Imagem na Tela Principal do Sistema
Boa Tarde tenho tido duvida em uma coisa e gostaria que tirassem a minha duvida.
Tenho a tela principal do meu sistema com uma imagem quando dou dois cliques na tela me abre uma tela de configuração da tela principal com um componente image um edit e tres button (Pesquisar , Salvar e Sair) e queria saber como resolvo tres problemas.
1 - no button pesquisar quero abrir uma outra tela com um memo com todas as imagens da pasta Logos localizada dentro do meu sistema e ao lado do memo uma timage layout para ver a imagem e ao clicar em selecionar o timage da tela de configuração recebe a imagem.
2 - no button salvar como eu faço para alterar a imagem do sistema principal com a mesma imagem que eu escolhi na configuração e como eu faço para manter ela como imagem principal.
3 - no edit como eu coloco o Caminho ali dentro do componente: Ex: C/SConsult/Logos/Image.JPG
Tenho a tela principal do meu sistema com uma imagem quando dou dois cliques na tela me abre uma tela de configuração da tela principal com um componente image um edit e tres button (Pesquisar , Salvar e Sair) e queria saber como resolvo tres problemas.
1 - no button pesquisar quero abrir uma outra tela com um memo com todas as imagens da pasta Logos localizada dentro do meu sistema e ao lado do memo uma timage layout para ver a imagem e ao clicar em selecionar o timage da tela de configuração recebe a imagem.
2 - no button salvar como eu faço para alterar a imagem do sistema principal com a mesma imagem que eu escolhi na configuração e como eu faço para manter ela como imagem principal.
3 - no edit como eu coloco o Caminho ali dentro do componente: Ex: C/SConsult/Logos/Image.JPG
Thiago Santos
Curtidas 0
Respostas
Thiago Santos
17/04/2015
consegui resolver o problema 1 e o 3
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Já que você resolveu o primeiro e o terceiro, vou tentar te ajudar no segundo.
Se você salvou as informações do edit do item 3 em algum lugar, basta colocar o código abaixo na hora de iniciar o form
Isso deve funcionar!
Att
Se você salvou as informações do edit do item 3 em algum lugar, basta colocar o código abaixo na hora de iniciar o form
image1.loadfromfile(edit3.text);
Isso deve funcionar!
Att
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
na verdade não está salvando em local algum é simplesmente uma função que o usuário terá no meu sistema e como irá funcionar:
o usuário clica em configurar tela imagem principal
abre um outro form com um edit tres botoes (busca, salva e fecha), um timage, um openpicturedialog.
clicando no button busca abre o openpicturedialog para selecionar a imagem
a imagem irá ser visualizada no image dentro deste form
clicando em salvar ela irá mudar na tela principal e mantenho ela até que seja trocada novamente
como que eu faria isso?
Obrigado
o usuário clica em configurar tela imagem principal
abre um outro form com um edit tres botoes (busca, salva e fecha), um timage, um openpicturedialog.
clicando no button busca abre o openpicturedialog para selecionar a imagem
a imagem irá ser visualizada no image dentro deste form
clicando em salvar ela irá mudar na tela principal e mantenho ela até que seja trocada novamente
como que eu faria isso?
Obrigado
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Para definir uma image no image, basta usar o código acima.
A imagem não será alterada, ate que a aplicação seja finalizada, ou mudada pelo próprio usuário.
Se você quiser que essa imagem volte quando o sistema for re aberto, ai que salvar o caminho da imagem em algum lugar e criar uma rotina para subir toda vez que iniciar o sistema, ou seja, usar o código que eu passei.
Att
A imagem não será alterada, ate que a aplicação seja finalizada, ou mudada pelo próprio usuário.
Se você quiser que essa imagem volte quando o sistema for re aberto, ai que salvar o caminho da imagem em algum lugar e criar uma rotina para subir toda vez que iniciar o sistema, ou seja, usar o código que eu passei.
