Fórum IBDataSet: É vantajoso #276796
12/04/2005
Para que serve e como utilizar as propriedades SelectSQL, InsertSQL, ModifySQl, DeleteSQL no componente IBDataSet utilizando componentes data-aware?
Rogerio_amorim
O IBdataset é um componente de manipulação de dados específico para Interbase e Firebird, usando apenas o ibdataset vc conecta com a base sem precisar da utilização de outros componentes, exceto o IBdatabase e o IBtransaction, para ser utilizado vc deve configurar a opção ´dataset editor´ com o botão direito do mouse, especificar o campo ´key field´ e selecionar os campos ´update fields´ e acionar o botão generate SQL para criar os comandos em sql. Utilizando o IB dataset com o firebird vc simplesmente terá um tempo de resposta dos dados, fantástico, principalmente trabalhando em rede.
Rogerio Amorim
Obrigado pela explicação, não querendo abusar mas como eu devo proceder para utilizar os comandos SelectSQL, InsertSQL, ModifySQl, DeleteSQL no componente IBDataSet utilizando componentes data-aware?
Não quero utilizar o DBNavigator, eu quero utilizar o componente IBDataSet em tempo de execução e com botões normais para Inserir, Atualizar etc.
Agradeço se puder ajudar.
A função dessas propriedades é tornar a query de origem do componente IBDataset atualizável, ou seja, se elas não estiverem setadas coretamente vc não poderá incluir, alterar, excluir ou simplesmente dar um refresh no SQL.
13/04/2005
Rogerio_amorim
O componente Ibdataset bem configurado funciona como um table ou uma query:
ex: inserir registro
If Application.MessageBox (´Inserir um novo serviço executado ?´,´Confirmação´, mb_YesNo + mb_Iconquestion) = mrYes then begin
If not dmprincipal.IBDataSet1.Active then begin
dmprincipal.IBDataSet1.Open;
end;
dmprincipal.IBDataSet1.Append;
Obs.: sempre que inserir, editar ou excluir um registro não esqueça do:
ex: dmprincipal.IBDataSet1.ApplyUpdates;
para gravar os dados fisicamente.
Rogerio Amorim