação´, mb_YesNo + mb_Iconquestion) = mrYes then begin
If not dmprincipal.IBDataSet1.Active then begin
dmprincipal.IBDataSet1.Open;
end;
dmprincipal.IBDataSet1.Append;
Obs.: sempre que inserir, editar ou excluir um registro não esqueça do:
ex: dmprincipal.IBDataSet1.ApplyUpdates;
para gravar os dados fisicamente.
Rogerio Amorim
GOSTEI 0
Mkoch
12/04/2005
Valeu