Att
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
no caso o codigo eu coloco no form principal ou no form que configura a imagem
obg
obg
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Sim. Vou escrever um exemplo abaixo, suponhamos que o edit que o caminho da imagem será salvo, esteja sempre disponível.
form1 = seu form principal
editimg = edit onde está a imagem
image1 - lugar onde será exibido a imagem
form2 = form onde muda a imagem
No evento show do form1, coloque:
No botão que salva a imagem, alem do opendialog, colque o código
A principio, utilize apenas imagem jpeg, ai depois você adiciona os uses dos formatos desejados.
form1 = seu form principal
editimg = edit onde está a imagem
image1 - lugar onde será exibido a imagem
form2 = form onde muda a imagem
No evento show do form1, coloque:
image1.picture.loadfromfile(form2.editimg.text);
No botão que salva a imagem, alem do opendialog, colque o código
form1.image1.picture.loadfromfile(form2.editimg.text);
A principio, utilize apenas imagem jpeg, ai depois você adiciona os uses dos formatos desejados.
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
o salvar a imagem do form2 (configuração) o form1 (principal) deu certo. só não está dando certo no evento show carregar a imagem ao reiniciar a execução
olha os dois codigos ai:
form configuração da imagem - frmPrincipal.Image1.Picture.LoadFromFile(frmConfigImgPrincipal.edtCamImgPrincipal.Text);
evento show do form principal - Image1.Picture.LoadFromFile(frmConfigImgPrincipal.edtCamImgPrincipal.Text);
quando eu entro que o segundo código está inserido ai da uma janelinha de erro com tres opçoes break continue.
ai eu comento o código do principal.
como resolvo isso ai
Obrigado
olha os dois codigos ai:
form configuração da imagem - frmPrincipal.Image1.Picture.LoadFromFile(frmConfigImgPrincipal.edtCamImgPrincipal.Text);
evento show do form principal - Image1.Picture.LoadFromFile(frmConfigImgPrincipal.edtCamImgPrincipal.Text);
quando eu entro que o segundo código está inserido ai da uma janelinha de erro com tres opçoes break continue.
ai eu comento o código do principal.
como resolvo isso ai
Obrigado
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Você colocou para abrir a configuração do edit que salva o endereço antes? Aparentemente, ele não esta abrindo nada porque edit esta vazio.
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
como assim porque sempre o edit está vazio ele só recebe alguma coisa quando seleciona a imagem
como eu faço para deixar registrado o caminho no edit da ultima seleção.
e se ai tem como configurar para salvar a imagem na tela principal
como eu faço para deixar registrado o caminho no edit da ultima seleção.
e se ai tem como configurar para salvar a imagem na tela principal
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Tem n soluções para isso, você pode colocar em um arquivo ini, salvar em uma tabela no banco de dados, ou salvar em um arquivo xml.
Exemplo de arquivo xml
- Coloque no formconfig um clientdataset
- Abra o client dataset, dando 2 cliques, e na janela que abriu, botão direito, New Field.
- De um nome para esse campo, colque como string e coloque um valor superior a 80.
- Feito isso, note que você voltou para a janela anterior, basta selecionar o novo campo criado e arrastar para o form em questão.
Até aqui, foi feito a criação de um campo para salvar os dados. A partir de agora, salve o caminho da imagem, nesse edit (Delete o antigo, e coloque o nome dele nesse novo).
Após isso, no botão que carrega a imagem, coloque o seguinte código:
Nota: Incremente o código acima. Eu fiz de cabeça, se houver erro na hora de compilar, provavelmente, o codigo em questão é muito parecido.
Agora, no evento show do form, basta colocar o seguinte código.
Att
Exemplo de arquivo xml
- Abra o client dataset, dando 2 cliques, e na janela que abriu, botão direito, New Field.
- De um nome para esse campo, colque como string e coloque um valor superior a 80.
- Feito isso, note que você voltou para a janela anterior, basta selecionar o novo campo criado e arrastar para o form em questão.
Até aqui, foi feito a criação de um campo para salvar os dados. A partir de agora, salve o caminho da imagem, nesse edit (Delete o antigo, e coloque o nome dele nesse novo).
var caminho : string; begin caminho := ExtractFilePath(Application.Exename) + 'nomedoarquivo.xml'; // Caminho, é a variavel que irá informar o lugar onde o arquivo será salvo. //ExtractFilePath(Application.Exename), pega o lugar onde o executavel do sistema está. if FileExists(caminho) then // Irá verificar a existência do arquivo, evitando erro caso o mesmo não exista. begin ds.edit; editimg.text := opendialog.filename; // pega o caminho da imagem ds.post; ds.savetofile(caminho); //salva no caminho da variavel end else begin ds.creatdataset; // nesse caso, o arquivo não foi encontrado. Esse codigo cria o "arquivo". ds.append; editimg.text := opendialog.filename; ds.post; ds.savetofile(caminho); end
Nota: Incremente o código acima. Eu fiz de cabeça, se houver erro na hora de compilar, provavelmente, o codigo em questão é muito parecido.
var
caminho : string;
begin
caminho := ExtractFilePath(Application.Exename) + 'nomedoarquivo.xml'; // nesse caso, eu dupliquei a variavel, mais nada impede você de criar uma variavel universal.
if FileExists(caminho) then
begin
ds.loadfromfile(caminho); //funciona muito parecido com a imagem, só que com arquivo. Aqui, ele vai carregar o arquivo salvo anteriormente.
end
else
begin
showmessage('Imagem não pode ser carregada'); // Nesse caso, o arquivo não foi encontrado, e esse mensagem aparece, mais você pode trabalhar melhor nisso.
end
Att
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
vou tentar ve aki se funciona na verdade não entendi muito mas pelo que eu vi
eu vou no form de config e cria um data set
ai no load no edit coloco o codigo 1
e no evento show do form principal coloco o codigo2
é isso?
eu vou no form de config e cria um data set
ai no load no edit coloco o codigo 1
e no evento show do form principal coloco o codigo2
é isso?
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Vamos lá!
No código 1, "Após isso, no botão que carrega a imagem, coloque o seguinte código:"
Você vai colocar no botão que faz o usuário selecionar uma imagem.
E segundo é no show, create do form principal.
No código 1, "Após isso, no botão que carrega a imagem, coloque o seguinte código:"
Você vai colocar no botão que faz o usuário selecionar uma imagem.
E segundo é no show, create do form principal.
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
é dificil isso mais acho que depois que pega o jeito vai longe.
então eu abro o form configurar imagem, cria um clientdataset e dentro dele crio um campo edit e excluo o que eu possuo
ai passo o código 1 no button pesquisar imagem. só que o bs dá erro e no caso iria salvar no campo o caminho de imagens
como que faço isso dentro do meu sistema
tenho o edtCaminhoImgPrincipal
então eu abro o form configurar imagem, cria um clientdataset e dentro dele crio um campo edit e excluo o que eu possuo
ai passo o código 1 no button pesquisar imagem. só que o bs dá erro e no caso iria salvar no campo o caminho de imagens
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
é dificil isso mais acho que depois que pega o jeito vai longe.
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
o que é o ds?
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Tem n soluções para isso, você pode colocar em um arquivo ini, salvar em uma tabela no banco de dados, ou salvar em um arquivo xml.
Exemplo de arquivo xml
Att
Exemplo de arquivo xml
var caminho : string; begin caminho := ExtractFilePath(Application.Exename) + 'nomedoarquivo.xml'; // Caminho, é a variavel que irá informar o lugar onde o arquivo será salvo. //ExtractFilePath(Application.Exename), pega o lugar onde o executavel do sistema está. if FileExists(caminho) then // Irá verificar a existência do arquivo, evitando erro caso o mesmo não exista. begin ds.edit; //ds é o nome do meu clientedataset editimg.text := opendialog.filename; // pega o caminho da imagem ds.post; ds.savetofile(caminho); //salva no caminho da variavel end else begin ds.creatdataset; // nesse caso, o arquivo não foi encontrado. Esse codigo cria o "arquivo". ds.append; editimg.text := opendialog.filename; ds.post; ds.savetofile(caminho); end
var
caminho : string;
begin
caminho := ExtractFilePath(Application.Exename) + 'nomedoarquivo.xml'; // nesse caso, eu dupliquei a variavel, mais nada impede você de criar uma variavel universal.
begin
ds.loadfromfile(caminho); //funciona muito parecido com a imagem, só que com arquivo. Aqui, ele vai carregar o arquivo salvo anteriormente.
end
else
begin
showmessage('Imagem não pode ser carregada'); // Nesse caso, o arquivo não foi encontrado, e esse mensagem aparece, mais você pode trabalhar melhor nisso.
end
Att
Ds é meu clientdataset
Nota: Se der um erro de mida.dll, basta acrescentar no uses dos form midaslib, que resolve o problema.
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
meu código coloquei assim:
caminho := ExtractFilePath(Application.ExeName) + 'nomedoarquivo.jpg';
Begin
ds.edtCamImgPrincipal;
edtCamImgPrincipal.Text := OpenPictureDialog1.FileName;
ds.post;
ds.savetofile(caminho);
End
else
Begin
ds.creatdataset;
ds.Append;
editimg.Text := OpenPictureDialog1.FileName;
ds.post;
ds.savetofile(caminho);
End;
e como adiciona a uses midaslib
pois sou novo em delphi e ai estou conhecendo agora os caminhos desta ferramenta.
Obrigado ai
Begin
ds.edtCamImgPrincipal;
ds.post;
ds.savetofile(caminho);
End
else
Begin
ds.creatdataset;
ds.Append;
editimg.Text := OpenPictureDialog1.FileName;
ds.post;
ds.savetofile(caminho);
End;
e como adiciona a uses midaslib
pois sou novo em delphi e ai estou conhecendo agora os caminhos desta ferramenta.
Obrigado ai
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
olha o meu codigo ai não deu certo
Begin
ClientDataSet1.Edit;
ClientDataSet1.Post;
ClientDataSet1.savetofile(caminho);
End
else
Begin
ClientDataSet1.CreateDataSet;
ClientDataSet1.Append;
ClientDataSet1.post;
End;
Valeu.....
Begin
ClientDataSet1.Edit;
ClientDataSet1.Post;
End
else
Begin
ClientDataSet1.Append;
ClientDataSet1.post;
End;
Valeu.....
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
ainda não consegui realizar
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
Begin
ClientDataSet1.loadfromfile(caminho); //Faltou essa linha
If (OpenPictureDialog1.execute()) then
begin
ClientDataSet1.Edit;
ClientDataSet1.Post;
image1.picture.loadfromfile(edtCamImgPrincipal.Text); // essa também
end
End
else
Begin
If (OpenPictureDialog1.execute()) then
begin
ClientDataSet1.Append;
ClientDataSet1.Post;
image1.picture.loadfromfile(edtCamImgPrincipal.Text);
end
End;
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
esse codigo pertence ao form configuração correto?
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
agora preciso que esse caminho permaneça ao sair e entrar novamente na tela de configuração e salvar para que essa imagem fique na tela do sistema principal também ao abrir e fechar
GOSTEI 0
Mateus Carvalho
17/04/2015
O caminho permanece salvo, basta otimizar o código (já postado) no evento show do from.
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
como que é feito isso porque no evento show do form principal não reconhece o data set do form configurar
como que eu faço isso
como que eu faço isso
GOSTEI 0
Thiago Santos
17/04/2015
boa tarde amigos até hoje não consegui realizar tal função
GOSTEI 0